terça-feira, 7 de junho de 2016

Guia do Usado - Toyota Corolla

Se na semana passada falamos do seu principal rival, hoje é a vez de falar de um dos carros mais vendidos do mundo, que não por acaso, é da maior fabricante de automóveis do mundo. Na verdade a Toyota se reveza com a GM na liderança em volume de produção anual, mas mesmo assim é uma das maiores companhias do planeta. O carro de hoje é figura conhecida nossa já há tempos, é um sedan médio, robusto, confiável e que, apesar de mais conservador, tem um desenho muito agradável. Toyota Corolla.


Exatamente como no caso do Civic, o Corolla chegou ao Brasil em meados de 1992, a diferença é que nesse caso já da pra considerar um modelo "comprável". Um sedan bom de tamanho, de desenho tradicional que lembra inclusive alguns americanos da mesma época. Entre 1997 e 1998 houve uma horrenda versão de faróis redondos, da qual é mais fácil achar algumas peruas perdidas por aí, eu particularmente acho bem estranha. Em 1998/99 (mais uma vez como o Civic) a Toyota começou a fabricar no Brasil, o modelo que segue até 2002 é um bom carro, mas discreto até demais.

Em 2003 foi a hora da revolução, ao lançar a nova geração do Corolla, o carro que apareceu era grande, com um desenho imponente e um estilo que até hoje chama atenção nas ruas. Não fosse pela chegada do New Civic em 2007 a Toyota não teria mais perdido terreno, mas essa história foi a da outra semana. A questão é que nos modelos 2003 e acima você estará em um carro realmente superior, um sedan para quem gosta de carro.


Mecanicamente falando, os motores da Toyota tem a mesma fama, ou até melhor, que qualquer japonês. Manutenção em valores justos dada a categoria do carro e confiabilidade que me faz defender que esse tipo de carro raramente dá problema. As primeiras versões à venda no Brasil tinham motor 1.8, de 2003 em diante se acha de 1.6 a 2.0, da pra fazer um paralelo entre 1.0 e 1.6 para carros pequenos, o motor mais fraco é indicado para quem roda mais na cidade.

Entre 2009 e 2010 o Corolla recebeu alguns ajustes no desenho e em 2014 foi lançada uma nova geração (essa que novamente tomou conta do mercado). Aqui eu gostaria de destacar a versão XRS, uma versão com um toque extra de esportividade, o motor é o 2.0 e a carroceria possui vários detalhes estéticos como saias, spoilers e aerofólio. Uma tentativa da marca de dar um ar mais jovem a um carro tão racional e conservador. Mesmo que isso não o deixe nem perto do estilo do Civic, é uma versão bem atraente.


Aqui cabe um trecho dedicado à perua. Como eu disse antes, há uma versão (feia) de 1997 em que já se encontra a station do Corolla, mas não é dessa que eu falo, e sim da Fielder lançada quase em simultâneo com o modelo de 2003. Um excelente Corolla com o diferencial de ser uma perua. Só quem é fã incondicional desse tipo de carro sabe o que isso quer dizer. Uma pena ela ter sido descontinuada na primeira remodelação do modelo em 2010. Talvez porque o mercado dessa categoria não seja mais tão rentável, deixou saudades.

E assim chegamos aos valores. O mais barato que você vai pagar por um bom Corolla a partir de 2003 será em torno de 25 mil, até desconfie de carros muito mais baratos que isso. O que representa um grande vale em comparação aos modelos 1998 até 2002, cujo valor máximo beira os 15 mil. Atenção apenas à quilometragem e a manutenção do câmbio quando automático. Exclua aquela versão 1997, se você ver saia correndo, e antes dela os 1992 até 1996 não custam mais de 10 mil.


O post em imagens: Corolla 2008, Corolla 1995 e Corolla 2002. E no vídeo, Van Morrison! Abraços!

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