terça-feira, 8 de março de 2016

Guia do Antigo - Logus e Pointer

Eles são frutos de uma união baseada em interesses e foram também o motivo do fim dela. Para entender melhor é importante falarmos sobre a Autolatina, uma parceria comercial formada pela Ford e pela Volkswagen em 1987/1988. A ideia era compartilhar motores, como o sucesso do Escort XR3 com motor AP e o eficiente CHT equipando os Gol de entrada. Aliás, o Gol 1000 tinha como base o próprio motor da Ford. Mas enfim, apresentando os astros de hoje, são Logus e Pointer.


Falando um pouco mais sobre a associação, no período de vigência foram lançados alguns sósias como Apollo (um Verona com toques de luxo e esportividade) e Versailles/Royale (cópias do Santana). Mas foi justamente dos modelos que a Ford nunca teve que saiu o maior sucesso. Lançados em 1993 e 1994, respectivamente Logus e Pointer formaram uma dupla dinâmica que balançou o mercado da época. Donos de um design superior ao que havia e os motores mais famosos do mercado, logo conquistaram admiração de muitas pessoas.

O sedan foi apresentado com 2 portas e as 4 portas foram destinadas ao hatch, foram modelos de impacto no mercado, mas em virtude do final da Autolatina foram de curta duração. O Pointer se despediu em 1996 e o Logus pode ser encontrado na versão 1997, mesmo ano que desembarcou o Polo Classic para seu lugar. O Pointer já enfrentava a concorrência interna desde o seu lançamento, quase simultâneo ao Golf importado. Naquele tempo tinham preços e categorias diferentes, hoje em dia um se aproxima muito do outro.


Sobre os benefícios do modelo, eu particularmente aprecio muito o desenho, nível de equipamentos nas versões mais requintadas e os motores potentes. O destaque aqui é para a versão GTi do Pointer, com o famoso sobrenome ele se torna um esportivo mais confortável que o famoso Gol. A rara versão Wolfsburg do Logus, uma série especial muito bem equipada, é destaque no sedan. Aliás, encontrar um deles em ótimo estado é que é uma tarefa difícil. São modelos que ficaram pouco tempo no mercado, e como não eram populares não tinham vendas muito expressivas.

Como dito antes, sua produção se encerrou com o fim da parceria com a Ford, deixando os proprietários descontentes e o mercado mais ainda, junto com alguns problemas crônicos de suspensão (item crítico dos dois modelos), acabaram caindo no lado negro do mercado junto com outros bons carros. São alvos de extremo preconceito e são ruins de negociar. Podem ser encontrados nas peladas versões CL, o que não ajuda em nada quem procura um carro de baixa expressividade. Pessoas preferem comprar um Gol Bola do que eles.


Para quem gosta de carros e não se preocupa com a revenda, com a emoção de uma boa caçada pode se encontrar um modelo completo em excelente estado. Cores como o verde e o azul brilhantes chamam atenção se estiverem bonitos, o que dá ao carro um ar de fora de sua época. Assim como encontram-se pessoas felizes dirigindo seus Verona, aqui também se encontram donos que se identificam e gostam mesmo dos seus carros. Se eu não fosse mais preocupado com a comercialização certamente já teria procurado um.

Há uma grande vantagem nesses dois modelos, como ninguém vai muito com a sua cara eles tendem a custar pouco. Algum tempo atrás encontrei um Logus GLi impecável por 8 mil. E é justamente essa média para um achado. O difícil nesse caso é achar. Há vários caindo aos pedaços nas lojas de periferia. É mais uma opção alternativa para quem quer conforto, potencia, exclusividade e não se importa com a opinião de leigos. Porque para quem gosta de carro, um carro bonito e bem cuidado sempre terá o seu valor!


Abraços!

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