sexta-feira, 28 de junho de 2013

Reserva fracionada, como comprar com sabedoria!

Pois bem, como na semana anterior eu resolvi me dedicar ao assunto do momento, hoje quero voltar a um dos estilos preferidos dos leitores do Rápidas. Hoje eu volto a falar em termos práticos, não soluções infalíveis, mas dicas objetivas para você que está cansado de pensar em dinheiro como um problema. Vamos falar sobre a já tão famosa reserva de emergência e o que fazer se você quer adquirir bens sem comprometer seu orçamento e ainda assim não se endividar nem um pouco!


O que vêm a ser a reserva fracionada? Sendo bem detalhista, o termo reserva vêm de um dos dois conceitos mais abordados neste blog. Junto com planejamento, a reserva de emergência é fundamental, não para se conseguir comprar coisas, não para se livrar das dívidas, não para sentir-se rico; a reserva de emergência é a condição de obrigatoriedade de quem não quer ser pego de surpresa em situações desagradáveis. Guardar dinheiro tem que ser encarado como uma lei, uma doutrina que poucos conseguem seguir, mas que premia muito quem consegue manter a disciplina de poupar. Do mínimo de 10% até o valor que for possível, todo mês, é imprescindível guardar parte de seus rendimentos com o único objetivo de ter dinheiro guardado para eventuais crises. E não estou falando de crises econômicas mundiais! Estou falando de pequenas reformas, um conserto no carro, o presente de casamento do seu melhor amigo, e tudo o mais que foge o seus dia a dia. Inclusive a perda de emprego. É mais fácil estar preparado para algo ruim e nada acontecer do que achar que nunca irá acontecer com você!

O primeiro recado era esse, ou seja, guarde dinheiro para aquilo que você não sabe o que é nem quando vai acontecer. Há um valor mínimo para se guardar para isso? Como um bom economista, minha resposta é... Depende. Lógico! Se você começou hoje, acredito que um objetivo de curtíssimo prazo é chegar a mil reais, pois este valor já dá conta de pequenos problemas que podem surgir sem hora marcada. Mas se você já consegue guardar dinheiro com regularidade, só tem o hábito de juntar e gastar, mesmo que sejam coisas que você não precise tanto assim, eu aconselho manter cinco mil em reserva. Agora, no nível avançado, que é quando você já têm a consciência de que dinheiro e patrimônio são duas palavras que convivem juntas e fazem bem uma a outra, bom meu amigo, dez mil reais é o seu valor, o valor da reserva, um valor que seguramente lhe dá garantias de conseguir atravessar maus bocados sem sentir-se caindo do abismo.


E é aqui que entra a reserva fracionada. Mas só agora? Sim, com dez mil na conta, seguros, garantidos, agora é a hora de começar a brincadeira. Além desses dez mil você junta outros cinco ou seis para trocar de carro, você junta mais dois mil para a geladeira e o celular novo, você chega na frente do médico que lhe diz que o remédio do seu filho custa 300 reais e diz: "tudo bem doutor, com saúde não se brinca". Você aprende que o dinheiro se comporta bem melhor quando tem companhia, a companhia de mais dinheiro. Eu sinceramente não sei qual é a média social das pessoas que acessam o Rápidas, mas garanto que alguns se surpreenderiam com existem pessoas que conseguem viver com tão pouco, pessoas que não chegam ao ponto de guardar porque o seu salário mal paga as contas e a alimentação de uma família. Assim como outros se surpreenderiam como há pessoas que ganham rios de dinheiro, pessoas para as quais dez mil é o que gastaram nas viagens das suas ultimas férias. É galera, vivemos num país onde a linha entre o miserável e o milionário quase não existe mais. Ambos podem estar lendo isso agora, ambos podem estar pensando mil coisas, mil interpretações que vão do absurdo ao ridículo.

E falando em milionário, é quase impossível não falar em Eike Batista, o mega lobista/empresário de todos os setores que você possa imaginar. O cara que fez o Brasil e o mundo acreditarem no potencial de suas companhias (inclusive eu) e agora enfrenta uma crise que ainda não se sabe se é como uma pedra no sapato ou uma corda no pescoço. Quer um exemplo e tanto sobre o valor do dinheiro? Um dos filhos de Eike é DJ e cobra 5 mil reais para tocar nas festas mais badaladas. Ganhando dinheiro você pensa, mas o que você não sabe é que ele usa o jatinho particular do pai para se locomover entre as cidades que toca. Uma operação sem hora marcada com um avião particular custa, por baixo, uns 25 mil reais, ou seja, para cada festinha que o boyzinho toca o pai paga 20 mil reais! Engraçado né?! Mas enfim, o "X" da questão é que na imprensa especializada não se fala em outra coisa, Eike está colocando à venda sua participação em várias empresas do grupo EBX, pois comenta-se que ele precisa fazer dinheiro, e rápido, para arcar com o endividamento das companhias.

Quem me vê lá parado, com os fones de ouvido, apenas fazendo batimento de créditos e débitos e fazendo transferência de milhões de reais todos os dias, que não são meus, não tem a mínima ideia de quem eu sou, do que faço fora dali, de como me comporto diante de um problema, de como eu me divirto. Quem apenas olha o outro e já sai julgando, perde uma ótima oportunidade de fazer algo por si. Nunca confunda paciência com comodismo, às vezes ninguém, nem mesmo a pessoa mais próxima de você vai entender o que se passa na sua cabeça, apenas quando vê um texto seu ilustrando as páginas de uma revista de investimento, apenas quando vê aquele vermelho reluzente na garagem. Não confunda planos sérios com meros sonhos. Sonhas faz parte da vida, mas planejar e fazer acontecer é para quem tem a coragem de dizer não. Dizer não àquilo que você não precisa na hora em que você não pode.


E assim é o Rápidas, ele viaja, fala coisas que muita gente não entende, mas que se um dia forem explicadas... Bom, talvez mesmo assim muita gente não entenda. Mas é assim a vida, complexa, bela, feita para todos, mesmo aqueles que mal sabem o que significa viver.

E o ensaio da semana trás mais daqueles modelos que ninguém quer, que não valem nada, que sofrem preconceito aonde passam, mas que revivem a glória na mão de quem os ama e dá valor. Assim é como algumas pessoas, poucos valorizam, mas brilham nas mãos certas. Com vocês Fiat Oggi, Kia Clarus e Mercedes Classe A.

E para fechar, o vídeo da semana é de uma banda anos 1990/2000 que fez um razoável sucesso, têm músicas muito boas, mas sofre com a política dos hits. Poucas pessoas conhecem suas melhores músicas pois só ouviram as mais comerciais e tocaram até enjoar nas rádios por aí. Fiquem com Creed.


E é isso aí galera, forte abraço e o meu muito obrigado!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário