quinta-feira, 16 de novembro de 2017

Guia dos Sonhos - Porsche

Uma das marcas de maior relevância do mundo dos esportivos e também do mundo automotivo em geral, responsável por grandes inovações ao longo da história, possui laços com um dos grandes ditadores do século XX e também uma proximidade muito além do que se imagina com a maior empresa do ramo automotivo da Europa. Embora tenha inúmeros modelos em seu portfólio, há um modelo em questão que é a identidade da empresa. Um pouco sobre a Porsche.


No início dos anos 1930, o ditador alemão Adolf Hitler estava em busca de um projeto que depois ficaria conhecido como Carro do Povo, o objetivo era criar um automóvel simples e extremamente versátil à ponto de servir aos seus exércitos e também como forma de motorizar o povo alemão. Foi assim que Ferdinand Porsche tornou-se conhecido, por ser o pai do Fusca. Poucos anos depois, usando a base de seu projeto e seus conhecimentos, fundou a Porsche e começou a produzir seus automóveis.

O primeiro modelo de destaque da sua fábrica foi o Porsche 356 de 1948. Assim como outras marcas de esportivos, a Porsche sempre teve uma proximidade muito grande com o mundo das corridas, tanto que alguns dos seus modelos tiveram uma curta produção de carros de rua apenas para homologa-los a correr. Mas foi com o modelo lançado em 1964 que a Porsche conquistou, e o faz até hoje, a sua legião de fãs. O Porsche 911 é um ícone da indústria dos Carros Esporte.


Um automóvel que resiste ao tempo, ao longo de suas gerações (o 911 é produzido até hoje) sempre manteve-se fiel ao seu desenho básico. Agregando tecnologia, mas mantendo seu espírito. Uma das curiosidades mais emblemáticas está na refrigeração do motor. O 911 sempre foi um esportivo refrigerado à ar, tal qual sua criação inicial da Volks, e foi apenas em 1997 que o modelo passou a adotar motor refrigerado à água. Aliás, no tocante à sua proximidade com a Vw, em 1969 o Porsche 914 era um modelo esportivo médio, desenvolvido em conjunto pelas duas marcas.

Entre esses estreitos laços da Porsche com a Volkswagen, há um dos modelos de maior inovação da marca nos últimos tempos. No fim dos anos 1990 as duas juntas começaram a desenvolver uma plataforma SUV, talvez das primeiras atentas aos novos tempos, essa plataforma deu origem ao Touareg pela Volks e ao emblemático Cayenne. Hoje em dia a Porsche e a Volkswagen estão em fase adiantada de fusão, graças às proporções acionárias que uma empresa possui da outra.


Ainda referente às inovações, em 1997 a Porsche lançou seu roadster moderno, o Boxster, depois seguido pela versão cupê chamada Cayman. Em 2009 novamente causou polêmica ao lançar uma espécie de sedan esportivo ou cupê de quatro portas, apesar do desenho de gosto duvidoso, o Panamera é um símbolo de luxo e classe aliados ao estilo Porsche de ser. Há ainda o Macan, um SUV de porte menor do que o Cayenne, além das constantes evoluções do 911 e suas versões ainda mais nervosas como o GT3.

Atualmente o grupo que comanda Porsche-Vw é um dos gigantes do mundo automotivo, representando além dessas, marcas como Audi, Lamborghini, Buggatti, Bentley, fora as marcas de caminhões Scania e Man. De uma ideia simples, que gerou um dos carros mais simpáticos do mundo, até a superpotência que é hoje, foram muitas histórias de uma marca. Eu acredito que superesportivos não possuem comparação entre si, cada um possui sua personalidade e seus fãs.


Então vamos lá, para começar, nada melhor que o carro chefe da marca, um 911 de 1995 ainda refrigerado à água. Depois um 356 de 1960 e fechando com a Cayenne de 2010. Aquele abraço e até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário