sábado, 29 de abril de 2017

Guia dos Sonhos - Camaro

Foi no primeiro texto de 2017 que me surgiu a ideia de falar desse tipo de carro, algo diferente, algo que normalmente não está ao alcance de qualquer um, algo que vemos nas ruas, mas não tão facilmente nas nossas garagens. O guia dos sonhos surgiu com o automóvel que é o meu sonho pessoal, o Ford Mustang, e hoje tento fazer uma breve homenagem a um de seus maiores rivais no mundo automotivo. Hoje eu quero falar sobre o Chevrolet Camaro.


A história do Camaro no Brasil começou apenas em 2010, já na 5ª geração do modelo, aquela conhecida por fazer parte da franquia de filmes Transformers. A importação oficial pela GM do Brasil fez toda a diferença, assim como as campanhas publicitárias, para deixar o modelo numa situação de vendas bem cômoda em relação ao Ford. Hoje já na sexta geração, lançada em 2016, deixou um pouco de ser febre nas ruas, ainda mais devido ao reajustes de preços e o agravamento da crise econômica.

Mas vamos voltar um pouco no tempo e falar sobre a era clássica desse Muscle Car. Lançado em 1966, numa corrida para fazer frente ao Pony Car, a estratégia do Camaro sempre foi apoiada nos motores grandes. Sempre acompanhados de um bom V8, as versões SS e Z28 faziam um sucesso radical desde o seu lançamento. Apenas 4 anos depois, em 1970, já era apresentada a segunda geração do modelo, com uma grande grade central deixando o carro com a cara daquela década.


Essa geração teve duas reestilizações, a primeira em 1974, suavizou as linhas da grade e alongou a frente, na segunda mudança em 1978 foi a vez de integrar o para-choque à carroceria, trazendo um dos modelos mais bonitos quando o assunto é clássico americano. Esse tipo de Camaro é muito comum em filmes dos anos 1980. E foi em 1982 que a GM lançou o Camaro que mais me impressiona, um desenho icônico, frente baixa, quatro faróis quadrados, linhas finas e extremamente esportivas.

Esse desenho durou mais de 10 anos, e só em 1993 a GM atualizou então para a quarta geração, a primeira que conhecemos no Brasil por meio de importadores independentes, agora um típico anos 1990, as linhas arredondadas e o farol afinado em sintonia com o capô. Um desenho muito bonito, com certeza, mas de baixa expressividade. Nesses anos o Mustang reinou sozinho com seu desenho mais anabolizado. E sem que se saiba se foi uma jogada de marketing ou realmente desinteresse da marca, o Camaro saiu de linha em 2002.


Mas eis que apenas 3 anos depois, um conceito já estava causando boas impressões nos salões do mundo. A Ford havia lançado seu Mustang 2005 como um super carro, o que ele é até hoje, e a GM não teve como ficar parada e não trazer o Camaro de volta à vida. O resto da história nós já sabemos. O fato é que o Camaro é um dos grandes clássicos da história da Chevrolet, um carro que no ápice do seu sucesso no Brasil era um superesportivo a preço "acessível".

Hoje em dia um Camaro 0km custa pouco mais de R$ 300 mil reais. Eu não chamaria esse preço de acessível, mas ainda assim é infinitamente mais barato do que um Porsche ou Ferrari, mas que também são outro nível de esportivos. Recentemente eu encontrei um modelo 1995 à venda por R$ 95 mil reais, como é da leva de importação independente não existe uma tabela para isso. Mas não se preocupe, por valores que beiram os R$ 100 mil reais, já é possível encontrar os modelos 2010 e 2011, inclusive naquele tom amarelo que muita gente gosta.


Nos modelos, o meu preferido, 1984 Azul com listras brancas, seguido de um clássico SS 1972 vermelho e pra fechar, essa nova geração com o Amarelo que era legal até surgir aquele sertanejo... Aquele abraço!

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