sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

Guia do Usado - Ford Mondeo

Confesso que enquanto eu pesquisava sobre as versões e confirmava os preços, fui realmente em busca de um exemplar que valesse a pena ir olhar, no entanto eu não encontrei. Eu gosto de escrever sobre os carros normais de 30 ou 40 mil que as pessoas compram por aí, felizes com seus financiamentos a perder de vista, mas a questão é que algo me atrai muito nos modelos das décadas de 1980 e 1990, são os carros com os quais eu cresci sonhando. O de hoje é um deles com toda certeza, é o Ford Mondeo.


Dizem que ele existe a partir de 1994, mas o primeiro ano modelo que você encontrará no mercado brasileiro é provavelmente 1995, o Mondeo é um clássico americano, dividia espaço nas lojas com o impressionante Taurus. São carros de um outro tempo, aqui no Brasil eles foram comprados por pessoas endinheiradas e fãs de uma marca, pois não eram o que havia de melhor, não eram o que havia de mais barato, mas eram grandes, potentes e chamavam atenção.

Com um desenho sóbrio, conservador e hoje em dia até bem sem graça, a versão que circula nas ruas entre 1994 e 1996 é a única que pode ser encontrada na versão hatch, um tanto quanto esticado, mas é assim que o chamavam. A perua é figurinha rara, mas de vez em quando se acha uma, já o sedan é mais comum dessa época. Com motores 1.8 e 2.0 nas versões CLX e GLX. São carros completos, mas é difícil achar um que não esteja praticamente destruído.


Mas é no ano modelo de 1997 que mora minha maior admiração deste carro. Os faróis agressivos, a grade oval, as linhas suaves e a traseira em harmonia, com certeza é o Mondeo mais bonito do mercado. Versões completas, mas que podem ser garimpadas com câmbio manual (melhor por causa da manutenção), um GLX 2.0 com teto solar já me faria passear confortavelmente pelas ruas, e ainda posso dizer de um jeito discreto. Quem entende de carro sabe que não é qualquer um e pra quem não entende ele não parece uma lata velha.

Entre 2002 e 2003 chegou a versão mais moderna que se pode comprar de um Mondeo, um único Ghia 2.0 16v era oferecido como padrão. Logicamente que o desenho era mais contemporâneo, com umas pitadas do grande lançamento da época, o Focus, mas ele deixou de ser clássico e virou um sedan que não brigaria com Vectra, Civic e Corolla. Sua história no Brasil se encerrou em 2006, já quando a Ford introduziu o Fusion no mercado.


Sim, eu acho que a versão de melhor custo benefício é a GLX 2.0, no entanto, há um mostro raro de se ver que pode surpreender muita gente, trata-se do modelo Ghia 2.5 V6 que esteve à venda da segunda geração dos nacionais, não há muito o que comentar, o nome e a motorização já falam por sí. No geral um bom CLX pode agradar se estiver em bom estado, mas atenção, eu gosto de escrever, mas os modelos 1994 a 1996 não são muito recomendados.

São justamente os mais antigos que podem ser encontrados por valores que partem até de uns 5 mil reais, barato né? Daí se vê o quanto é arriscado. O modelo 1997 até 2001 é o mais comum nas ruas e o que se encontra em melhores condições por preços justos, digamos que um carro impecável e bom pra rodar deve valer uns 15 mil. O problema aqui é encontrar um carro realmente bom, como disse, na minha busca mais recente eu não achei. Por fim, pagando uns 20 mil reais você terá o modelo mais novo, mas aí talvez um Vectra, Civic ou Corolla seja muito mais interessante.


As imagens começam pelo meu objeto de procura, GLX 1998, depois um hatch 1995 e por fim um Ghia 2002. E no vídeo, bom, não tem muito a ver com o Rápidas, mas quem chegou até aqui vai descobrir que há muito que você imagina, julga, pensa, mas na realidade não sabe muito bem... Aquele abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário