quinta-feira, 29 de dezembro de 2016

Guia do Usado - BMW Serie 1

Se o velho Audi A3 já está meio passado para o seu estilo e no fundo seu sonho sempre foi ter uma BMW, saiba que na metade dos anos 2000 a clássica marca alemã resolveu voltar a disponibilizar um hatch, depois do fim do 318i no final dos anos 1990. Quem não se lembra do icônico Compact da série 3, uma das gerações do modelo mais marcantes, talvez por ter sido a primeira a chegar oficialmente no Brasil. De qualquer forma, o novo hatch da Bm é o 120i, ou também conhecido como Serie 1.


Lançado no Brasil em 2005, o hatch possui um desenho harmonioso e até um pouco retrô, não que ele seja um PT Cruiser, mas há uma clara inspiração nos anos 1930. Um carro simpático, bom espaço interno, luxuoso, no entanto isso contradiz um pouco a postura da própria marca, que na mesma época apresentava o Serie 3 e 5 com um visual muito mais radical e esportivo. Mesmo assim o pequeno BMW tem muita classe e chama atenção de uma forma sofisticada.

A primeira versão disponível tem motor 2.0 16v e é chamada de 120i, no ano seguinte foi lançada a 130i (com motor 3.0) e em 2008 foi lançada uma nova versão, ainda com o 2.0, mas dessa vez chamada de 118i. Foi em 2008 também que a BMW resolveu oferecer um produto mais exclusivo, fruto da mesma série 1, e disponibilizou a versão Cabrio. Uma raridade nas ruas e mais ainda nas lojas de usados, é uma opção excêntrica, mas talvez não tanto quanto a Coupe, que só existe no ano modelo 2009 e não retornou resultados na minha busca on line.


Eu volto a citar que o desenho do Serie 1 entre 2005 e 2012 é bonito e até charmoso, mas parece que a BMW resolveu dar uma apimentada em 2013, a versão reestilizada do hatch parece efetivamente maior, mais larga e mais invocada. Seus preços também saltam um pouco para cima. O desenho é basicamente o mesmo desde então, não houveram mudanças significativas. Essa nova versão o traz mais próximo de modelos da Série 3 e tem identidade clara com o SUV X1.

Atenção a alguns cuidados básicos tanto inerentes à compra quanto à manutenção, e as dicas que seguem valem para qualquer importado. Um modelo desses costuma necessitar de uma oficina especializada (quando não uma própria concessionária da marca). É importante que se sigam as recomendações do fabricante quanto às trocas de óleo, tipos de pneus e outros itens comuns de serem substituídos. Outro item importante é o Seguro, que costuma ser uma pequena fortuna, mas não devemos esquecer que estamos falando de uma BMW.


Extremamente valorizados na hora de comprar, o mesmo não se pode dizer sobre o processo de vender um importado. Esteja preparado para bons momentos, mas quando eles começarem a cobrar seu preço pode ser um sinal de dor de cabeça. No geral é importante escolher minuciosamente e estar pronto para injetar doses cada vez mais altas de dinheiro para curtir seu carro exclusivo. Importados são carros de ocasião, no geral pessoas comuns não tem tanto perfil para comprar um usado desses.

Com preços começando entre 40 e 45 mil nas versões 2005/2006 já os considero caros demais pelo que oferecem, esse valor aumenta consideravelmente na versão 2013
, que começa no mercado em 70 mil reais. Um Cabrio 2008/2009 vai custar em torno de 90 mil, mas aí é outro nível (como se comprar um BMW já não fosse). Em resumo, é um belo carro, com certeza, mas não é um clássico da marca como um Serie 3 ou Serie 5. E aqui a dica mais valiosa, se você não tem muita grana, não se meta a comprar uma BMW! Pense nisso...


Mesmo que o texto não tenha sido dos melhores, acho que vale o registro, com um modelo Cabrio, um 120i de 2005 e um 130i de 2013. E por fim, um dos meus artistas favoritos no meio fora do Rock N' Roll, que nos deixou no início dessa semana, George Michael - RIP.

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