quarta-feira, 9 de novembro de 2016

Guia do Usado - Kia Sportage

Dentre todos os coreanos disponíveis no nosso mercado, achei que seria interessante começar com um modelo que já tem uma longa história no Brasil. Aliás, a Kia já é bem conhecida daqui por um automóvel peculiar que vendeu nos anos 1990, quem não lembra da Besta? Pois é, na mesma época a marca começou a vender um jipinho muito simpático, que precede de alguma forma até mesmo a Ecosport. Com versões 4x4 e opção de motores à Diesel, a Sportage evoluiu junto com o mundo SUV.


A história do jipinho da Kia se divide em 4 atos no Brasil, mas o primeiro é o mais longo, começa em 1995 com suas versões 2.0 e 2.2, opção Diesel e uma raríssima versão 4x4 que logo deixou o mercado. Em 1997 ela passou a oferecer a opção automática, em 1999 surgiu a Grand Sportage, uma versão esticada do mesmo carro, por fora facilmente reconhecida pelo tamanho dos últimos vidros laterais. É um carro de manutenção cara, mas que hoje em dia se acha a preços bem atrativos, tem que ser garimpado, mas pode valer a pena.

Praticamente inexistente no mercado entre 2003 e 2005, sua vida começou a mudar em 2007, quando a parceria com a Hyundai trouxe a segunda geração do modelo, esta talvez seja a mais conhecida pelo público geral. Sua irmã Tucson é vendida nessa versão até hoje. Sim, a Tucson e a Sportage são o mesmo carro, só muda a marca. De qualquer forma, a Sportage entre 2007 e 2010 é de longe a versão de melhor custo x benefício da linha, embora só valha a pena comprar uma se estiver em excelente estado e mais barata que a Tucson, que é mais valorizada.


Outra reviravolta acontece em 2011, quando a Sportage ganha a plataforma da ix35. Sim, nesse caso, a Hyundai mudou o nome do seu produto enquanto a Kia mudou a geração e manteve a identidade. Maior e muito mais imponente, ela passa a fazer parte de um mercado de SUV para gente grande, ou pelo menos para quem tem grande saldo na conta bancária. Gosto de enfatizar que meu foco não é nos modelos mais caros, mas é interessante observar a evolução do automóvel.

Para encerrar a parte da história do modelo, agora em 2016 veio minha maior surpresa, numa clara inspiração nos modelos todo terreno da Porsche, a Kia apresentou um Sportage realmente novo e com linhas muito esportivas. Parece mesmo com o carro da marca alemã. O único detalhe é que o preço da versão mais simples é 100 mil reais! Ainda assim é bem mais barato que uma Cayenne. Já são mais de 20 anos de mercado com o mesmo nome, tem aí opções para todos os bolsos.


Independente do modelo que você escolher, um carro dessa categoria exige bolso mais fundo, nunca compre um carro olhando apenas o seu preço de compra. Há um motivo para um jipe de mais de 15 anos custar quase o mesmo preço que um popular de 5 ou 6. Ou dito de outra forma, há um motivo também para um carro com motor 2.0, grande e imponente, custar a mesma coisa que um popular básico mais novo. Esses carros possuem peças caras, são ótimas opções para quem não tem medo de custos. Proporcionam mais retorno também!

Sendo assim, o melhor modelo da primeira leva é entre 2000 e 2001, um pouquinho mais novo, mais fácil de ser achado em estado aceitável e ainda assim a um bom preço, entre 15 e 20mil. A versão de melhor custo x benefício para quem procura um SUV é entre 2008 e 2010, ao custo próximo de 30mil. De novo, compare com versões iguais da Tucson, se não tiver uma boa vantagem, opte pelo Hyundai. As mais novas, 2011 para cima começam em 55mil e são opções para quem já pensa numa Eco 0km, mas quer chamar muito mais atenção.


Em imagens, um modelo 2009, que seria minha primeira alternativa; um 2000 da primeira geração, com certeza uma opção alternativa e por fim em primeiro plano o 2016 e um 2015 ao lado. Aquele abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário