quarta-feira, 19 de outubro de 2016

Guia do Usado - Fiat Idea

Confesso que quando a vi pela primeira vez eu senti certo desconforto. Quadrada demais, alta demais, e em alguns casos até laranja demais. Mas, o tempo foi passando, as ruas foi ganhando, e hoje em dia até eu olho com carinho para o custo x benefício desta minivan. Lógico que bonita mesmo é só a geração nova, mas no mundo dos carros nem tudo é só estética, se fosse assim Uno quadrado não vendia como vendeu. Hoje é o dia da Idea.


Lançada pela Fiat em meados de 2005 (modelo 2006) nas clássicas configurações ELX 1.4 e HLX 1.8, nunca chegou a ser um estrondoso sucesso, mas a marca pesou na hora das compras quando se compara com as rivais francesas. Quem precisava de um carro grande e alto, mas ainda tinha preconceitos e não tinha grana para bancar uma Zafira ou Meriva (essa concorrente direta), aí estava uma opção. Dos primeiros anos eu destaco a HLX com teto solar, rara, mas um charme à parte.

Em 2006 veio a versão Adventure, famosa em toda a linha Fiat, a da Idea trazia uns reloginhos bacanas no painel, mas na verdade tudo não passa de um para-choque preto e um pneu pendurado na traseira. Mesmo assim é uma versão muito procurada no mercado de usados e até valorizada. Eu mudei minha opinião sobre as adventures, hoje em dia eu prefiro uma discreta versão ELX bem equipada do que a chamativa "todo" terreno.


Muita coisa mudou em 2011 com o lançamento da nova geração da Idea. Desenho harmonioso, linhas belas e curvas, deixaram o carro realmente bonito e subiram de vez o status da minivan. Nas versões renomeadas para Attractive (1.4), Essence (1.6) e as versões Top de Linha sempre no 1.8, Sporting e Adventure. Aqui elas são mais caras, mas possuem um ar de superioridade sobre as velhas Picasso e Scenic, suas tradicionais rivais. Sem falar que no estilo deixa a Meriva comendo poeira.

Eu particularmente acho a 1.4 fraca demais para o tamanho da Idea, mas não custa lembrar que eu tenho um Sandero 1.0, ou seja, eu sei que é possível se virar. Talvez a melhor opção para uso geral e viagens seja a 1.6, mas está disponível só na nova versão. Quem tem orçamento limitado precisa pensar duas vezes se vale a pena aplicar mais. De qualquer forma o motor 1.8 é bem famoso por sua força e nível de manutenção agradável.


A regra nos equipamentos é clara, carro básico só pequenos populares. Talvez nas versões 2005/2006 você encontre um bom negócio sem ar condicionado, mas é o máximo que da pra abrir mão. No mais, um bom carro tem que ter o essencial, conjunto elétrico e direção assistida. O que fica bom nas mais velhas é um bom jogo de rodas, faz o carro respirar ares de esportividade, algo que notadamente ela não tem.

E assim chegamos aos valores. Uma excelente Idea entre 2006 e 2007 custa seguros 20 mil (pode negociar), já em modelos 2010 (uma média) pode preparar uns 25 mil. As versões de 2011 em diante podem chegar até perto dos 35 mil em excelente estado. Busque sempre veículos com a menor km possível, desde que estejam em bom estado de lata e interior e no fim faça uma perícia para ficar seguro. Se eu compraria uma? Com certeza! Mas eu também compraria um Lada se me desse vontade!


A extremamente laranja HLX com teto e belas rodas, a tradicional verde Adventure e é lógico que a Sporting não podia ser de outra cor. E um pouco de INXS pra vocês. Aquele abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário