quinta-feira, 21 de julho de 2016

Guia do Usado - Fiat Stilo

A publicação de hoje é para fechar a série de hatch médios, e ainda que eu não tenha abordado alguns automóveis, creio ter citado os mais importantes. Mas antes então vamos lembrar aqueles que não serão, pelo menos nesse momento, tratados aqui. Deixei de fora basicamente dois modelos que costumam ser vistos com alguma frequência nas ruas, são eles o Peugeot 307 e o Citroen C4. Os motivos não é o foco explicar, então apenas fica registrado. Mas hoje o dia é do Fiat Stilo.


O Stilo pode ser considerado o modelo médio/grande de maior sucesso da Fiat desde sua chegada ao Brasil. A marca italiana sempre fez bons carros pequenos e populares, mas se o passado serve de exemplo, a história nos conta que Tempra, Tipo, Marea, Brava e mais recentemente, Bravo e Linea, não são dos mais procurados. Já o hatch lançado em 2003 e descontinuado em 2011 fez um relativo sucesso e hoje é um dos mais procurados no mercado de usados por quem quer um carro de presença e status.

Ao longo dos seus menos 10 anos de produção, o carro que substituiu o pouco significativo Brava, teve apenas uma mudança sutil de grade, para-choques e lanternas lá por 2008. Para os menos atenciosos, assim como a grande maioria dos facelifts, são quase imperceptíveis. A Fiat sempre teve fama de colocar alguns acessórios que chamam bastante atenção, e com o Stilo não foi diferente, foi ele que teve a missão de estrear no mercado o famoso teto solar Sky Window. Digamos que ele faz o teto solar comum parecer um furinho na lataria dos pobres mortais.


A história do Stilo, apesar de curta em comparação com outros carros tratados aqui, é recheada de versões apimentadas, como a Michael Schumacher, Black Motion e uma das mais comuns (por ser uma das preferidas) a Sporting. Como sempre friso por aqui, carros de categoria superior precisam necessariamente ser completos, então nem chegue perto de versões sem ar condicionado. As mais básicas (mais baratas) de 2004 e 2005 até podem vir sem as rodas de liga leve.

Ao meu ver o problema do Stilo é apenas o estigma de carro caro da Fiat, mesmo que ele seja superior em qualidade se comparado aos seus irmãos citados aqui, ele ainda assim carrega o peso da marca. Ou seja, normalmente um Stilo é mais desvalorizado do que um Golf ou Astra de mesmo ano. O que também pode ser um bom negócio, visto que a pequena parcela da dificuldade de revenda pode lhe trazer um carro em ótimo estado a um preço bem interessante.


Eu diria que os primeiros modelos, de 2004 a 2007, são carros mais sóbrios que podem servir bem à pessoas que buscam um pouco mais de classe, conforto e sofisticação mais voltados para o interior. Já se o seu negócio é chamar atenção, opte por um Sporting 2008 e acima, preferencialmente nas cores vermelho ou amarelo. Alguém vai dar risada quando ler isso, mas acredito que irá concordar que o carro se destaca no meio da multidão.

Já encontrei modelos 2004 a partir de 12 ou 13 mil. Penso que um bom carro, sem exageros, mas em dia, deve custar em torno de 15 a 16 mil. Nos modelos 2008 pra cima, dependendo da versão, vão custar na casa de 20 a 22 mil reais. Já os modelos mais novos e mais sofisticados ainda vai se pagar até perto dos 30 mil. Hoje o Stilo é um dos carros mais acessíveis desse mercado de hatchs, e não por isso é uma opção que se deva ir com pé atrás. É um belo carro e o nível de confiabilidade é extremamente aceitável.


Destacando então os modelos Sporting 2009, 1.8 de 2004 e um última série de 2011. Abraços!

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