terça-feira, 24 de maio de 2016

Guia do Usado - Fiat Tipo / Tempra

Falar desses carros hoje em dia pode soar engraçado, mas depois que o guia do Pointer e Logus deu resultado eu já não duvido de mais nada. A Fiat sempre soube fazer populares, mesmo que o 147 não seja considerado nenhum Fusca, suas vendas foram bem expressivas e com o lançamento do Uno e depois do Palio a marca se consolidou nessa área. Mas quando a categoria subia acho que até hoje a empresa italiana ainda sofre. Hoje falo de dois ícones dos anos 1990, que mesmo não sendo clássicos, marcaram época. Tempra e Tipo.


Em 1992 a Fiat apresentou um sedan médio para brigar com Santana e Monza e em 1993 foi a vez do hatch médio. Como passou a ser comum naquele tempo, os carros da marca vinham recheados de tecnologia e conforto para bater de frente com os modelos já consolidados. Tanto o Tempra quanto o Tipo chamaram muita atenção pelo nível de requinte e prometiam ser automóveis superiores ao que havia no mercado. No entanto, a instabilidade nas categorias superiores pode ser considerada um carma até hoje.

Não passou muito tempo os carros começaram a apresentar manutenção frequente e cara, fora o escândalo dos Tipo que pegavam fogo sozinhos devido a um defeito no posicionamento de uma mangueira de combustível que passava muito próximo do sistema de exaustão do carro. Hoje em dia o que eu digo é que se o Tipo ainda não pegou fogo é porque não veio com aquele defeito e o Tempra se ainda está andando dá pra encarar.


Mas o grande fator não está nos problemas de fábrica, isso muitos carros bons têm, a questão é que uma vez manchada a reputação de um carro no mercado é muito difícil resolver. Esses modelos sofrem com grande preconceito entre os usados, tanto que um carro com ótimo motor e completo de acessórios pode custar menos e ser bem mais difícil de vender do que um Gol ou Corsa pelados. Comprar um é trabalho de muita procura, paciência e avaliação. Mas garanto que prazer ao dirigir não faltará.

O Tipo é um hatch invocado, anda muito bem, e roda macio. Já o Tempra é um sedan espaçoso e muito confortável, que também conta com um motor forte. A vantagem aqui está em ser diferente, uma vez que um carro desses em bom estado chama mais atenção do que um Santana ou Kadett. E convenhamos, hoje em dia não há carro liquido no mercado, até mesmo o Gol não vai vender de uma hora pra outra se você não baixar o preço.


Se eu compraria? Existem alguns modelos tão bem cuidados por aí que eu compraria com certeza. O problema é que alguns donos acham que esses carros são clássicos, então pedem valores irreais. Um Tempra não pode nem chegar perto do preço de um Ômega, pois vale lembrar que assim como Brava e Marea, a manutenção desses carros é mais cara e eles sempre darão algum tipo de problema. Não dá pra comprar um como único carro. Mesmo que seja lindo, se você procura um carro para ser seu único carro compre um Uno e seja feliz.

10 mil reais é muito para um carro desse? Normalmente eu diria que sim, mas nesse caso vou defender como preço máximo para um modelo impecável quase em estado de novo. Se você achar essa jóia por até esse preço e não se importar em comprar um carro sem pressa de vender, esse é um bom negócio. Carro velho precisa de dono que não negligencie manutenção. Tudo que acontecer precisa ser reparado e é preciso estar atento. Uma boa revisão de compra e um olhar carinhoso fazem desses carros ótimos parceiros para bons momentos ao volante.


Aquele abraço!

2 comentários:

  1. Tenho GM Monza SL/E 1988 2.0 alcool com 110cv, será que vale a pena trocar ele num Tempra 94/95? Meu Monza, parece ser mais facil manter e revender, meu Monza por ser carburado, regulado, ainda alcool não faz 7km/L na estrada nem chega a 10km/L... Curto carros grandes, mais o consumo do Monza esta desanimador, nao sei se vantagens um Tempra injetado 94/95 8v fico muito em duvida...

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  2. tenho um tipo 1.6 i.e 95 desde 2004, sou segundo dono, tem originais 48 mil km, já me ofereceram 22,000 no carro, só saio fim de semana e vou a alguns eventos, não vendo, não é meu carro do dia a dia, mas se fosse, nem sofreria, é completo, ar condicionado (gelando) e quem tem esse carro com ar sabe que é uma geladeira, anda bem pra um carro de 82cv, digo de final já colei o ponteiro 200kmh ( apenas uma vez indo pra Ubatuba na Carvalho Pinto) o carro é confortavel, faz curvas muito bem e o melhor, não pago mais imposto, em 2025 vou por placa preta.

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