segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

Guia de Compra e Venda - Feirão

Em Curitiba há um famoso lugar onde, todos os sábados, centenas de pessoas levam seus automóveis para negociar. Seja no espaço formal, aos arredores de um antigo estádio de futebol, seja nas ruas laterais que acabaram se tornando um espaço paralelo de grandes rolos, o lugar é conhecido e pode ser uma alternativa tanto para quem procura como para quem está querendo vender. Hoje falamos um pouco sobre o Feirão do Pinheirão!


Localizado às margens da Av Vitor Ferreira do Amaral, no bairro Tarumã, o Pinheirão é um antigo estádio que no momento está desativado. No seu estacionamento e entorno é que se desenrola este tal Feirão. Aos sábados bem cedo já há um grupo organizador no local, vendendo as fichas, que são o ingresso para quem quer fazer negócios. Os valores são de 20 reais para automóveis em geral e 10 reais para autos com ano de fabricação abaixo de 1990. O local possui algumas barraquinhas de comida e banheiros para seus visitantes e comerciantes.

Ao chegar você logo se depara com uma boa placa indicativa que chega em uma tenda de controle da entrada. Valor pago, ficha na mão e vamos buscar um lugar. Não há espaços reservados, ache um vaga em meio ao mar de carros e se instale tranquilamente. Saia do carro, veja se estacionou bem, dê uma volta no carro pra ver se está tudo ok e preencha os dados. Modelo, ano, acessórios, valor e opção de troca (se houver).

Na ficha há um local para marcar caso queira um anuncio no site do feirão e colocar seu e-mail. Caso você marque essa opção seu carro será fotografado e irá para o site até o fim do dia, sem custo adicional. No mais, é sentar e relaxar. Minha dica é levar um livro ou revista, abrir as janelas, arranjar uma posição confortável e esperar. Muitas pessoas transitam pelo local, muitas irão se aproximar do seu carro, algumas irão olha-lo com mais atenção e de repente alguém puxará conversa. Você não precisa agir como vendedor, aguarde a deixa para puxar papo.


A maioria das pessoas está buscando rolo, então se você está disposto é só prestar atenção, mas se sua intenção é vender, não dê muito papo, pois há muita gente do ramo que lhe tomará muito tempo, com objetivo ganhar dinheiro em cima de você. Com sorte você será abordado por pessoas realmente interessadas, que irão lhe fazer perguntas sobre documentação, sobre o estado geral do carro e por fim indagar algum desconto. Tenha margem na manga e poderá surgir uma boa oportunidade.

Outra dica é, depois de um tempo junto ao carro, tranca-lo e sair para passear e ver o que há no lugar. Talvez você encontre carros muito bacanas por preços interessantes. E para quem gosta de automóveis é uma oportunidade para ver de tudo. É um passeio de sábado pelo mundo dos carros. Carros novos, antigos, estranhos e raridades, tudo num só lugar.

Mas atenção, eu sempre fui firme na minha opinião com relação a carros que não são placa A. Não tenho nada contra os automóveis em si, que podem ser tão ou melhores em conservação do que os carros daqui, mas nas vendas eles não vão tão bem. E lá você encontrará uma infinidade de carros com placa começando com outra letra. Só para contextualizar, placa A é carro comprado na Paraná, cada estado possui os seus, M é Santa Catarina, I é Rio Grande do Sul, K Rio de Janeiro, C e D São Paulo e por aí vai. Se não for A ter que ser muito bom de preço!


Tem pessoas que não querem gastar nem os 20 reais e acabam parando o carro nas ruas em volta, o que acabou tornando-se um espaço à parte, cheio de carros à venda. Mas vá com calma, pois o Feirão é para garimpar, muitos dos carros que estão lá são negócio duvidoso (carros em mau estado, placas de fora, financiados, com passagem por leilão). Se você gostar de algum carro precisa levantar bem as informações, marcar de andar com o carro e levar em um mecânico de confiança.

Cautela é fundamental, não se empolgar, fora isso o Feirão é uma opção de lugar para vender, um canal extra, é também uma opção para comprar, desde que muito bem procurado e uma opção de passeio para um sábado de manhã qualquer em Curitiba!


Cada dia eu me convenço mais de que eu não sou uma pessoa normal, ou então me convenço de que apenas estou envelhecendo. Mas esse é o Rock n' Roll que eu estou mais escutando no momento!

Nenhum comentário:

Postar um comentário