sábado, 7 de fevereiro de 2015

Site de Anúncios - Como fazer um bom, bom, bom negócio.

Antigamente, coisa de uns 15 anos atrás, quem queria vender um carro no particular tinha que fazer isso através dos classificados de jornal; e anúncios pela internet eram coisa de Mercado Livre, com suas restrições de contato e publicação. Outra alternativa eram os feirões, alguns até com transmissão pela TV. Lembro uma vez lá no pinheirão que eu levei um Uno, fiquei na fila para aparecer no programa da Rosemira, e logo após o anúncio meu telefone começou a tocar com propostas até de outras cidades.


Mas tudo isso ficou no passado. Hoje em dia com a evolução dos anúncio da web, com sites como OLX e Bom Negócio, que estão em processo de fusão inclusive, qualquer pessoa pode se tornar um vendedor, e não só de automóveis. Aparelhos de som, TV, aparelhos de ginastica; quase de tudo se vende pela internet hoje em dia. De forma simples, fácil, e em muitos casos gratuita. E pensar que no passado, para não pagar, era só na base do Alô Negócios, que você ligava hoje pra sair na edição da pŕoxima sexta e era de graça até o valor de produto de 5 mil reais. Eu baixei o preço de um Fusca uma vez só pra não pagar o anúncio.

Depois disso tivemos a revolução que chamamos de Meu Carro Novo e SoCarrão, sites que reuniam lojas e anúncios particulares num lugar só, onde o comprador pode fazer filtros, pesquisar, comparar e pegar todos os contatos. E que o vendedor por descrever a sua maneira, colocar fotos, deixar os contatos e receber as propostas até por e-mail. O ponto negativo é que esses são pagos. Mas infelizmente, o mundo está povoado por pessoas, e pessoas conseguem estragar qualquer coisa. Existe de tudo na internet hoje em dia.

Me concentrando só nos anúncios de carros, que são a minha praia, muitas coisas me irritam profundamente nos anúncios on line, e vamos a algumas delas. Você está lá, fazendo seu filtro, buscando encontrar um negócio bacana, quem procura sabe que é normal achar carros abaixo do valor de mercado. Você vê a foto, vê o preço, abre o anúncio e... "só X de entrada e assume parcelas no valor de Y". Meu, mesmo que tenha gente que embarque nessas canoas furadas, coloque no título que é pra assumir financiamento.


Outra bacana, essa é da turma do SóCarrão, colocam no anúncio que o carro é completo, vidros, travas, ar, direção e rodas de liga leve, você abre todo animado a foto e vê, de cara, aquelas calotas vagabundas, entra na foto da interna e vê a manivela do vidro. Qual é o objetivo disso? Quem não sabe a diferença entre um vidro manual e um elétrico? Esse pessoal da antiga que era acostumado a passar a perna do comprador precisar entender que as coisas mudaram.

Pra encerrar as críticas, e eu poderia ficar o dia todo aqui dando exemplos, só preciso me manifestar realmente contra aqueles que não respondem propostas por e-mail. O anúncio é na internet, você precisa ter um e-mail cadastrado no site para anunciar, qual é a dificuldade de responder as perguntas das pessoas? Recebeu uma proposta absurda? Responda com uma piada. Simples assim. Mas responda propostas por e-mail! Ou então reclame que não está vendendo.


E pra fechar, vamos às dicas certeiras para anúncios na internet. Nos meus anos de experiência pude perceber o que funciona e o que nem tanto e pude elaborar a listinha abaixo:

- Seja sincero, não adianta, abra o jogo e seja claro sobre o estado do que está vendendo.
- Detalhes sem exageiros, dê valor aos acessórios, mas tapetes ou calotas só enchem linguiça.
- Preço real, não invente, nunca coloque o valor da entrada, não faça as pessoas perderem tempo.
- Responda e-mails, isso é muito importante, quem não da atenção aos contatos perde vendas.
- Fotos boas e do carro todo, 4 fotos externas, 1 interna e 1 do motor.
- Se quiser cobrir a placa cubra, mas rua ela está sempre à mostra. Mas informe se é placa A.
- Isso mesmo, informe se é placa A, qualquer outra não interessa, mas se for A é argumento de venda.
- Quilometragem real, nunca coloque "0", seja sincero.
- Se na foto tem roda de liga leve, o preço é com a roda, nada de "com roda outro preço".
- Enfim, propostas absurdas virão, mas trate as pessoas com respeito e siga sua vida.


Lógico que haveriam muito mais dicas, mas por enquanto acho que é isso. Abraços!!!

Obs.: No ensaio da semana, aqueles que estão à venda! E no vídeo, um pouco de Eric Clapton das antigas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário