terça-feira, 4 de novembro de 2014

E agora, como fica o mundo?

No país do futebol, minha percepção nesse momento é uma só: o Brasil encarou a eleição como uma disputa entre times rivais. Aquele que não ganhou tá xingando até a mãe. A culpa foi do juiz, foi roubado, etc etc. Olha, vou dizer uma coisa, já passei muitas vezes pela situação de escolher o candidato que não ganhou, e nunca tive esse tipo de reação. Mas ok, temos liberdade de expressão pra isso mesmo.


A taxa de juros aumentou, e eu concordo com isso. Mas vamos pensar um pouco. Se temos inflação é porque alguém aumentou esses preços. E se houve um aumento de preços é porque houve demanda por determinados produtos. E se houve demanda é porque alguém tinha dinheiro para compra-los. E se alguém tinha dinheiro para compra-los é porque havia crédito disponível ou emprego para gerar essa renda. E se havia crédito e emprego é porque algo estava... Certo. A aula de economia é grátis.

De novo, não vou ficar aqui defendendo a eleita ou metendo o pau no cara que perdeu. Mas esse fim de semana que passou houve (uns gatos pingados, diga-se de passagem) protestos pedindo até intervenção militar. E eu acabei de ler que um conceituado político da direita disse que os que estavam pedindo o golpe eram integrantes do governo infiltrados. Sim, isso mesmo, integrantes do governo infiltrados. É, só o que eu tenho a dizer é pegou muito mal essas manifestações lobanistas. Parece que escrevi alguma palavra errada né? Mas não foi.


Aquela história da derrota no congresso foi triste também. O decreto era defendendo mais participação popular, votaram contra porque votaram contra, não havia nenhum interesse no bem público. Cuidado meu amigo, talvez você esteja defendendo alguém que irá lhe representar ainda menos. Já que no seu conceito alguém lá de Brasília não te representa. Enganado estas. Pois há muitos deputados e senadores da oposição brigando pelos direitos de todos. Ou seriam pelos benefícios, digo, direitos deles? Aí ficou difícil não acha? Você vota, briga, escancara na rede social o quando você odeia o nordestino. Depois o governador posta que no Paraná todo mundo é bem vindo e você compartilha.

Eu sei, como disse um amigo meu, que no momento de revolta nós não podemos julgar as pessoas, afinal de contas é o calor da derrota do seu time. Esse é o mesmo time que perdeu de 7 a 1 pra Alemanha? Não, pois o sul é meu país. Então na teoria foi o "brasil" que perdeu a copa. Não foi meu povo. Foi o Brasil! Aquele que eu vou continuar me orgulhando, mesmo com todos os problemas. E digo mais, a oportunidade de ir embora está lançada para todos, não só para o Lobão.


Torcer contra, nesse caso específico, é sim dar um tiro no pé. Pois você está torcendo pro avião cair e esqueceu que em desastre aéreo não sobra um pra contar história.

Vamos nos indignar sim, contra as corrupções grandes e pequenas. Vamos manifestar sim, o repúdio ao preconceito e a impunidade. Mas eu vou torcer para que a economia melhore, para que as pessoas tenham emprego, renda, crédito e vontade de comprar coisas. O que infelizmente vai aumentar a demanda e consequentemente a inflação. Num país do tamanho do Brasil, um dos grandes desafios é manter estável essa equação. Independente de quem esteja no comando, é a velha história de recursos limitados para necessidades ilimitadas. E de novo, a aula de economia é grátis.

Vamos ser conscientes, não só na hora de votar, mas também na hora de postar, na hora de compartilhar sua opinião com os amigos, na conversa de bar, no trabalho e no seu lar.

Tenham todos um ótimo dia, independente se você torceu pro Palmeiras ou pro Corinthians.


Só duas pequenas notas, o ensaio da semana é de fotos de eventos comemorativos da Kombi, Fusca e Carros Antigos. E o vídeo é para relaxar com um pouco do bom e velho Rock n' Roll do Bad Company!

Nenhum comentário:

Postar um comentário