quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Mercados e Mudanças

A globalização veio a tornar muito mais dinâmica e rápida uma característica que existe em 99% dos mercados, a evolução. Perfis de consumidores mudam, gostos se aprimoram, pessoas se conscientizam e novos mercados surgem, enterrando outros que pareciam inabaláveis. É tão natural como a própria natureza humana em querer sempre um pouco mais, que aliado à abertura dos mercados, a afirmação de uma moeda forte e uma estabilidade econômica, pois é, engraçado como temos que agradecer até mesmo ao Collor, transformam o mercado e obrigam os produtos e serviços a mudarem.


E para exemplificar bem, eu gostaria de falar já sobre o ensaio da semana. Por forças do mercado e das normas de segurança para automóveis, a clássica e amada Kombi deixou de ser produzida a alguns meses atrás. Foi uma decisão baseada na evolução, não que a Kombi não tivesse mais demanda, pois mesmo sendo um carro que pouco mudou ao longo de 56 anos de produção no Brasil, os veículos eram fabricados já 100% vendidos. Lógico que nos últimos anos a dedicação era quase exclusiva à empresas e frotistas, mas a verdade é que um carro em que eu rodei muito quando era criança, e que tive a oportunidade de dirigir várias em situações muito distintas, a velha senhora vai deixar saudades e seu futuro já está fadado ao sucesso das coleções, tal qual ocorre hoje com o Fusca, a belíssima Kombi será encontrada dos 2 aos 80 mil reais no mercado de usados. E para provar, a imagem que abre o post de hoje é da Kombi Last Edition, série limitada a 600 unidades que foi vendida a 85 mil reais!

Só para terminar de justificar as imagens, a segunda foto é também da Kombi, desta vez uma uma versão especial, chamada série prata, que encerrava a produção dos motores a ar. Um modelo desse, além de raríssimo, vale uma pequena fortuna no mercado de usados. E a última, mas não menos importante, é uma imagem muito legal que faz parte da comemoração dos 40 anos de produção do Passat. Um exemplo de carro que, como tantos outros, foi evoluindo junto com o mercado e hoje é uma dos top de linha da marca. Falando muito de carros, eu sei, mas como vocês podem ver, a evolução comanda os mercados. Atenção, se na foto você reconhecer a frente do nosso clássico Santana quadrado, saiba que ele é derivado de uma das gerações do Passat, que no Brasil conviveu com o próprio, até que este fosse relançado em 1994 já como um sedan importado.


Mas o mercado nem sempre é tão simples, um carro que não evoluiu sai de linha enquanto outro merece uma nova geração e segue em frente. Às vezes a descontinuação de um produto ou serviço causa problemas a muita gente. Uma revista que deixou de ser tão apreciada pelos seus leitores, ou ainda uma mudança no layout que trás drásticas consequências. Muita vezes as decisões de um grupo empresarial, acostumado a lançar e acabar com produtos, é baseada meramente em números brutos. Se algo da lucro deve ser investido, se não dá, talvez não mereça mais atenção. Mas onde está a preocupação pelo consumidor fiel? Onde está o interesse nos nichos de mercado que muitas vezes podem até salvar empresas de crises?

Infelizmente, a evolução do mercado também trouxe a padronização de diversas vertentes. Desde a música, até as opções de lazer nos grandes centros, estão limitados a modelos e não mais a inovações e exclusividades. É um mondo em constante movimento, de vez em quando aparecem algumas ideias boas, que logo são copiadas e viram um novo padrão. Mas será que tudo é tão bom assim? Ou apenas somos forçados a aceitar os padrões do mundo e da mídia? Bom, é de se pensar.


E para fechar, mostrando que até mesmo no rock há casos de mudanças comerciais. O vídeo de hoje é do álbum mais bizarro da banda U2, banda de rock famosa dos anos 1980, que hoje em dia é mais conhecida por causa da postura capitão planeta do seu vocalista, que teve essa desvirtuada no fim dos anos 1990. Espero que gostem. Detalhes para as cenas a la Village People! É para descontrair!


É isso galera, mais uma vez muito obrigado a todos que leram e continuam me apoiando. Abraços! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário