sábado, 13 de agosto de 2011

Quem inventou a dívida? Os Devedores!

 13 de Agosto - Dia do Economista! Parabéns a todos aqueles de formação, em formação, de interesse e os obrigados!

Mas o papo de hoje é sério, quero falar sobre uma coisa que atinge muita gente e na verdade quanto mais entram na brincadeira, mais saem feridos. Inadimplência!

Por que as pessoas tornam-se devedores? Por que é tão difícil equilibrar-se financeiramente? Quando meu credor torna-se abusivo em juros e taxas? O que os bons pagadores têm a ver com isso?

Vamos tentar responder cada uma delas...

Voltando alguns posts, quem me acompanha deve lembrar que já falei sobre as diferenças de classes sociais e quais são seus interesses. Tomando como exemplo a massa da população, classe C, minha foto desta foi a seguinte. "Querem de qualquer forma aparecer e mostrar que subiram na vida, pagam caro e se endividam por isso". Sendo assim, já sabemos porque as pessoas contraem dívidas. Mas por que param de pagar? Por que descobrem que um mês é feito de 30 diferentes dias, e a cada dia simplesmente qualquer coisa pode acontecer. Um gasto a mais, uma festa inesperada, um impulso, um erro. Cada evento não previsto pode ser um atraso naquele carnê gigante que dorme na sua garagem ou, o que seria ainda pior, a opção por aquele valor tão amigável que aparece na fatura do seu cartão de crédito, acompanhando da ainda mais amigável palavra, mínimo. Só um aviso, entrou em uma das duas situações acima é sinal de que as coisas já estão ruins a tempos...

As pessoas têm dificuldade para equilibrar-se porque alegam que ganham pouco, mas se pensarmos direito, não é uma questão de salário, é uma questão de padrões de vida e prioridades. Carro ou Viagem? É possível ter os dois? Sem se comprometer financeiramente inclusive. Basta entender e escolher o que é melhor para você. Sei que posso não ser uma pessoa muito normal por gostar de carros velhos, mas isso me ajuda muito a realizar pequenos sonhos que o carnê iriam me impedir. Uma das palavras que eu mais uso aqui é Planejamento, você pode ter ou fazer tudo o que quiser, mas precisa entender que não se faz tudo ao mesmo tempo e não se pode prever o futuro. Então, esteja preparado para as crises do dia a dia.
Tudo bem, houve um gasto inesperado, tornei-me inadimplente, e agora o que devo fazer? Pague a dívida infeliz! Não adianta chorar, deixar de dormir, viver de mau humor, preocupar-se. Apenas respire fundo, monte um plano de ação e saia dessa situação. Eu comparo a dívida com um horário marcado para um compromisso. Está em nossas mão nos programarmos para chegar no horário, mas há diversas externalidades que podem nos atrapalhar. Se você se atrasa só há uma coisa a fazer, admitir o erro e ter um bom motivo para isso ter acontecido.

Mas há situações em que uma dívida rapidamente vira uma bola de neve, por que? Tudo que se compra à prazo na vida não é seu vendedor que confia em você, mas sim uma instituição que está interessada no quanto você está disposto a pagar (a mais) para ter aquele produto. Portanto eu (banco) lhe empresto e irei ganhar de você o juro desta operação. Mas, como você pode eventualmente não me pagar eu me cerco de garantias, porque se você não pagar a conta vai ficar bem mais cara. Normalmente se há um atraso existe uma multa e uma taxa de juros adicional que são de fato abusivas. Mas isso tudo está em contrato e o comprador deveria estar ciente. Infelizmente a nossa legislação é do tipo que protege demais os fracos e oprimidos. Perdão de dívida, processos revisionais, refinanciamentos, tudo para facilitar a vida de quem deve e muitas vezes quem fica devendo por muito tempo acaba quitando isso com menos do que se pagasse corretamente.

Se o simples "dever" torna-se a vida da pessoa um inferno de verdade e ela tivesse que cumprir com tudo que prevê os contratos, tenho certeza que muita gente não pensaria em deixar de pagar uma conta novamente. Felizmente alguns percebem que o peso na consciência e as noites de sono perdidas já são o suficiente para não dever de novo.

Você sabia que toda vez que você deixa de pagar uma conta esta deixando mais caro a aquisição de qualquer produto para qualquer pessoa. Sim, pois quanto maior o nível de inadimplência, maior as garantias, as taxas e mais difícil de torna conseguir um financiamento. E há muitas pessoas que precisam de verdade disso. Empresas precisam se financiar para continuar no mercado e garantir empregos. Casa própria é o tipo de coisa praticamente impossível de se comprar à vista. Você ficaria feliz em saber que por sua causa, por causa da parcela da Tv de Led que você comprou e não pagou, há pessoas morando nas ruas! Que absurdo, o que eu tenho a ver com isso? O dinheiro é um só, ele gira o mundo, as economias, rodando da mão de quem paga direito para a mão de quem precisa. É como se o dono das casas bahia se comprometesse a financiar moradias populares para tirar pessoas da subsistência mas não conseguisse cumprir o prometido porque as pessoas estão lhe devendo.

O assunto é sério de verdade. O nível de endividamento da nossa população é de quase 70%, isso representa o numero de pessoas que devem alguma coisa, não as inadimplentes. Até eu estou nesse numero, tenho compras parceladas no cartão de crédito. Mas a verdade é que cada uma dessas pessoas precisa garantir sua própria honra pagando em dia.

emergenciais, que devem ser usadas com juízo e cautela.

Bom pessoal, o recado era mais ou menos esse. Mas assim, não adianta pensar de trás para frente do tipo, se eu ficar devendo dou um jeito. É preciso começar o seu dia com a seguinte ideia, eu preciso mesmo gastar com isso? Saber o que você precisa é saber o que você pode, saber o que você pode é saber quem você é, e saber quem você é foi uma das coisas que o teu pai deve ter lhe ensinado. Feliz dia dos pais!

Dica rápida de música: Twisted Sister, mas vá além de We're not gonna take it, eles têm ótimas músicas.

Again, Feliz dia do Economista (13/08) e Feliz dia dos Pais (14/08).

Grande abraço!


Nenhum comentário:

Postar um comentário