domingo, 29 de maio de 2011

Ninguém é igual a ninguém.

Há tantos quadros na parede, há tantas formas de se ver o mesmo quadro...

Em notícia recente vinculada nos jornais da capital, divulga-se que a região metropolitana de Curitiba possui uma das menores taxas de desemprego do país. Até aí tudo bem, também acho uma coisa boa, no entanto, há um complemento que me preocupa. "A média salarial da RMC é de R$ 1.606".

Há tanta gente pelas ruas, há tantas ruas, e nenhuma é igual a outra.

Um dado visto sozinho é uma coisa. 1.600 reais não é um mal salário se pensarmos no contexto geral, mas todos nós queremos e almeijamos mais que isso. Eu diria mais; muita, mas muita gente ganha muito mais que isso. E se temos uma média, isso só pode signifcar que muita gente ganha menos também!

E é aí que começamos a ver de outra forma este quadro. Desigualdade!
Muitos de nós somos pessoas privilegiadas que temos carros e uma casa boa para morar. Mas há muita gente tentando ter uma vida boa, digna, justa, ganhando muito menos do que a maldita média divulgada!

1600 reais resolve a vida de muita gente, mas enquanto uns ganham isso, outras ganham 16mil! e outros ganham 500 reais. Para tentar ter uma vida!

A sociedade curitibana está se orgulhando e a mídia especializada exaltando, "o maior ônibus do mundo". Um bando de pobre achando isso o máximo, mas vamos pensar. A maioria das pessoas que estão colocando isso como algo fenomenal, são aquelas que não andam de ônibus nunca. Será que vai mesmo resolver? Será que vai mudar a vida das pessoas? Ou será uma propaganda eleitoral bem cara?

Todas as cidades têm e terão problemas, mas Curitiba tem o dom de esconder os seus sob uma rua bem larga e um ônibus bem chamativo. Só acho que isso não está certo.

Curitiba tem mais de 200 favelas, é a capital mais violenta do Brasil. Nosso trânsito, além de infernal, é também muito perigoso. Mas continuamos fingindo que está tudo bem.

Adoro esta cidade, considero-a muito superior a outras em qualidade de vida. Mas temos que nos concentrar nas pessoas que precisam da ajuda dos governantes. Sou sempre a favor de um social que funcione e ajude a quem precisa. Muitas vezes mais do que nós.

Todos iguais, e tão desiguais, uns mais iguais que os outros.

Tenho uma filosofia que pode ser diferente da de muita gente. Se eu posso me virar, posso resolver meus problemas, quero que ajudem a quem de fato precisa. Não me dêem um ingresso de cinema se podem dar comida a pessoas que estão sofrendo!

Meio pesado eu sei. Mas nós escrevemos conforme nosso estado de espírito. E eu percebi que esta semana foi bem difícil.

Para fechar, vamos falar de coisas boas,





Minha dica cervejeira desta semana é a também holandesa Amstel Pulse. Não tenho muito o que falar, só garanto que é uma cerveja de sabor diferente. Leve, pura e muito agradável.

Minha dica de música vai para o que escuto agora. R.E.M, mas vá além de loosing my religion, há ótimos sons além dos hits.

E só para fechar, aí vai a prova de que Curitiba é de fato uma cidade sensacional:
Quando vier para Curitiba. (colaboração do meu colega de pós, e amigo, Willian Reis).
Só precisamos encarar que problemas todo lugar têm, e de fato, admitir e resolver.

Forte abraço!

Um comentário:

  1. Show de bola, meu amigo!

    Adoro Curitiba, mas é sempre bom termos uma visão crítica à fim de melhorar. Sempre há o que melhorar!

    Abraços!

    ResponderExcluir