domingo, 22 de maio de 2011

Crise Econômica - Veja de longe...

Imagine a seguinte situação: Você mora em um apartamento quitado, simples mas pago, possui um carro financiado que está lhe dando certo aperto, fora algumas prestações de consumos para a casa mais um cartão de crédito que passou um pouco do limite. Típico da nossa classe C, já considerando a casa própria como uma vantagem e tanto.
Mas a questão é que o AP precisa de umas reforminhas, o carro já é um modelo 2004, e você não pode ficar pra trás dos seus colegas que estão trocando de carro. O que você faz? Não sabe?

Eu lhe ofereço a solução. Refinanciamento imobiliário! Pense, teu ap velho valendo uma grana sem você sair? Quanto vale? Você comprou por 40mil e agora o mercado paga 80??? Te dou 50 emprestado agora, você resolve tua vida e me paga em, digamos, 15 anos??? Tá bom?

Legal, descobrimos uma mina de ouro, vamos ajudar o mundo e ainda ficar ricos!

Mais ou menos...
Essa é uma realidade que estamos começando a ver por aqui, mas o que o povo não sabe é que esse foi exatamente o inicio da crise mundial de 2009. Por que? Porque nessa brincadeira do cara usar a casa de garantia e a valorização imobiliária (que é exatamente a bolha que estamos vivendo) as pessoas pegavam cada vez mais dinheiro, para gastar com coisas cada vez mais fúteis, e um dia não tinham mais como pagar. Entregavam seus imóveis, e os bancos ficaram com os bolsos cheios de cimento, e sem dinheiro nenhum.

Não se dá crédito sem garantia. O problema é que os bancos não percebem que o crédito e a garantia que eu peço, de nada valem para quem me gerou esse recurso. No caso dos bancos norte-americanos, alguns bancos europeus é que colocaram mais grana na fogueira.

Quando a bomba explodiu, quebrou nos EUA, quebrou na Europa, quebrou no mundo todo. Porque hoje as economias estão totalmente ligadas e dependentes. Portanto, pense muito bem antes de entrar em qualquer tipo de dívida. Porque não é só você que se fode se não conseguir pagar. E mesmo que você refinancie, você tem a sensação de que tudo volta ao normal e você ainda sai ganhando.

Mas é a maldita inadimplência que destrói nosso crédito, o encarece, torna tudo mais difícil e aumenta o custo para você comprar um quilo de carne, um litro de leite.

Ação individual, impacto coletivo seu animal!

Falando sobre coisas boas...




Heineken, uma das mais famosas cervejas do mundo. Sabor marcante e diferente de tudo.
Uma coisa que eu digo sempre é que a Heineken é a única cerveja que você VAI reconhecer se não souber qual é. As outras são muito parecidas.

Holandesa, esta marca de cerveja tem dois segredos para o seu sabor tão característico. Primeiro que as enzimas que transformam o açucar em alcool no momento de sua fermentação são clones legítimos desde a sua fundação. Clones mesmo, as enzimas originais continuam guardadas a sete chaves, e como elas se reproduzem facilmente, cada lote de cerveja é feito a base de enzimas geradas das originais. O segundo segredo é que a fábrica possui uma estação de tratamento de água própria. O que garante sempre a água mais fresca e pura para o processo produtivo.

Mas fora isso a Heineken tem algumas curiosidades bem legais:

- A principal unidade produtiva na Holanda, possui um porto próprio para transportar a produção até outro porto, de onde é exportado. Diminuição de custo, ganho de agilidade e redução da poluição do caminhões.
- A Heineken foi a primeira cerveja a chegar aos EUA após o fim da lei seca de 1933. Por isso é lá, e em todo mundo, uma das mais consumidas.
- Caso não tenha percebido, os "es" da marca, são um pouco inclinados para a esquerda, criando três sorrisos, gerando a sensação de bem estar.
- A garrafa verde também não é por acaso, a cor foi pesquisada e apontada como, por sua ligação à natureza, a mais indicada para a cerveja.
- Durante a guerra fria, a tradicional estrela vermelha da marca, foi trocada por uma branca para evitar apologia ao comunismo. Depois a estrelinha voltou e lá permanece.
- Essa é a melhor, uma amostra de cada lote das 140 fábricas de Heineken no mundo, é enviado à matriz na Holanda para testes de qualidade que garantem o mesmo sabor em todo mundo.

O que o primeiro texto tem a ver com o segundo?

Numa crise você pode até vender o carro, deixar de comprar demais, diminuir os gasto no cartão. Mas se você gosta de cerveja, vai deixar de beber?

E vou repetir caso a cerveja já tenha lhe entretido, cada vez que você deixa de pagar uma conta, torna a vida de todas as pessoas mais cara. Porque o empresario não vai tolerar e vai querer ganhar de todos os lados.

Existem ramos e ramos de atuação. Boa semana, forte abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário