domingo, 29 de maio de 2011

Ninguém é igual a ninguém.

Há tantos quadros na parede, há tantas formas de se ver o mesmo quadro...

Em notícia recente vinculada nos jornais da capital, divulga-se que a região metropolitana de Curitiba possui uma das menores taxas de desemprego do país. Até aí tudo bem, também acho uma coisa boa, no entanto, há um complemento que me preocupa. "A média salarial da RMC é de R$ 1.606".

Há tanta gente pelas ruas, há tantas ruas, e nenhuma é igual a outra.

Um dado visto sozinho é uma coisa. 1.600 reais não é um mal salário se pensarmos no contexto geral, mas todos nós queremos e almeijamos mais que isso. Eu diria mais; muita, mas muita gente ganha muito mais que isso. E se temos uma média, isso só pode signifcar que muita gente ganha menos também!

E é aí que começamos a ver de outra forma este quadro. Desigualdade!
Muitos de nós somos pessoas privilegiadas que temos carros e uma casa boa para morar. Mas há muita gente tentando ter uma vida boa, digna, justa, ganhando muito menos do que a maldita média divulgada!

1600 reais resolve a vida de muita gente, mas enquanto uns ganham isso, outras ganham 16mil! e outros ganham 500 reais. Para tentar ter uma vida!

A sociedade curitibana está se orgulhando e a mídia especializada exaltando, "o maior ônibus do mundo". Um bando de pobre achando isso o máximo, mas vamos pensar. A maioria das pessoas que estão colocando isso como algo fenomenal, são aquelas que não andam de ônibus nunca. Será que vai mesmo resolver? Será que vai mudar a vida das pessoas? Ou será uma propaganda eleitoral bem cara?

Todas as cidades têm e terão problemas, mas Curitiba tem o dom de esconder os seus sob uma rua bem larga e um ônibus bem chamativo. Só acho que isso não está certo.

Curitiba tem mais de 200 favelas, é a capital mais violenta do Brasil. Nosso trânsito, além de infernal, é também muito perigoso. Mas continuamos fingindo que está tudo bem.

Adoro esta cidade, considero-a muito superior a outras em qualidade de vida. Mas temos que nos concentrar nas pessoas que precisam da ajuda dos governantes. Sou sempre a favor de um social que funcione e ajude a quem precisa. Muitas vezes mais do que nós.

Todos iguais, e tão desiguais, uns mais iguais que os outros.

Tenho uma filosofia que pode ser diferente da de muita gente. Se eu posso me virar, posso resolver meus problemas, quero que ajudem a quem de fato precisa. Não me dêem um ingresso de cinema se podem dar comida a pessoas que estão sofrendo!

Meio pesado eu sei. Mas nós escrevemos conforme nosso estado de espírito. E eu percebi que esta semana foi bem difícil.

Para fechar, vamos falar de coisas boas,





Minha dica cervejeira desta semana é a também holandesa Amstel Pulse. Não tenho muito o que falar, só garanto que é uma cerveja de sabor diferente. Leve, pura e muito agradável.

Minha dica de música vai para o que escuto agora. R.E.M, mas vá além de loosing my religion, há ótimos sons além dos hits.

E só para fechar, aí vai a prova de que Curitiba é de fato uma cidade sensacional:
Quando vier para Curitiba. (colaboração do meu colega de pós, e amigo, Willian Reis).
Só precisamos encarar que problemas todo lugar têm, e de fato, admitir e resolver.

Forte abraço!

domingo, 22 de maio de 2011

Crise Econômica - Veja de longe...

Imagine a seguinte situação: Você mora em um apartamento quitado, simples mas pago, possui um carro financiado que está lhe dando certo aperto, fora algumas prestações de consumos para a casa mais um cartão de crédito que passou um pouco do limite. Típico da nossa classe C, já considerando a casa própria como uma vantagem e tanto.
Mas a questão é que o AP precisa de umas reforminhas, o carro já é um modelo 2004, e você não pode ficar pra trás dos seus colegas que estão trocando de carro. O que você faz? Não sabe?

Eu lhe ofereço a solução. Refinanciamento imobiliário! Pense, teu ap velho valendo uma grana sem você sair? Quanto vale? Você comprou por 40mil e agora o mercado paga 80??? Te dou 50 emprestado agora, você resolve tua vida e me paga em, digamos, 15 anos??? Tá bom?

Legal, descobrimos uma mina de ouro, vamos ajudar o mundo e ainda ficar ricos!

Mais ou menos...
Essa é uma realidade que estamos começando a ver por aqui, mas o que o povo não sabe é que esse foi exatamente o inicio da crise mundial de 2009. Por que? Porque nessa brincadeira do cara usar a casa de garantia e a valorização imobiliária (que é exatamente a bolha que estamos vivendo) as pessoas pegavam cada vez mais dinheiro, para gastar com coisas cada vez mais fúteis, e um dia não tinham mais como pagar. Entregavam seus imóveis, e os bancos ficaram com os bolsos cheios de cimento, e sem dinheiro nenhum.

Não se dá crédito sem garantia. O problema é que os bancos não percebem que o crédito e a garantia que eu peço, de nada valem para quem me gerou esse recurso. No caso dos bancos norte-americanos, alguns bancos europeus é que colocaram mais grana na fogueira.

Quando a bomba explodiu, quebrou nos EUA, quebrou na Europa, quebrou no mundo todo. Porque hoje as economias estão totalmente ligadas e dependentes. Portanto, pense muito bem antes de entrar em qualquer tipo de dívida. Porque não é só você que se fode se não conseguir pagar. E mesmo que você refinancie, você tem a sensação de que tudo volta ao normal e você ainda sai ganhando.

Mas é a maldita inadimplência que destrói nosso crédito, o encarece, torna tudo mais difícil e aumenta o custo para você comprar um quilo de carne, um litro de leite.

Ação individual, impacto coletivo seu animal!

Falando sobre coisas boas...




Heineken, uma das mais famosas cervejas do mundo. Sabor marcante e diferente de tudo.
Uma coisa que eu digo sempre é que a Heineken é a única cerveja que você VAI reconhecer se não souber qual é. As outras são muito parecidas.

Holandesa, esta marca de cerveja tem dois segredos para o seu sabor tão característico. Primeiro que as enzimas que transformam o açucar em alcool no momento de sua fermentação são clones legítimos desde a sua fundação. Clones mesmo, as enzimas originais continuam guardadas a sete chaves, e como elas se reproduzem facilmente, cada lote de cerveja é feito a base de enzimas geradas das originais. O segundo segredo é que a fábrica possui uma estação de tratamento de água própria. O que garante sempre a água mais fresca e pura para o processo produtivo.

Mas fora isso a Heineken tem algumas curiosidades bem legais:

- A principal unidade produtiva na Holanda, possui um porto próprio para transportar a produção até outro porto, de onde é exportado. Diminuição de custo, ganho de agilidade e redução da poluição do caminhões.
- A Heineken foi a primeira cerveja a chegar aos EUA após o fim da lei seca de 1933. Por isso é lá, e em todo mundo, uma das mais consumidas.
- Caso não tenha percebido, os "es" da marca, são um pouco inclinados para a esquerda, criando três sorrisos, gerando a sensação de bem estar.
- A garrafa verde também não é por acaso, a cor foi pesquisada e apontada como, por sua ligação à natureza, a mais indicada para a cerveja.
- Durante a guerra fria, a tradicional estrela vermelha da marca, foi trocada por uma branca para evitar apologia ao comunismo. Depois a estrelinha voltou e lá permanece.
- Essa é a melhor, uma amostra de cada lote das 140 fábricas de Heineken no mundo, é enviado à matriz na Holanda para testes de qualidade que garantem o mesmo sabor em todo mundo.

O que o primeiro texto tem a ver com o segundo?

Numa crise você pode até vender o carro, deixar de comprar demais, diminuir os gasto no cartão. Mas se você gosta de cerveja, vai deixar de beber?

E vou repetir caso a cerveja já tenha lhe entretido, cada vez que você deixa de pagar uma conta, torna a vida de todas as pessoas mais cara. Porque o empresario não vai tolerar e vai querer ganhar de todos os lados.

Existem ramos e ramos de atuação. Boa semana, forte abraço!

domingo, 15 de maio de 2011

Economia Veloz

E pela terceira vez em 10 anos da série Velozes e Furiosos os diretores se divertem destruindo um Dodge Charger... ao menos desta vez o "astro" do filme também é o modelo R/T, mas agora em sua geração atual.

O que diabos o Rápidas está falando de filme se tem um monte de blogs especializados nisso? Pois é, nem eu sei, mas me deu vontade de escrever. E mais, nosso objetivo é justamente o viés econômico. Afinal de contas, a vantagem de falar de Economia é que ela se aplica a tudo, tudo mesmo. Então vamos lá...

Com um orçamento de 125 milhões de dólares, o mais alto da série, Fast Five tenta dar ao público o que ele sempre quis. Toretto, Brian, Pearce e Han "trabalhando" juntos. Sem esquecer, é lógico de Mia fazendo papel de central de comando e Gal (braço direito de Braga no 4º filme) agora na família. Contando ainda com os nada coadjuvantes Ludacriss, Tego Calderon e Don Omar que foram de rappers a atores de forma bem veloz.

Fast Five já tem uma receita confirmada de mais de 370 milhões de dólares, o que quase prova que o embalo no sucesso dos outros velozes, misturado a uma boa pitada da série "onze homens e um segredo" e uma fotografia sempre preocupada com o Cristo podem render um ótimo filme.

A sequência tem algumas gafes, é lógico, eu mesmo gostaria de ver a polícia carioca pilotando aqueles Chargers. O que no Rio de Janiero é Blazer foi trocado por Explorer da Ford. Aquele caminhão de lixo que faz a troca dos cofres é como colocar uma nave espacial em pleno centro de Curitiba. Eu vi alguns Monza e Escort, Corsas e Merivas, mas a sua maioria é de carros que não são daqui. Por que? Porque o filme não foi gravado aqui! As cenas da cidade do Rio ok, mas as favelas e a maioria das locações internas são na Costa Rica e em Porto Rico.

Mas eu prefiro pontuar esses "erros" como propositais. Não podemos esquecer que estamos falando de um filme de ação, e sem nenhum preconceitos aos Renault, mas um Megane ou Sandero não se sairiam bem nas cenas de perceguição, só para constar, são os carros da PM do Rio.

O filme faturou 8 milhões de reais em três dias, está no topo das paradas brasileiras, e apesar das imagem de cidade dominada por bandidagem, gente, é um filme! E precisava ser assim para fazer sucesso. As filmagens no Rio trouzeram mais de 2 milhões de dólares para a economia local e geraram 400 empregos diretos.

Apelativa foi só aquela cena das garotas trabalhando de biquini na casa de uma das empresas do bandido. Ridículo, mas tudo bem!

Além da Dodge, é lógico, ponto para a Ambev que teve a Brahma mais do que destacada. Em todos os momentos que os personagens estavam de boa, lá estava uma gelada. Houve uma discreta participação da Antártica também.

Alguém percebem a puta propaganda gratuita do Banco do Brasil? Quem não viu assista de novo.

Pessoal, como eu disse, um filme de ação precisa ser meio piração, se não, não vai dar certo. Sem falar que o Rio de Janeiro ainda assim aparece, e muito, como um destino turistico entre os melhores do mundo. E o filme só reforça isso!

Ponto para Fast Five. Espero que todos tenham percebido as pinceladas econômicas, que lembrando, está em tudo!

Abraços...

E desculpem, mas a crise mundial e o refin imobiliário ficam para uma próxima vez.

Link para um quiz sobre Velozes:


http://entretenimento.r7.com/cinema/noticias/velozes-5-garante-topo-das-bilheterias-brasileiras-20110510.html?question=0