As marcas de carros são oriundas dos mais diversos países, e só serão conhecidas nos demais se forem representadas por importadoras, parceiras, e ainda, se tiverem um produto de qualidade para tanto. Existem inúmeras marcas que não conhecemos, assim como marcas que passaram pelo Brasil por um tempo e não possuem mais representação oficial por aqui. Um dessas marcas é a japonesa Mazda, e dois dos seus ícones são os esportivos MX3 e MX5.
Seguindo uma ordem cronológica e de sucesso, vamos começar pelo MX5. Também conhecido como Miata (nome oficial do modelo nos EUA), trata-se de um pequeno roadster com motor 1.6 desenvolvido nos anos 1980, lançado em 1989 e que começou a ser vendido no Brasil em 1990. Com certeza é uma dos roadster mais admirados do mundo, pelo seu comportamento arisco e distribuição de peso perfeita de 50% por eixo. Foram poucas as unidades comercializadas por aqui, o que tornam o modelo raro e valorizado.
Após a saída da Mazda no meio dos anos 1990, houve ainda uma série especial em comemoração aos 10 anos do modelo. Foram comercializadas 7.500 unidades, com lotes específicos para cada país que o vendia. Depois disso, em 2005 foi lançada uma nova geração, desta vez com motor 1.8, com uma reestilização externa, mas que mantém seu perfil tradicional. É um modelo raríssimo, difícil até mesmo de encontrar à venda, e quando está é por um preço para poucos.
Dando continuidade, o MX3 por sua vez é um cupê esportivo 2+2 (bancos traseiros pequenos, comportam bem apenas crianças), seu desenho tipicamente nipônico me parece ter inspirado a Chevrolet com o Tigra do meio dos anos 1990. Mecânica 1.6 padrão, a mais comum no Brasil, mas também uma poderosa versão V6 pode ser encontrada. Este carro foi produzido entre 1991 e 1998 e teve uma maior representatividade nas ruas do Brasil, do que o Miata, mas hoje em dia não é tão valorizado.
No mercado de usados ele é visto como um importado de "segunda linha", que são modelos que não venderam tão bem ou que não são famosos. Muita gente nem os conhece, ou mal sabe qual a marca. Por se tratar de um motor japonês que não é Honda ou Toyota, muitas pessoas tem preconceito (muitas vezes com fundamento, pois não é fácil achar manutenção especializada). Seu estilo é inegável, para quem procura um carro diferente e esportivo, com certeza é uma opção a ser considerada.
É interessante notar que ambos tem o mesmo espírito esportivo, a mesma alma quanto à categoria em que estão inseridos, no entanto possuem uma visão hoje, mais de 20 anos depois do seu auge de mercado, totalmente diferentes entre si. Enquanto MX3 pode ser facilmente encontrado em lojas de periferia e em condições nada agradáveis, o MX5 é figura de garagem de colecionadores e normalmente estão em estado compatível com seu status.
Para não dizer que não falei dos valores, são modelos 8 ou 80. No caso R$ 8 mil da até para encontrar o MX3, embora seu preço médio seja R$ 15, enquanto que R$ 80 mil você irá encontrar o Miata e eu não sei informar se isso é caro para ele. Uma coisa é certa, qualquer modelo importado com mais de 10 anos possui seu custo embutido de manutenção. Não importa se para comprar foi caro ou barato, para deixa-lo bonito e apresentável há um custo e ele não é baixo.
É isso aí galera, sei que não tenho atualizado com a vontade que eu queria, mas é o que temos pra hoje! Aquele abraço!
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