terça-feira, 20 de fevereiro de 2018

Guia do Usado - Chrysler 300M e 300C

Admito que conforme passam os meses, os modelos vão ficando mais raros e o estudo para escrever tem que ser maior. Não é segredo para ninguém que eu tenho um apreço grande pelos sedans mais antigos, sobretudo aqueles com raízes nos anos 1990. Os importados que figuravam no Brasil na época tinham nessa categoria muitos dos seus representantes. Hoje o tópico é sobre dois sedans emblemáticos, cada um à sua maneira, do período de 1998 até 2010. Chrysler 300M e 300C.


Quando eu falo cada um à sua maneira é porque a maioria das pessoas só conhece o irmão mais novo, por causa de uma tal novela. Mas no mundo dos carros, o 300M lançado em 1998 é muito respeitado. Seu design mais afinado e suave, símbolo de inovação e tecnologia, era conhecido como um carro à frente do seu tempo. Um pouco raro de se ver hoje em dia, não foi propriamente um sucesso de vendas, mas é um carro que chama muita atenção. Seu motor, versão única, era o 3.5 V6 de 240hp.

O 300M foi encerrado em 2005 e substituído pelo 300C, alvo de muito mais investimento pela Chrysler, o carro vendeu bem no Brasil e hoje é um dos preferidos para base de Limousines por aqui. A primeira geração encerrou em 2010 e dali em diante é difícil vê-lo, a crise que quase acabou com a marca afetou fortemente suas operações no país. A motorização deste vinha desde o 2.7 V6 até o furioso Hemi V8 de 5.7L. Esse motor possui uma tecnologia que desliga 4cc em baixa velocidade, tornando o carro mais eficiente e econômico no dia a dia.


Outro modelo de destaque nesse portfólio era a 300C Touring, uma perua invocada que unia a frente imponente do sedan com uma traseira inconfundível. Grade em destaque e vidros dianteiros pequenos eram o símbolo de imagem que este carro passava. O 300C é grande e de frente alta, chama muita atenção independente do ano. Já o 300M tem um desenho muito mais clássico e limpo, suas linhas fluem com mais suavidade, típico dos clássicos sedans da década que o criou.

Há um leque de importados muito interessantes no mercado de usados, alguns modelos com preços até bem atrativos, e a regra é simples, qualquer carro usado precisa de uma série de cuidados. No caso de carros mais exclusivos, é importante ter em mente que não são carros pra uso diário, a manutenção, por melhor que esteja o estado do carro, é cara, e esse tipo de carro não faz seguro. É como dizem por aí, rico não quer porque já é velho e pobre não tem porque não consegue manter.


São carros para donos específicos, o que pode ser uma vantagem caso o seu sonho seja ter um carro desses, porque se você topar com alguém querendo realmente vendê-lo, você será um dos poucos realmente interessados e poderá negociar melhor o preço. Só não espere muita margem de condições, o dono desses carros quer grana e não seu 1.0 ou sua moto, e o valor é à vista, a não ser que a pessoa seja lojista.

Atualmente há um 300M à venda em Curitiba (que eu conheço) por pouco mais de R$ 30 mil reais. É um carro único, qualquer intenção de compra deve vir acompanhada de uma verdadeira dissecação do carro em busca de atributos que justifiquem a decisão de compra. No caso do 300C há mais opções, entre R$ 70 e R$ 100 mil reais, dependendo do ano e motorização. É efetivamente outro nível de carro, e se vale a pena ou não, só tendo pra saber.


Começando pelo clássico 300M de 1999, seguimos para o 300C Touring e por fim o 300C sedan de 2006. Aquele abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário