Ano novo, sonhos novos, mesmo não sabendo até que ponto conseguirei me aproximar de uma dessas, é inegável o peso que a marca de hoje tem no mundo automotivo. Mesmo que eu assuma que a minha marca de superesportivos preferida é a Lamborghini, é um fato que 99% das pessoas que não sabem nada sobre carros, muitas delas mal a reconheceriam, sabem o que é uma Ferrari. A marca italiana é sem dúvida um símbolo de carro, esportividade, exclusividade e luxo!
O mundo está acostumado a ouvir que a Ferrari nasceu em 1946/1947, o que não é de todo mentira, mas essa data refere-se ao lançamento do seu primeiro modelo de produção. Bons anos antes disso, lá em 1929, Comendador Enzo fundou sua marca, uma equipe de corridas de carros vinculada à Alfa Romeo. Patrocinando seus carros e pilotos foi moldando sua fama e seu espírito para depois começar a desenvolver os automóveis que são verdadeiras obras primas.
Então vamos direto às curiosidades. Enzo sabia que não poderia custear todo o seu sonho sozinho, então o que hoje muita gente sabe (que a Ferrari pertence à Fiat) é tão antigo quanto a própria marca. A Fiat adquiriu uma pequena parte da Ferrari já em 1942, e aos poucos foi aumentando a sua participação até que em 1969 já detinha o controle majoritário da mesma. Assim foi até 2014, quando a empresa se emancipa e leva sua sede administrativa para a Holanda.
Maquinas como a Ferrari Dino, de 1967, a clara inspiração do nosso Puma. Mas espere, o Puma nasceu em 1964! Essa é mais uma das histórias do mundo automotivo que embalam aquelas entusiasmadas conversas de encontros. O visual do Puma na verdade foi inspirado na Ferrari 275, mais antiga. O Dino tem muita semelhança sim, mas isso já vinha de casa. Entre outros modelos icônicos da Ferrari, eu gostaria de me ater aos clássicos da minha infância e adolescência, e para estes eu começo com a Ferrari mais incrível que eu já conheci, a F40.
Lançada em 1987, a F40 era um brutamontes dificílima de pilotar (dizem os sortudos que tiveram chance) de produção limitadíssima. Dos modelos mais "comuns" eu ainda destacaria da 512 Testarossa de 1991, as duas populares dos anos 1990, até fáceis de ver no dia a dia, a F355 e a F360 Modena, além da mágica (também limitada e comemorativa) F50 de 1995. Uma clara "evolução" da F40, o que eu chamaria de arredondamento, porque não há comparativos entre as duas, sendo a segunda mais tecnológica e de visual suave, enquanto a mais antiga é o clássico em "pessoa".
A Scuderia Ferrari foi evoluindo no mundo das corridas até se tornar uma das equipes mais tradicionais e emblemáticas da Fórmula 1. Mesmo tendo ficado décadas sem um título, o que mudou com a chegada de Michael Schumacher, o sonho de muitos pilotos sempre foi chegar à equipe do vermelho sangue. Barrichello conquistou sua primeira vitória e várias que vieram depois, quando pilotava pela equipe.
Por fim, uma Ferrari sempre será um sonho. Mesmo que você compre uma, você mesmo irá sonhar com ela enquanto não estiver dirigindo. No entanto, uma Ferrari, assim como uma Lamborghini ou um Porsche, são carros que exigem um caixa financeiro razoável. Não custa lembrar que a alíquota de IPVA no PR é de 3,5% do valor de tabela do carro. Isso significa cerca de 50 mil ou mais de imposto, num modelo novo. Alugar uma em uma viagem à Itália? Eu investiria nessa vertente antes de comprar uma.
É isso aí galera, 2018 (no Blog) demorou para começar porque de resto ta bem apurado! Aquele abraço!
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