De longe já se avista a grande placa, ao se aproximar do endereço já se escutam os motores rasgando a pista de 2,4 km, e tudo isso vai compondo o clima de uma das muitas atrações daquela louca cidade. Não há muito tempo à perder, é escolher o carro, pagar, assistir uma aula de 10 minutos sobre como pilotar no traçado, capacete na mão e vai pra pista! Mas não sem um instrutor dentro do carro, e é nele que você precisa prestar mais atenção. No guia de hoje, uma das marcas de esportivos mais icônicas da história, Lamborghini!
A história dessa marca italiana de supercarros já começa fora do padrão. Um já bem sucedido fabricante de tratores resolve comprar uma Ferrari como seu carro pessoal, no entanto, ele percebe que mesmo sendo uma super máquina, o carro podia melhorar. Ele achou que por pagar tão caro, a fábrica estaria aberta a ouvir sugestões, mas foi ignorado pelo comendador Enzo. Pois bem, Ferruccio Lamborghini saiu e decidiu construir um carro melhor que a própria Ferrari. Deixando as preferências pessoais de lado, que ele chegou no mínimo à igualdade, isso ele fez!
Eu não tenho razões técnicas para explicar, até porque no mundo dos carros muito é movido por paixão, mas eu escolhi a Lamborghini. E foi naquela Gallardo verde que entrei para dar algumas voltas no circuito do Speed Vegas. Banco ajustado, motor ligado (e aquele ronco), engata a primeira na borboleta atrás do volante e vai acelerando devagar, teste de frenagem, aguarda o sinal na entrada da pista, liberado e pé no chão! Lógico que as primeiras curvas são só para entender como o carro funciona.
A Lamborghini foi fundada em 1963, e até os dias atuais apresentou modelos que são verdadeiras lendas no mundo dos automóveis. Começando pelo Miura, passando pelo Countach (impossível acreditar que trata-se de um carro dos anos 1970), Diablo (talvez o carro mais emblemático dos anos 1990), Murcielago, Gallardo, Aventador e Huracan. Além do Jipão LM ainda nos anos 1980 e coisas de outro mundo como a Sesto Elemento. Definitivamente é uma marca dos sonhos, tanto quanto Ferrari ou Porsche para outras pessoas. A escolha é pessoal.
Após algumas curvas bem feitas, chega o início do retão e o instrutor apenas diz "Go!". Aí você enfia o pé no acelerador, perto dos 7mil giros engata a quarta marcha e segue pisando até a marca de frenagem. Senta o pé no pedal ao lado e contorna a curva em "S" antes de começar tudo de novo. Foram só 5 voltas rápidas e mais uma de retorno aos boxes, mas a sensação é de que valeu a pena. Os quase 2,5 km foram percorridos em 1m29s, com máxima atingindo pouco mais de 220 km/h.
Gallardo ano 2013, motor V10 5.2 de 550 cavalos. Dito isso já fica fácil de imaginar porque trata-se de um carro dos sonhos, mas é ainda mais do que isso, trata-se daquele carro que você sempre achou que fosse impossível até de chegar perto de um, pois não há muitos por aí. Agora que passou é até fácil olhar para trás e pensar que era apenas um carro, e de fato para dirigir não há mistério nenhum, mas nunca deixará de ser uma Lamborghini.
Aqui no Brasil uma Gallardo custa em torno de R$ 700 a 800 mil reais e são as Lambo mais fáceis de encontrar, mas nem é necessário dizer que esse tipo de carro não é só preço de compra. Entre seguro e IPVA da pra comprar um bom carro todo ano, sem falar que trata-se de um 2 lugares que não mede esforços na hora de consumir gasolina. Enfim, não é um sonho como Mustang ou Camaro, que até é possível de manter, é um sonho que é melhor aproveitar um pouquinho do que apostar em ter. Talvez isso torne as coisas ainda mais mágicas.
Eu sei que o vídeo de hoje não é de Rock, mas há uma razão para isso, essa música tocava nas rádios da Califórnia de 5 em 5 minutos! Não tem como não colocar ela aqui, hoje! E nos modelos, todas fotos de Las Vegas, a Gallardo que eu pilotei, uma Spyder que está disponível para você curtir pela cidade ao custo de U$ 399 dólares e a Countach de Danny "O Louco" da Count's Kustoms! Obrigado e aquele abraço!