O mundo mudou, antes as pessoas só compravam Gol e Uno, porque era os carros mais confiáveis e só o fato de estarem comprando um 0km já era o sinal máximo de ostentação automotiva. Mas hoje em dia não é mais assim, vivemos num mundo onde pessoas com um mínimo de acesso ao crédito compram carros de mais de R$ 50 mil reais. Mas será que os carros valem mesmo tudo isso? A questão é que eles não precisam valer, só precisam parecer custar isso! E o guia hoje traz um carro que não parece, não custa, mas é muito mais que isso. Toyota Etios.
Lançado sem nenhum grande evento em 2012 (modelo 2013), ele teve a "infelicidade" de vir junto com os "pop" Onix e HB20, os queridinhos do momento. Mas o que faria esse carro melhor que os outros? Para os profundos admiradores de automóveis, a marca Toyota dispensa qualquer tipo de apresentação. Tudo bem, o carro não é um sinônimo de beleza e estilo, mas a estratégia da Toyota era clara, um carro funcional, bem montado, que aliasse toda sua tecnologia a um tamanho urbano e preço mais acessível. O problema é que os compradores não querem mais isso.
O brasileiro é guiado pela propaganda, se a TV disser que o HB20 é o carro dos carros (e nem estou dizendo que ele não seja bom) o povo vai comprar. É tudo questão de marketing. A Toyota não investe muito pesado nisso, até porque tem um Corolla que se vende sozinho, mas o perfil dos donos do Corolla é bem diferente de você entrar em um mercado novo, onde as pessoas não entendem o que é um bom carro e a diferença para um que só chame atenção.
O Etios, disponível também como sedan desde 2013 e na versão Cross a partir de 2014, é um carro confiável, que não lhe dará problemas, seguro e que cumprirá bem a função de ser um bom carro para uso diário e viagens esporádicas. Que é basicamente o modelo de utilização de qualquer família pequena comum. O que muda é que ele é discreto e as pessoas não querem mais isso. Sabe aquele casal que quando jovem começou a vida com um Uno básico 0km? Isso não existe mais! Agora esse mesmo casal começa a vida de Onix com todos os opcionais que o vendedor empurrou.
Eu sempre vou defender que o conceito correto é comprar um carro seminovo. Não adianta, eles são mais baratos, você comprará à pronta entrega, não pagará nada a mais pelos acessórios, e se você souber procurar, vai encontrar um carro com quilometragem tão baixa que não precisará se preocupar com manutenção (a desculpa preferida de quem compra 0km) por alguns anos. Carro zero serve para quem quer ter um, não para quem só precisa de um carro.
Ok, voltando ao Toyota, embora ele não consiga competir nos quesitos de status, ele é um excelente automóvel em vários aspectos. Entre 2013 e 2017 foi basicamente o mesmo desenho e neste ano ganhou uma repaginada (lançada como modelo 2018, o que eu reprovo totalmente). Mas seu desenho ficou mais jovial, mais agressivo e deve conquistar alguns compradores extras com isso. A vantagem de procurar um Etios usado é que quase todos serão impecáveis e de baixa km. É um escolha racional, e só.
E falando em ser racional, por valores que giram entre R$ 30 e R$ 40 mil reais, você encontrará um automóvel novíssimo, completo, embarcado com o que há de melhor em tecnologia automotiva e que poderá atender plenamente suas necessidades. Para isso basta abdicar de falso status e modismos, pois se o seu HB20 hoje é pop, amanhã pode virar um mico e desvalorizar como um Peugeot. Ok, radicalizei, nada pode desvalorizar mais que um Peugeot, mas enfim, é só decidir entre a razão e a emoção.
Versão Cross 2015, o primeiro Hatch 2013 e o polêmico modelo "2018" lançado no início de 2017, na versão Sedan. Aquele abraço!
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