Certos modelos não são possíveis de descrever com apenas um texto, esse é o caso de linhas longevas que fazem parte do catálogo de automóveis há muitas gerações. Aqui no blog mesmo já escrevi em outras três oportunidades sobre essa linha. Começamos com os clássicos quadrados de 1981 a 1994, partindo para os "Bolinha" em diante e fechamos com a magnífica perua da série. E hoje é o dia de falar do renascimento de um carro depois de 14 anos e a verdadeira Nova Geração. Gol e Voyage pós-2009.
Lançados em 2009, o Novo Gol e o ressurgido Voyage já estavam em fase de concepção desde a reestilização do Gol de G3 para G4. Um projeto totalmente novo, que nas propagandas foi uma coisa, mas que no ramo da engenharia, esta sim é considerada a terceira geração do Gol. Como relembrar nunca é demais, vamos lá. O popular Gol quadrado compreende todo o período de 1981 a 1994, já o Gol Bola, G3 e G4 são basicamente o mesmo carro com mudanças estéticas. Uma nova geração é quando há uma mudança de plataforma ou uma grande revolução, como em 2009.
Nunca é demais frisar que a geração anterior continuou à venda como automóvel de entrada, e só saiu em 2013 quando no ano seguinte passariam a ser obrigatórios Air Bag e ABS nos carros 0km. Mesmo destino tiveram dois dos maiores clássicos nacionais, o Fiat Uno e a maravilha da engenharia, Kombi! Voltando ao Gol, o novo modelo era maior, mais sofisticado e objetivava um lugar de muito mais destaque entre os automóveis. E o resgate do sedan trouxe à Volks uma tranquilidade que era a tradição embarcada. O Voyage vendeu mais porque já era um "conhecido".
Em 2013 foi apresentada a dita geração "6", uma pequena alteração estética, grades e lanternas traseiras. No fundo uma mudança que a Volks sempre fez, em 1990 para 1991 mudou apenas faróis e grade no quadrado, em 2003/2004 a mesma coisa no G3. Até outros carros fizeram isso, caso do Fox, por exemplo. E agora em 2017 a Volks seguiu a evolução e apenas mexeu um pouco na frente, da mesma maneira. A diferença é que nessa fase a Saveiro teve uma reformulação ainda maior.
Sem dúvida essa nova leva do Gol o colocou num novo mercado, sempre foi um carro que teve sua legião de fãs inabalável, mas esse modelo conquistou novos consumidores. Um mercado que a nova geração do Palio não foi capaz de abalar, e que só teve seu primeiro golpe sério entre 2013 e 2014, aí sim quando chegaram HB20 pela Hyundai e Onix pela Chevrolet, hoje em dia os dois automóveis mais vendidos do Brasil. Mas Gol é Gol, quem gosta e se dispõe a tê-lo como seu carro principal, raramente troca de marca.
A única coisa para a qual a Vw não estava preparada era que, com a saída do G4 (o verdadeiro campeão de vendas), só o G6 não conseguisse segurar as pontas, e o resultado foi ver sua liderança de 27 anos ir por água abaixo. Para quem não sabe, o Gol foi o automóvel mais vendido do país entre 1987 e 2013. Mas ainda assim, a Volks, mesmo não sendo mais a mesma dos anos 1990, tem hoje bons produtos como Fox e o novo ícone, Up.
Disponíveis nessa roupagem abordada hoje a partir de R$ 20 mil reais, os Gol G5 são uma excelente alternativa de carro para jovens e famílias pequenas, seu design claramente mais arrojado que outros da mesma época causam um bom efeito imagem. Os modelos com a reestilização de 2013 são encontrados a partir de R$ 25 mil, e os novos 2017 na casa dos R$ 40 mil, o que já considero muito para um Gol. O Voyage segue a mesma linha de preços e com certeza é uma das melhores opções de sedan pequeno entre 2009 e 2012.
Um bela foto com (quase) todas as "gerações" de Gol ao longo dos anos. Na sequencia um Voyage 2009 e um Gol 2011. É isso galera, valeu e aquele abraço!
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