Se não me falha a memória, a Daewoo foi a primeira marca coreana a ter uma gama mais completa de carros aqui no Brasil, mesmo tendo vindo junto com outras clássicas como Kia, Hyundai e Asia, estas três eram mais dedicadas às Vans e pequenos caminhões. Empresa do Grupo GM, além do subcompacto Tico, categoria que nunca decolou por aqui, a marca ficou famosa mesmo com seu sedan médio feito sob a plataforma do Monza. O Espero é um clássico dos anos 1990, e no texto falamos um pouco sobre outros modelos também.
Disponível entre 1994 e 1997, mesmo ano que foi substituído pelo Lanos que foi até 1999, o Espero é um sedan de linhas retas, bem ao estilo do início dos anos 1990 e que não faz feio nas ruas. Completão de fábrica, vinha com o 2.0 de 120cv do nosso Monza sob o capô. Seus bons tempos foram no início dos anos 2000, quando podia se encontrar um exemplar em excelente estado por um preço atrativo. Hoje em dia, infelizmente, é bem raro encontrar um que valha a aposta. Mas o conforto e potência dignos de um GM estão lá.
O Lanos já foi um concorrente de automóveis como Escort Zetec e outros da mesma linha, é um sedan pouca coisa menor, mas com padrão de carro mais caro. Um desenho já bem arredondado, harmonioso e, claro, também completo. Sua motorização é 1.6 com muitos componentes do Corsa. Apesar de ser pouca coisa mais novo que o Espero, ainda é possível achar Lanos em estado que vale a aposta, é um carro de nicho, mas pelo mesmo preço de um Corsa básico você sai com um sedan muito bem equipado.
Há outros modelos menos comuns da marca rodando por aí, talvez o mais emblemático seja o Super Salon, um sedan com motor de Omega, porte avantajado e desenho sóbrio. Há também modelos como Prince, Leganza e Nubira, este último encontrado na versão wagon, como uma belíssima perua, que nos anos em que esteve no mercado, dava um banho de tecnologia e conforto em qualquer Parati, Corsa, Palio e outras. Em termos de categoria ela era mais uma Ipanema (muito melhorada) do que a própria Corsa.
Já deu pra perceber que comparei muita coisa com Chevrolet, mesmo que a marca seja Daewoo. Sim, pois como falado, são marcas do mesmo grupo e nesse caso específico elas compartilham muitos componentes. Qualquer problema que você tiver de mecânica, não se desespere, peças do Kadett, Monza e Corsa são bem vindas nesses modelos. O problema é mesmo se você tiver alguma avaria na lataria, aí sim fica bem difícil de achar peças. Sabe aquele cuidado que você tem para não bater? Tenha o dobro com esses carros. Eu era assim com a minha Seat.
Eu acho que esse texto é dedicado não às pessoas que estão procurando um carro único, um carro para a família, mas sim às pessoas que estão em busca de um segundo carro e tem coragem de inovar. Pois com esse custo x benefício é difícil de achar. Na minha opinião, para quem não quer um carro com aparência de velho, o Lanos oferece muito pelo preço que se encontra. Tudo bem que entre o Espero e o Monza, o segundo é melhor, mas o Espero é bem mais exclusivo.
Então fica assim, tanto um bom Espero, completo e em estado não deplorável, quanto um Lanos em dia, pronto para usar sem medo, vão ser encontrados na casa dos R$ 10 mil reais. Um Tico pode ser encontrado até por R$ 5 mil, para quem é fã do Gurgel mas não o encontrou, talvez seja uma opção, indico ainda um Subaru Vivio. E por fim, e isso eu repasso como fato observado, um Super Salon, em estado aparentemente excelente, foi visto recentemente por R$ 15 mil reais. Há carros para todos os gostos e bolsos, basta você encontrar aquilo que gosta.
E começamos com um Espero 1995, seguido de um Super Salon de mesmo ano e um Lanos 1999 para fechar. Um pouco de Engenheiros pra vocês, porque "a medida de amar, é amar sem medida". Aquele abraço!
Nenhum comentário:
Postar um comentário