Eu gosto de carros com várias gerações, pois assim eu posso escrever sobre os modelos antigos, que sempre me agradam mais, e posso citar os mais novos em nome das dicas de mercado. E com esse modelo japonês não é diferente, presente no Brasil desde a abertura das importações, ele era um simpático jipinho que foi se transformando em um competente SUV. Embora a marca não seja lá das mais famosas no Brasil, seus carros tem boa fama de confiabilidade. Hoje é o dia do Vitara!
Seu lançamento data de 1991, ano em que é particularmente difícil de ser encontrado, a partir de 1992 já é mais comum achar alguns nas lojas por aí. Nas versões Canvas e Metal, sendo a primeira aquele clássico jipe sem capota, rara de se encontrar, tem todo um charme quando bem preservado. Na geração até 1997 podemos destacar ainda a presença do Sidekick (que nada mais é do que a versão 4 portas do pequeno Vitara) e o pequeno Samurai, o antecessor do Jimny.
Em 1998 foi lançada uma nova geração, agora chamada de Grand Vitara (para alguns um outro carro) passa a ser um antepassado ou precursor dos jipinhos urbanos que a EcoSport "inventou" quase 6 anos depois. A grande curiosidade aqui é a Tracker, famoso GM que na verdade é apenas um Vitara com gravata. Sócias no ramo automotivo, a Chevrolet e a Suzuki "dividem" alguns modelos por aí. Tanto que na Argentina você encontrará o nosso Celta sob tutela da marca japonesa.
Pouco tempo depois, já em 2002/2003 a Suzuki lançou uma nova geração do Grand Vitara, muito parecido com o modelo atual. Aí já falamos de um SUV de maior porte até do que o EcoSport. Um concorrente direto de Tucson e Sportage, mas com uma leve pegada de perua. Sim, ele parece mais urbano, mais familiar, e menos aventureiro do que as versões anteriores. Encontrado até o modelo 0km, hoje em dia os compradores dessa versão já são facilmente atraídos pelos encantos de um HR-V.
Voltando um pouco e falando da diversão, não há versão mais estilosa do que uma Canvas 1997. Último modelo da primeira geração, pode ser encontrada com um nível de conservação considerado aceitável. Há lojas específicas de 4x4 que podem ter opções tanto de Vitara quanto de Samurai para o uso diário. Há muitos radicalmente transformados para trilha por aí, se você é do ramo pode ser uma opção, desde que você entenda as modificações feitas no carro.
Se sua procura é por custo x benefício, mas desenvolveu simpatia pelo modelo, as versões 1998 a 2002 podem ser uma boa pedida, por terem como sósia o Chevrolet Tracker, a manutenção dessa versão pode ser considerada a mais em conta. Mas atenção, somente a versão Suzuki está disponível na carroceria 2 portas, uma dose extra de estilo se você gosta de jipinhos. Infelizmente, em comparação com outras opções do mercado, não sei se posso indicar com tanto afinco a versão mais nova.
Não há um padrão claro de valores, podendo algumas versões mais novas valerem até menos que as mais antigas. Mas no geral, os modelos de 1991 a 1997, e tanto faz se forem Vitara, Sidekick ou Samurai podem ser encontrados na casa de R$ 20 mil reais, subindo para casa de R$ 30 mil nos primeiros Grand Vitara até 2002 e chegando até os R$ 50 mil no modelos mais novos em torno de 2010. Como sempre, minha recomendação vai de acordo com estilo x diversão, e aí não há nenhum que bata a geração de 1991 até 1997. Boas compras!
Do JLX de 1997, na versão Metal, passando pelo modelo 2001 já do Grand, mas na exclusiva 2 portas, chegando na versão mais moderna, nesse caso uma 2010. Aquele abraço!
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