Quando falamos em Hyundai, a maioria vai lembrar do HB20 lançado em 2013 e que hoje é o sucesso da marca no Brasil, alguns vão lembrar da excelente Tucson, um dos SUV mais populares no mercado, outros ainda citarão o i30, hatch médio que chegou em 2010 para brigar com Golf e cia. Mas no fundo, o carro que mais me remete à marca coreana é aquele que veio para mudar de vez o conceito da mesma no Brasil, cheio de tecnologia e um design imponente, o sedan Azera é o primeiro Hyundai a figurar aqui no Rápidas.
Essa categoria ainda é chamada de sedan médio, mas sinceramente já nem sei mais quais são os grandes, de qualquer forma o Azera é um concorrente e tanto. Eu sei que muitos vão torcer um pouco o nariz, porque afinal de contas estamos falando de um coreano sem tradição nesse mercado, mas o fato é depois de 8 anos sem grandes decepções você não pode ignorar seu desempenho. O desenho da versão de lançamento, 2008 até 2010, é extremamente sóbrio e conservador, mas nada que um 6cc de 3.3 litros não desperte seu interesse.
Versão única, o GLS 3.3 com câmbio automático, como convém a um carro dessa categoria, tem uma função clara no mercado de usados, é um carro para quem quer classe, conforto e sofisticação a preço de carro popular. Sim, já falaremos melhor sobre isso, mas o preço dos primeiros Azera, por uma simples questão de desvalorização acentuada dos importados, é bem atrativo. O famoso Honda Civic, que entre os especialistas ocupa um degrau abaixo desse coreano no hall dos automóveis, custa mais caro.
Há uma única versão (ano/modelo 2011) com uns leves retoques nas linhas dianteiras, é exatamente o mesmo carro, o que torna complicado pagar mais caro somente por uns traços arredondados. Já em 2012, ainda como GLS, mas agora com o V6 3.0, a nova geração veio para derrubar qualquer status de quadradismo da versão anterior. Maior, muito mais imponente, e muito mais caro hoje em dia. Na realidade olhar para o Azera e observar sua evolução de desenho causa o mesmo impacto das mudanças do badalado Ford Fusion.
É interessante falar um pouco da Hyundai também, marca que está presente no Brasil desde a abertura das importações, junto com Kia e outras menos famosas como a Daewoo. Naquele tempo os nomes eram Excel e Elantra (o segundo renascido recentemente), além de algumas vans e pequenos caminhões. De fato foi a Tucson que começou a mudar o conceito da marca ainda em 2005, mas na minha opinião, o Azera é o grande divisor de águas por aqui. Lembro das suas propagandas comparando o grande sedan à insanidades como a BMW série 7!
Só duas coisas podem pesar contra um Azera na hora de assinar o cheque, sua desvalorização é sim acentuada e sua manutenção é de carro grande e importado, mas isso você sofrerá se quiser um Fusion também. A dica é, se for pagar por um carro desse não é bom economizar com detalhes, escolha uma loja de renome, procure um modelo revisado e com garantia, e avalie vários para descobrir qual está em melhor estado. Garanto que a loja irá se esforçar, afinal de contas quem compra um desse teria dinheiro para comprar qualquer zero de entrada.
Sim, seu preço é atrativo mas ainda assim estamos falando de um sedan com motor V6. As versões 2008 podem ser encontradas na casa dos 30 mil reais, o que é um preço excelente por tudo que o carro oferece. Acima disso encontramos aquele 2011 que mencionei na casa dos 45 mil, o mesmo preço dos 2010 em ótimo estado e baixa km, a decisão vai ser no test drive, o desenho mais arredondado não conta muito nessa versão. Se o problema for design vá nos 2012 em diante, mas aí a brincadeira se aproxima de 80 mil reais.
Na ordem cronológica, temos as três versões citadas, nos anos de 2008, 2011 e 2013.
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