Esse é mais um daqueles "sonhos dos anos 1990". Os hatch passaram por uma metamorfose entre 1997 e 1998, antes disso o Brasil conhecia os famosos Golf quadrado, o bom e velho Kadett e o jurássico Escort, que mesmo na versão zetec não era assim um exemplo de modernidade. E foi ali no fim da década que a GM trouxe o Astra nacional, a Vw apresentou o Golf sapão e sob a mesma plataforma e motores chegou ao Brasil o primeiro Audi nacional, o Audi A3.
Há algumas unidades que foram importadas em 1997, mas já em 1998 ele se tornou um carro brasileiro, feito em São José dos Pinhais, no Paraná, numa recém inaugurada e muito moderna fábrica do grupo Volkswagen. Ele realmente vinha com o mesmo motor 1.6 do Golf e de alguns Seat (como a Cordoba Vario que eu tive). Mas outras opções de motores eram bem mais exclusivas, como as versões 1.8 de 150 e 180cv, em versões Turbo e Aspirado.
Lançado apenas na versão 2 portas, eu particularmente acho os modelos 1997 até 1999 com um toque de esportividade muito maior que os 4 portas disponíveis a partir de 2000. Até dá pra encontrar alguns mais novos, mas são muito raros, acima de 2000/2001 o que se acha mesmo é a versão com portas adicionais. Mas mesmo assim o carro não perde o seu brilho, as quatro argolas estão lá e não há quem não as reconheça quando se depara com um.
A vantagem do A3 de primeira geração é que, além de ser um carro acessível hoje em dia, sua manutenção não é mais cara que a de um Golf, Astra ou Vectra. Lógico que não se trata de um carro popular, mas quem gosta de clássicos (e o A3 pode ser considerado um) precisa investir um pouco nos sonhos. É um carro para se sentir dono de um Audi, seria o mesmo status de dono de BMW ou Mercedes, mas aí com a vantagem de manutenção mais barata que esses.
A versão clássica do pequeno Audi vai de 1997 a 2006, no ano seguinte foi apresentado o Sportback, quando ele passou a vir importado novamente e aí com cara e preço de Audi do primeiro mundo. É bacana fazer menção à sua geração nova, mas o foco do texto de hoje é do antigo mesmo. Em 2015 foi apresentado do Audi A3 sedan, de novo na humilde opinião de quem escreve, assim como a BMW fez com a versão sedan do Série 1, tiraram a exclusividade e a cara do modelo.
Os pontos negativos do Audi A3 podem ser considerados os mesmos dos clássicos importados (ou quase) dos anos 1990, é difícil encontrar esses carros em estado seguro de compra. Ou então os preços estão exorbitantes como quem está vendendo uma raridade. Portanto, a dica é que se selecione pelo menos uns 3 ou 4 modelos pela internet mesmo, que se descarte os preços absurdos tanto para cima quanto para baixo e que se façam visitas minuciosas. Uma passada no mecânico de confiança é recomendável.
Eu já vi Audi A3 à venda por 10 mil reais, mas eu não teria coragem. 15 mil é a média boa para se pagar num 1998 com motor 1.8, para quem quer um 4 portas ano 2000 vale desembolsar até uns 20 mil. Os modelos nacionais até 2006, em excelente estado podem ser encontrados até 30 mil, mas aí vale uma boa negociação para baixar isso. Na versão nova, o Sportback 2007 começa em 40 mil com alguma sorte e o Sedan 2015 já beira os 85 mil. É isso aí, mais um modelo dos sonhos, mas que com planejamento pode caber direitinho no seu bolso e na sua garagem!
O Clássico 1997 2p, um 2004 e um Sportback 2010. E no vídeo, um solo de guitarra de Paulo Teixeira, guitarrista do Blindagem e mais um Eric Clapton pra vocês!
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