Já sabemos que Honda é um automóvel confiável, valorizado e que representa um bom negócio. Aliás, gostaria de iniciar o texto de hoje com as palavras de um amigo meu sobre este modelo: "dirigi um modelo 2004 e parece que eu sempre tive aquele carro, tamanha a facilidade em se encontrar e como tudo está na mão". Pois é, nada como a impressão de outras pessoas para reiterar algumas coisas que falamos. É fato, num mundo de compactos, o Honda Fit é um algo a mais.
Lançado no Brasil em 2004, a minha primeira impressão foi quase a mesma de quando lançaram o Classe A em 1999, você conhece a marca, sabe que é um bom carro, mas ao mesmo tempo fica pensando como será o comportamento de um modelo de entrada. Outra coisa parecida com o Mercedes é no quesito estético, vamos ver que o Fit é um excelente carro, mas não é o Honda mais bonito que você encontra no mercado.
O primeiro modelo parece um subcompacto japonês clássico, mas ainda assim é super funcional, tem ótimo espaço interno, mecânica que dispensa comentários e que da conta do recado. Um detalhe pouco conhecido, no nome do modelo na tampa traseira você identifica a motorização. Quando o "pingo" do "i" da palavra Fit é vermelho, significa que o motor é 1.4, quando é azul é o modelo 1.5. As versões são EX e LX, padrão da Honda. Existe uma versão mais personalizada chamada Twist, que eu diria que divide opiniões.
De 2004 a 2008 permanece inalterado, passando por uma remodelação em 2009, uma grade nova cromada entre 2012 e 2013 e finalmente uma nova versão foi lançada em 2015. Entre a primeira e a última se notam grandes mudanças, esta última trazendo uma identidade já com o City, o sedan compacto da marca. O que a Honda tentou fazer nesse caso foi justamente agrupar esses carros como se fossem uma família. Algo como um sedan e um hatch.
O Fit traz semelhanças com automóveis como o Classe A, como já dissemos, e também com o Livina, o que o torna uma minivan, mas por ser mais compacto, a nova versão está mais para um hatch. Os especialistas chamam esse tipo de carro de Monovolume. A questão é que, mesmo não sendo bonito como um Civic, o Fit é uma boa opção para o dia a dia, para uma família pequena. Disponível em versões automáticas desde as mais simples, só é bom estar sempre atento a manutenção desse tipo de câmbio.
Eu diria que hoje em dia é o honda de melhor custo x benefício do mercado de usados, pois é um carro bom de ano (o mais antigo é 2004), que pode aproveitar bem a fama da marca. Diferente até dos Civic até 2006, que apesar de ótimos já enfrentam uma boa desvalorização se comparado aos modelos um ano acima. É bom negócio comprar um Honda abaixo dos anos 2000? Depende do negócio, mas no geral são carros excelentes, porém difíceis de revender.
Um Fit ano 2004/2005 vai custar aí em torno de 20 mil reais, o que é pouco para tudo que ele oferece. As versões acima de 2009 estão disponíveis a partir dos 30 mil, mas atenção, pois unidades abaixo disso podem esconder alguma coisa. Já os 2015 em diante ainda não são encontrados por menos de 50 mil devido a sua proximidade com o 0km. É mais uma opção de carro, nesse caso, discreto e excelente para o uso diário. O que difere aqui é que pelos mesmos 20 mil de um 2004 você compra um popular muito mais novo. Mas a opção está lançada!
Ilustrando nas versões 2004, Twist 2013 e 2015, com um pouco de Sonic Youth para vocês! Aquele abraço!
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