sexta-feira, 18 de novembro de 2016

Guia do Usado - Ford Ranger

Acho que já era hora de expandir os horizontes, afinal de contas já falamos até de SUV, e muito antes desses jipinhos urbanos povoarem nossas ruas, as pessoas que queriam se sobrepor no trânsito tinham uma opção bem interessante, as pick ups. Hoje em dia apenas versões com caçamba de grandes jipes, no passado eram elas que sofriam modificações para abrigar mais pessoas, com mais conforto e grande espaço. Para começar, vamos falar sobre uma pick up média de renome mundial, a Ford Ranger.


Na tabela ela existe desde 1994, mas é quase impossível achar um modelo desses, no entanto, a geração entre 1995 e 1997 é facilmente encontrada nas lojas do ramo. Fabricada no Brasil desde 1998, é nesta fase, que vai até 2004, que encontra-se o melhor custo x benefício da linha. Até o modelo atual ainda existem duas reestilizações, de 2005 a 2009 e 2010 a 2012, são modelos meio apelativos, do tipo muita maquiagem pra disfarçar que ela era a mesma. A versão 2013 em diante é praticamente igual a zero km, só me limito a dizer que é uma geração nova.

Não precisa pensar demais pra saber que a que mais me agrada é mesmo a primeira versão, ainda importada dos EUA, com seu motor 4.0, ela é uma autêntica pick up média e não esses brutamontes de hoje em dia. É um carro para quem quer destaque no dia a dia, mas ainda assim precisa entrar em vagas de supermercados e shoppings. Um degrau acima das Saveiro e Strada da vida, mas ainda longe de uma D20 ou F1000. Da rara Splash, passando pela clássica STX ou mesmo a básica XL, a primeira Ranger é um show.


Indicada para famílias e pessoas que gostam de estrada, ainda mais na versão cabine dupla, a geração nacional é a opção mais racional. Disponível em várias versões, cabine simples, estendida ou dupla, motor à gasolina ou diesel, tração 4x4 ou 4x2. Já não é a pequena pick up com espírito jovem da anterior, mas é opção para trabalho pesado ou quando o que você queria mesmo era uma Pajero Full, mas a grana apertou. É uma caminhonete e tanto, bem procurada pode ser um achado.

Sobre os modelos acima de 2005, como disse antes, é muita maquiagem para poucas melhorias significativas, é lógico que se o preço compensar, se o modelo estiver em bom estado, sempre vale a pena um carro mais novo. É como o clássico exemplo do Sandero 2011 e 2012, eu acho o anterior mais bonito, mas em termos de negócio, temos sempre que evoluir. Existe uma versão muito interessante da Ford, chamada Ranger Sport, que nada mais é do que a versão de entrada, mas com bons equipamentos e preço atrativo. Foi lançada para brigar com Strada e Saveiro.


Em 2013 a Nova Ranger chegou ao mercado, nessa fase já brigando de igual para igual com L200 e Hilux, abraçou de vez o conceito de carro de passeio vestido de caminhonete. Dirigir essas novas pick up é como andar de Corolla ou Fusion, na minha muito humilde opinião, perderam a graça. História muito parecida com a contada hoje viveu a S10, sua arquirrival desde o início dos anos 1990, quem sabe a próxima a aparecer por aqui não seja justamente ela.

E vamos ao bolso. Uma STX 1995/96, bonita, bem cuidada e comprável, vai sair na casa dos 20mil. Uma XLT cabine dupla 2000/2001 pouco mais de 30mil. Vão subindo lentamente passando pelos modelos 2006/07, 2010/11, beirando quase a casa dos 50mil. Já uma 2013 de nova geração parte de 60mil. Eu apostaria minhas fichas numa XLT pré 2004, se for para o trabalho pesado até mesmo uma XL 1998 e se for por pura diversão a STX 1996/1997 é a pedida! 


STX modelo 1995, XLT Dupla ano 2002 e Sport ano 2012. E pra fechar, Guns N' Roses! Aquele abraço!

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