As categorias de automóveis são engraçadas, antigamente existiam peruas como as Parati e Van para a maioria das pessoas era a Kombi, depois chegaram a Besta e a Topic, mas mesmo assim eram veículos para um uso mais profissional, até que chegou a Scenic, mas só com 5 lugares. Nessa bagunça a GM resolveu lançar um carro grande, alto, espaçoso e com capacidade para 7 pessoas. Ela não era uma perua Astra, mas tinha muito em comum com o hatch. Zafira e também um pouco da Meriva é o que falamos hoje.
A irmã maior, feita sob a plataforma do Astra, foi lançada em 2001. Teve uma pequena atualização na grade em 2005 e seguiu rumo até 2012. Para quem precisa de espaço não há outro automóvel que ofereça tanto. Mesmo depois da chegada da Spin ou da Grand Livina, o que nota-se claramente é que os bancos extras da Zafira acomodam melhor. Seu motor, o clássico 2.0 que também equipa o Vectra, dispensa comentários.
Aproveitando o momento, é interessante falar também da Meriva, minivan de 5 lugares que concorre com Idea, Scenic e talvez até com Picasso. Lançada em 2003 (ano/modelo), nunca teve nenhuma alteração significativa no deu desenho, ficando apenas em pequenas alterações de motorização. Se manteve entre as opções 1.4 e 1.8, mas atenção, pois na baixa cilindrada é melhor procurar pela opção econoflex, já que o 1.4 flexpower era o mesmo que equipava o Celta, o qual já falamos que não tinha limitador de giro.
Vamos falar um pouco sobre as versões, é sempre interessante buscar o melhor custo x benefício, mas para um carro desse porte não é bom abrir mão de itens como ar condicionado. A Zafira existe na versão GLS e CD até meados de 2005, a partir disso a nomenclatura é Confort, Elegance e Elite. Já para a Meriva o leque é um pouco maior, como ela foi gerada da plataforma do Corsa, suas versões são Joy, Maxx, Premium e a exclusiva e rara SS. Existiu uma versão CD lá no início, nos primeiros anos.
É bom lembrar que Chevrolet em geral tem uma mecânica extremamente confiável, o que significa dizer que são carros que podem ser comprados sem susto com km acima de 100 mil. Manutenção tende a ser um pouco mais cara que Fiat e Volks, no entanto quebram com muito menos frequência. Gosto de lembrar do Monza que tive há alguns anos, que efetivamente começou a querer visitar a mecânica lá para os 220 mil km. Fiquei 5 anos com aquele carro.
O mercado de minivans experimentou seu boom no início dos anos 2000, na década atual já se fala muito mais em SUV, basta olhar pelas ruas e ver a quantidade de Renegade e HR-V que estão por aí. Mas ainda assim para quem quer um excelente carro para acomodar bem a sua família, aos boas e altas Meriva e Zafira estão entre as muito bem cotadas para merecer um lugar na sua garagem. Aqui a questão é simples, design aprovado pelo mercado e marca forte.
Para tanto, na Zafira irá se desembolsar entre 20 e 30 mil reais, considerando ano e estado geral, para um exemplar em bom estado. Valor que no caso da Meriva traz a curva para 15 a 25 mil. São valores justos por um carro dessa categoria, lembrando que quanto mais barato e mais antigo, maiores são as dificuldades na hora da revenda. Se você procura um carro com ótimo e confiável motor e precisa de muito espaço, vale a pena prestar atenção nessas Chevrolet!
Nas versões CD 2004 e Elite 2010 a Zafira, e no meio um belo exemplar SS 2006 da Meriva.
Nenhum comentário:
Postar um comentário