Um concorrente de peso, mas com pouca tradição e um nível de desconfiança acima dos rivais. Sim, parece radical, mas é assim que se deve encarar um Citroen, sobretudo quando ele é de uma categoria mais robusta como a das minivans. Como disse no artigo anterior, a Scenic reinou sozinha apenas por alguns anos, já que na França sua rival já estava no mercado praticamente junto com a Renault, nada mais natural que ela também viesse ao Brasil. Citroen Xsara Picasso.
O Xsara era um conhecido do brasileiro desde a metade final dos anos 1990, na realidade hoje ele é um carro difícil de achar, mas em virtude do seu preço baixo sua manutenção já nem assusta mais. Já a Picasso (na realidade o sobrenome acompanha todas as minivans da marca) foi apresentada aqui em 2001, e sejamos sinceros, era muito superior à Scenic em quase tudo. Mas como o mercado não avalia só equipamentos, foram atributos como a confiabilidade e preço que deixaram a Renault sempre à frente. Teve apenas uma reestilização na grade em 2008.
Mas e hoje, 15 anos após seu lançamento, o que a Picasso tem a oferecer? Basicamente a mesma coisa que a Scenic, mas com um detalhe fundamental, a Picasso é e sempre será mais imponente e chamará mais atenção. Independente de quanto se pague por uma, ela sempre vai parecer mais cara, pois desde o lançamento ela é considerada um carro de classe superior. Primeiro porque a Citroen carrega status, é assim com o C3 e assim é com outros carros da marca, e segundo porque na época de boas vendas, ter uma era considerado outro nível.
É lógico que ela carrega a mesma fama de qualquer francês, tendência a dar manutenção com frequência e alto custo. Mas justiça seja feita, muitas vezes não é a marca ou o modelo, mas sim o mercado em que ele está inserido. Carros como o Peugeot 206 e os anteriores 306 foram comprados por pessoas que pensavam em exclusividade, e ao passar para o segundo dono já sofreram da típica negligência de manutenção, o que os torna péssimo negócio hoje após mais de 15 anos de alguns.
Com a Picasso isso ocorreu numa proporção bem menor, pois essa categoria é de pessoas que ficam mais tempo com o carro e quando as revendem tem maiores chances de passar por donos mais cuidadosos. Em suma, hoje em dia é possível encontrar Picasso com 10 anos de uso e menos de 100 mil km, super bem cuidadas e que com o devido aporte em revisão (veja o quanto o investimento inicial pode minimizar problemas futuros) podem se tornar excelentes carros para sua família.
A versão minivan da Xsara foi descontinuada em 2012 após um relativo sucesso ao longo do tempo, sua substituta natural já estava entre nós desde 2008, e diferente da Grand Scenic, os donos de Citroen migraram, basta ver a quantidade de C4 Picasso nas ruas e nas lojas. Outra que traz o sobrenome é a C3, lançada em 2012 e hoje atende apenas como Aircross. O Guia é dedicado à Xsara Picasso, mas os irmão mais novos podem ser opção bem interessante para quem quer investir em um veículo mais moderno.
Voltando então à velha Xsara, suas versões 1.6 lá de 2001 podem facilmente ser encontradas abaixo de 15 mil reais. Na faixa exata dos 15 já se encontram modelos 2003/2004 até mesmo com motorização 2.0. A última versão ainda estrela nas lojas perto de 30 mil, mas com uma boa procura se acha um veículo em excelente estado com até 5 anos de uso por apenas 25 mil. Não espere vida fácil na revenda, mas se você pensa em um carro para uso e família, e além disso uma boa dose de classe, invista e aproveite.
Começando pelo modelo 2010, talvez o melhor custo x benefício para quem quer um carrão a bom preço e não tão antigo; passando pelo 2003 e fechando com um C4 2008. E no vídeo, uma das milhares de bandas menos conhecidas que podem te render boas horas de boa música, Cheap Trick!
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