Este é um grande concorrente de muitos automóveis já tratados aqui. Mesmo eu nunca tendo tido um, já os avaliei, já os dirigi, e conheço um pouco da sua história e dos seus benefícios. Sua base é a do Corsa de 1994, há quem diga que ele deveria ter sido apenas uma geração do Corsa, mas a possibilidade de uma boa jogada de marketing e a instalação de uma nova fábrica no RS acabaram fazendo a GM repensar e lançar um dos carros mais queridos dos anos 2000. Hoje falamos sobre o Celta.
O desenho arrojado e a promessa de custar pouco foram fundamentais para o sucesso deste popular. Lançado em 2000, oriundo de um projeto brasileiro, desenvolvido a partir da plataforma do conhecido Corsa, foi uma revolução no mercado. Além da sua fonte de inspiração, brigava com velhos de guerra como Gol, Palio e Uno. Foi apresentado na versão 2 portas e somente no fim de 2002 foi lançada a versão com portas traseiras. Não chegou a constituir família, tendo apenas a primeira geração do Prisma como um derivado distante.
Bom de dirigir! Esta provavelmente será uma frase corriqueira de quem tem ou já teve um Celta. De fato ele possui uma agilidade no transito que merece destaque, parte por seu tamanho e parte pelos seus motores considerados potentes para o pequeno hatch. Mas atenção, há um porém quando se fala em motor de Celta que muitos donos desconhecem. A GM atrasou, para não dizer retirou, o limitador de giro dos motores 1.4, ou seja, se você pisar o carro vai muito, mas se você pisar demais o motor quebra antes dos 150.000 km.
Vamos à sua evolução. Do seu lançamento até 2005/2006 só motorização, acessórios e a adição das portas em 2002. Disponível nas versões 1.0 e 1.4, este último virou ícone de desempenho entre os pequenos, mas atenção ao detalhe do limitador. Em 2007 ele estreou um novo desenho de frente e traseira, visual que leva até hoje. É um carro que fez e faz muito sucesso entre o pessoal que gosta de adereços. É muito comum encontrar carros com saias laterais, spoilers e rodas esportivas. A GM sempre disponibilizou boa lista de opcionais, ou seja, ar e direção são possíveis de achar.
Eu conheci alguns perfis de donos de Celta. Desde primeiro carro para meninas solteiras até carro de família pequena, uma coisa é certa, foi a opção pelo custo-benefício. Um carro que atende bem no dia a dia, pode-se encontrar bem equipado e em excelente estado. Em paralelo, se há um carro que atrai um ex-dono de Celta é o tal do Onix. Evolução de categoria é a fórmula que tornou o irmão sofisticado o campeão de vendas de 2015. Mas mesmo assim, quem ainda não está com essa bola toda pode aproveitar muito bem o pequeno popular.
Vamos falar um pouco sobre o Prisma, sedan de pequeno porte lançado em 2008/2009 com a base do Celta. Seu estrelato tardio acabou lhe trazendo sérios problemas, no mercado apenas até 2012 como sedan do Celta, o seu nome acabou migrando justamente para o três volumes do Onix. É um carro com todos os pontos fortes do Celta, mas hoje em dia é tratado com preconceito similar ao que atinge o Fiesta sedan street, uma versão do pequeno Ford disponível até 2003. Se você não tem preconceitos pode ser uma boa opção de Celta com amplo porta malas.
Por fim, falando de valores, os primeiros modelos duas portas de para-choque preto podem ser encontrados em bom estado entre 9 e 10 mil reais, já um automóvel da geração acima de 2006 já com 4 portas e completinho vai custar em torno de 16 a 17 mil, dependendo do ano. Há modelos com quilometragem muito baixa, acima de 2010, em torno de 20 mil, mas aí entramos em valores que já compram Fox, Sandero e o próprio Corsa de segunda geração. Vai de cada um, mas eu iria nos maiores e mais sofisticados. No geral, até uns 16 mil o Celtinha é uma ótima opção!
Forte abraço!
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