Depois de uma semana de desabafo político, é bom voltar ao universo das finanças pessoais, que querendo ou não, afetam nossa vida tanto quanto a política, mas nesse caso a gente sente mais o aperto no bolso do que mudanças de leis e subidas discretas de impostos.
No universo atual não há quem não precise de dinheiro. Sair de casa implica em algum gasto, seja de curto ou longo prazo, seja de pequeno ou grande porte. Acordar de manhã e acender uma luz é gastar.
A maioria das pessoas que conheço são trabalhadoras, ainda que alguns estejam à procura, ou de repente são empresários, o que em muitos casos são trabalhadores da mesma forma ou até mais. Enfim, praticamente todos tem algum compromisso ligado à geração de sua renda que está diretamente ligado à sua capacidade de honrar seus gastos. Pois bem, há categorias que estão num nível acima, que não precisam se preocupar com os gastos porque ganham muito mais do que sua capacidade de adquirir novas dívidas. Chamamos isso de políticos. Brincadeira, mas nem tanto.
A população em geral, as pessoas normais, precisam saber administrar seus ganhos para que esses possam suprir seus gastos. Gastos no tempo imediato e também gastos futuros, dai a importância em se planejar as coisas que se quer fazer, que se quer comprar. E não há nada forma melhor de garantir seus planos do que montar um outro plano. Um plano de investimentos.
Um plano de investimentos é algo simples e você pode fazer a qualquer momento. Pegue a base de seus ganhos e coloque no topo de uma planilha, esse será o seu crédito, será o valor de entrada. Deste valor você irá deduzir um a um com descrição todos os seus custos de manutenção do seu padrão de vida. Nessa hora vão as contas de água, luz, telefone, internet, parcela do carro, da casa, da tv, academia, e qualquer outro custo que seja mensal. Depois é a hora de deduzir os custos variáveis, na verdade é aqui que deveria entrar a tv se você não tivesse parcelado ela em 36x, aquelas roupas compradas no crediário em 4x, o cartão de crédito que você sabe exatamente quanto foi, e ouros custos que podem variar de um mês para o outro mas sempre estarão lá. Após você fará uma das coisas que julgo ser a mais importante, irá separar seu dinheiro em cotas semanais, e essas cotas irão refletir os seus gastos entre segunda e domingo. Simples, você calcula o quanto gasto de gasolina por semana (para quem tem carro, o gasto mais importante), depois você estima o quanto gastará com bobeiras do dia a dia. Você precisará de uma cota dessas para quantas semanas tiver o mês antes de você receber de novo. E feito isso, você terá distribuído seu montante de ganhos no intervalo que você leva para ganha-lo. O que sobrar você consegue investir.
Eu garanto que muitas pessoas chegaram na parcela da tv e já haviam zerado o saldo inicial. Pois bem, nesse caso meu conselho não é para o hoje, mas sim para um futuro próximo. Você não precisa comprar tudo que vê na frente! Contenha seus impulsos de consumo! Pergunte mais de duas vezes se você realmente precisa comprar isso agora. Acredite, em pouco tempo você estará dizendo muitos nãos.
A disciplina e por muita vezes o "ser chato" são a chave para poupar. Quem poupa pode investir, quem investe toma gosto pela coisa e passa a querer mais, quem entende e consegue investir de forma diversificada consegue juntar dinheiro para os gastos que antes só se parcelava. A regra é simples, dinheiro é feito para usar, mas pague tudo a você antes, e depois vá gastar. Tenha a reserva de emergências que eu tanto falo, e na hora de dizer "eu não tenho dinheiro" tenha certeza que é porque você não se permite usar da reserva e aprendeu a controlar seus impulsos.
O ensaio de hoje traz carros que eu provavelmente poderia financiar, mas que eu possivelmente não conseguiria manter devido aos altos custos. para quem gostar de carros e não se importa com aquele falso status do carro zero, a dica é investir naquilo que você consegue manter. Não importa se é um Fusca ou uma Bmw, o que importa é não ser um peso no seu orçamento. Da primeira para cá, Alfa Spider, Frontier Attack e Kia Opirus; esportivo, pick up e sedan de luxo.
E no vídeo da semana, uma rara música, interpretada apenas neste álbum ao vivo do Metallica!
Grande abraço galera e o meu muito obrigado!
Nenhum comentário:
Postar um comentário