sábado, 1 de setembro de 2012

À base de troca...

Funciona melhor se as relações pessoais, sociais, econômicas, políticas e quaisquer outras, sejam sob a forma de uma via de duas mãos. Quando podemos ofertar algo que é necessário e receber algo que nos falta, simples assim como seria fácil agradar a mais do que o simples hoje.
Um raríssimo De Tomaso Pantera!

Na economia o mundo funciona a trocas óbvias, produtos x dinheiro, tão claro como aquilo que vale mais custa mais? Nem sempre. A lei é que aquilo que é mais procurado custa mais. A máxima da oferta e da procura. As velhas regras da inflação, crédito, juros e outras que já estamos quase cansados.

Mas a verdade é que o tradicional se renova a cada dia, e aquilo que parecia só teoria volta à tona e temos que refazer inúmeros cálculos para descobrir tudo que já sabíamos. Que num mundo onde vale a lei da minha vantagem, nem sempre recebemos de volta tudo o que doamos, nem sempre o melhor é o mais caro, nem sempre o mais caro é o que vale mais. Para qualquer coisa que queira comprar, há uma série de decisões a serem tomadas. Se preciso disso, se posso pagar, se quero mais do que a outras coisas, se não terei que abrir mão de muito. A ilusão do cartão de crédito, a ilusão do próprio crédito, é arma carregada que colocam na tua mão, mas o gatilho quem puxa é você mesmo, somente se quiser. Não te preocupes, nem sempre esse crédito fere. Às vezes só arranha e se cura em suas 10 ou 12 parcelas. Mas, em horas que parece não ter mais opção, pode ser um caminho sem volta. Teu sono irá dizer por si só.
Hot Rod argentino no encontro internacional, AIC 2012.

Num desses dias estava conversando com alguns amigos e chegamos a algumas conclusões acerca das assistência de cartão de crédito. Sabe aquele cartão para ricos que tem socorro mecânico? Já pensaram que ricos normalmente andam com carros novos que raramente dão problemas? Ou seja, eu pago um pouco a mais para ter o tal cartão e a administradora fica tranquila sabendo que será difícil eu usar tal serviço.

E agora, falando um pouco sobre nossos juros, a selic caiu de novo, desta vez para 7,5% ao ano. O que isso implica? A poupança irá render ainda menos, junto com todas as aplicações em geral. Me parece que é um tempo de rever as regras de investimento. Para quem quer, e gosta de, ganhar dinheiro sem fazer muito, essa não é uma boa hora. O dinheiro "parado" nunca rendeu tão pouco em nosso país. A indicação é pura e simples para manutenção de reservas.

Pode parecer absurdo, por ir contra a maioria de minhas filosofias, mas é sim uma hora boa para compras. Não garanto que seja a hora de comprar um carro. E sabe por que não? Porque você não está preparado para os custos! Leve em conta o que escrevemos nos últimos posts e se a resposta for sim a todas as indagações anteriores, aí talvez você esteja apto a arcar com sua nova família chamada automóvel. Se não, a hora é boa para comprar um computador, uma televisão, pintar a casa. Investir em você de um jeito que não lhe traga compromissos maiores dos que o que você pode assumir.
Opala cupê 1984, ícone nacional com 2 portas e 6 cilindros.

A regra número um para assumir grandes bens, como um carro ou uma casa, é não reclamar de dinheiro. Nunca! Se você é daquelas pessoas que atrasam a conta de luz porque estão sem grana, se é daquelas pessoas que pede um troquinho aos amigos no bar para não ficar feio. Se você é daquelas pessoas que vende o ticket refeição para dar uma respirada. É lógico que você não pode pagar um carro! Não interessa se é em duzentas parcelas. Gasolina, ipva do ano seguinte, óleo, manutenção. Nada disso vem embutido no financiamento! Uma das coisas que costumo dizer sempre é, pense antes de fazer qualquer coisa.

Aliás, o ato de não reclamar de dinheiro é como um mantra que só traz coisas boas. Quando você para de resmungar e começa a se concentrar, é como se você canalizasse energias positivas que trazem mais para você. Pense com calma e com os pés no chão que o dinheiro nunca mais será motivo de dor de cabeça. Sua decisão mais difícil será escolher, de qual aplicação você irá resgatar, quando surgir aquele problema para pagar.

Mais um post rápido e simples, falando sobre a economia e as finanças pessoais. O ensaio da semana é mais uma coleção de boas fotos do mundo dos automóveis e para fechar com rock n' roll, mais um clássico dos anos 1980. Espero que gostem.


Uma ótima semana à todos, abraços e muito obrigado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário