Essa é para quem acha que guardar dinheiro é tarefa difícil...
Qualquer um de nós com um pouco (tá ok, para alguns um muito) de disciplina financeira pode se tornar um poupador e até mesmo um investidor. Segue um breve passo a passo de como isso é possível:
1 - Se controle e não gaste com besteiras.
É muito simples, trave seu orçamento. Ao chegar no limite do que você havia estimado para poupança, simplesmente pare de gastar como se a grana já tivesse acabado! É radical mas funciona.
2 - Tenha metas e saiba onde guardar.
Se você recebeu uma grana boa, 13º ou um PLR gordo, não coloque na poupança. Compre um CDB pós-fixado que lhe garanta 100% do CDI. Mas lembre-se, dinheiro não é farra, não é diversão, se você quer ver o resultado, deixe ele bem guardado por pelo menos 12 meses.
3 - Arrisque, você verá como é bom ganhar dinheiro.
Pelo menos uma vez por ano separe de 300 a 500 reais e brinque com um fundo de investimento atrelado ao mercado de ações. Não é nada raro ganhar 10% em um mês! Mas acompanhe diariamente, se perder mais de 3% em uma semana resgate na hora. Nem sempre se ganha. Lógico, esse valor é para quem está começando a vida. Você pode brincar com 3000 se estiver sobrando!
4 - Tenha noção de portifólio.
Nunca, mas nunca mesmo, coloque mais do 20% dos seus investimentos nas modalidades de alto risco. O ideal é algo em torno de 60% em CDB, 25% em renda fixa e poupança para uma liquidez imediata e coisa de 15% no mercado de ações (para descontrair).
5 - Construa patrimônio.
Pense seriamente numa casa própria, e apesar de não ser um bom investimento, um carro é sempre um bem durável que pode lhe trazer ótimos benefícios. Se você estiver num ritmo bom, pense na compra de um terreno ou apartamento para investir. Imóveis são sempre uma boa opção.
6 - Saiba onde pisa.
Algumas pessoas podem não acreditar, mas se você segue estes passos você nunca mais irá entrar em crises sérias ou nem mesmo vai correr o risco de se pegar sem dinheiro. Você simplesmente pára de gastar com idiotices e pode aproveitar melhor seu dinheiro. Inclusive na diversão.
Ninguém precisa deixar de curtir a vida, só que tudo tem sua hora e se você souber usar bem o que têm na mão ele pode se multiplicar.
Pare de trabalhar para conseguir dinheiro feito um louco. Deixe o dinheiro trabalhar um pouco por você!
Some kind of Monster...
De novo? E agora, o que METALLICA tem a ver com economia???
É como eu gosto sempre de dizer. Tudo têm a ver com Economia!
É a banda de metal mais bem sucedida da história! Mas vamos com as rápidas...
- Ao contratar Robert Trujillo para substituir o ex baixista Jason Newsted em 2003, a banda deu ao ex baixista que tocava com Ozzy a quantia de 1 milhão de dólares! Só para "provar" que ele estava mesmo entrando para a banda.
- Kirk Hammet pode até não parecer, mas gosta de investir alguns dólares em esportes. Praticante ocasional de surf e montain bike, também é chegado decoração digamos, não ortodoxa.
- James Hetfield. Com esse cara eu me identifico, torra muita grana em carros e motos! Já teve automóveis premiados em eventos de customização e pratica provas de arrancada.
- Lars Ulrich é colecionador de quadros! Sim, e também me parece o mais investidor de todos. Em certa ocasião ele vendeu um dos quadros de sua coleção por 12 milhões de dólares!
A banda já vendeu mais de 150 milhões de discos pelo mundo, 25 milhões destes são de um dos álbuns mais vendidos da história da música, Metallica, de 1991. Álbum feito em homenagem ao ex baixista Cliff Burton, morto em 1986 num acidente de ônibus.
Pouca gente lembra dessa, mas em 1982 o guitarrista do Metallica era Dave Mustaine, hoje lider da banda Megadeth, o cara foi expulso da banda por beber demais. Entrando Kirk em seu lugar, que por sua vez teve aula de guitarra com ninguém menos do que o mestre Satriani.
Tive a oportunidade, em 30 de janeiro de 2010, de ir ao show da turnê Word Magnetic Tour em São Paulo. E posso garantir, que além de ter sido o melhor show que eu fui na vida, O Metallica é a melhor banda de metal do mundo!
E caso não tenha ficado claro, essa foi a dica de música de hoje.
Gostaria de agradecer imensamente aos que têm me acompanhado, e que se danem àqueles que não entendem que a empolgação faz parte de uma vida bem vivida.
Não espere, assuma que você é feliz hoje, e faça valer a pena!
...And Nothing else Matters...
Me arrepiei ao escutar Metallica no seu casamento, rs... Abraços
ResponderExcluir