sábado, 4 de junho de 2011

Planejamento (Viagens e Carros).

Todos temos uma clara noção de que Viagens e Hobbies gastam dinheiro. Mas não é por isso que vamos deixar de nos dar este momento de prazer e descontração. Então vou dar algumas dicas que acredito serem úteis para aproveitar essas coisas sem comprometer suas finanças.




Vamos começar falando em viagens e eu vou usar de exemplo uma visita recente que fiz com a minha esposa à Buenos Aires, capital da Argentina. E aqui o legal é que como eu conheço muitas pessoas que foram para lá nos últimos dois anos, então vai ter gente para concordar e desmentir tudo que eu falar.

É básico, se interesse por onde você vai.
- Pesquise mais de uma agência que tenha pacotes para o seu destino, pois você pode conseguir boas diferenças de preços ou serviços adicionais.
- Estude no google maps, fazendo isso eu e minha esposa conhecemos praticamente a cidade toda a pé, de metrô e poucas vezes usamos táxi. Nossa próxima ida deve incluir até pegar ônibus lá (pois é gostamos de aventuras, quem já foi sabe do que eu estou falando).
- Pegue dicas de lugares em blogs, além dos tradicionais, Hard Rock Café, Recoleta e La Boca. Uma dica que eu deixo é o restaurante Siga La Vaca. Churrascaria incluindo um litro de cerveja e uma sobremesa monstruosa pelo equivalente à 30 reais.
- Onde? Em Puerto Madero, a área mais nobre da cidade, onde está localizado o Iate Clube, ótimas opções gastronômicas e muito bonito e romântico para passear.
- Prefira usar o cartão de débito ao crédito ou mesmo sacar dinheiro. No crédito você pagará taxas de utilização internacional, sacando você pagará taxa, enquanto no débito ele cai direto na sua conta, em reais.
- Se tiver como, leve um notebook, vai ser útil para você fazer pesquisas e entrar em contato com família e amigos. Sem falar que a quantidade de fotos precisa ser descarregada todo dia!
- Algumas lojas possuem um sistema que você, de posse da nota, poderá reaver o valor dos impostos pagos nas compras. Basta declarar no aeroporto que eles lhe dão crédito no seu cartão.
- Treine a lingua, você conseguirá se comunicar, conhecer uma nova cultura é um valor que você trará junto e não é mensurável.

Algumas coisas pontuais, mas há dicas que são genéricas e a principal de todas é, pesquise! Você sabe onde vai, o que quer de lá e como vai se virar. Com planejamento gasta-se muito menos!

Agora os Hobbies:



Sou louco por carros, tá aí meu antigo fusquinha para provar. Para vocês terem uma ideia, há uma miniatura dele junto aos noivinhos do bolo do meu casamento.

E aqui o papo é muito simples, não há necessidade de gastar quantias absurdas para ter um carro. Sendo bem aberto, comprei esse fusca por cerca de 3.800 reais. Lógico que todo carro tem manutenção, gasolina, óleo e cuidados mecânicos você terá com um Fusca ou com uma Mercedes, normal. E isso eu chamo de custos irreversíveis. Mas há o que podemos mensurar. Por exemplo, para o laranjão acima, eu troquei um pára-choque, retrovisores, faróis, uma roda, coloquei as calotas originais, revisei o motor e comprei um dado de pelúcia. Quanto eu gastei? Chutando alto uns 300 reais (sim gente, é um Fusca!) Fazendo isso, somando ao orgulho e prazer de dirigir uma beleza dessas, curtir muito, passear, ir em encontros, fazer amigos.

Ainda assim eu o vendi, no momento certo e no canal certo, por cerca de 5.500 reais. Lucro, sim, lucro comprando e vendendo um carro! Isso não é muito normal hoje!

Certas coisas, como viagens e carros antigos, são visto por muitos como dinheiro gasto sem retorno. Mas uma coisa eu garanto, o retorno em satisfação pessoal é tão grande que compensa tudo. E mesmo assim, se você souber "trabalhar" com o que têm na mão, conseguirá gastar pouco ou até lucrar!

Planejamento, a chave para fazer as coisas da forma mais eficaz...

Se adiante, fique de olho nas oportunidades. Uma promoção de passagem aérea pode ser o pontapé inicial para uma viagem de férias. Muitas vezes alguém "precisando" vender um carro é a chance de realizar o sonho de ter aquele modelo clássico.

Muito obrigado, e agora o blog está aberto a comentários sem a necessidade de ter uma conta google.
Comentem pessoal, quero ouvir críticas e sugestões. Sem falar que o meu e-mail é canal para quem quer falar mas não para todos.

Abraços!!!

3 comentários:

  1. Areee agora consigo comentar rsrs :) parabens pelo blog sempre passo por aki adoro as dicas...

    Abço

    ResponderExcluir
  2. Para um bom planejamento de viagens é necessário ir com calma e não cumprir muitos horarios pois isso pode acelerar o processo de stress

    ResponderExcluir
  3. Esse fusca dá saudades. O melhor carro que ja dirigi.
    Bjos Nei,
    Larissa

    ResponderExcluir