Calma que no lado B vocês irão entender o nome do post. Mas o começo do assunto é sério.
Atendendo a pedidos, o tema de hoje é: Bolsa de Valores, o que você precisa para começar.
Bom, como muitos de nós devemos saber, a bolsa de valores é um grande mercado onde se vendem fatias de empresas. Vendem ações, as empresas que chegaram num tamanho significativo a ponto de que seus sócios já estão cheios da grana e não querem mais apostar sozinhos. Portanto a empresa abre o capital e começa a receber dinheiro de qualquer pessoa, em troca de uns papéis e uns jurinhos de vez em quando.
Mas vamos lá, o que você precisa para comprar ações?
Em primeiro lugar você irá precisar de uma corretora. Que é uma instituição cadastrada para efetuar as operações na bolsa. Estamos acostumados a utilizar home brokers, mas estes são apenas aplicativos que as corretoras possuem para nos dar autonomia. Porém, sem a corretora não há home broker.
Ok, depois da corretora, que serve tanto para bolsa como outros tipos de investimento, você precisa abrir uma conta na Bovespa. Normalmente através da corretora, você envia alguns documentos via fax ou e-mail, como se fosse uma conta corrente em um banco qualquer. Aliás, é uma conta corrente, porque para comprar você precisa ter saldo nesta conta.
Aberta a conta, você irá, via home broker, ter acesso a todos os códigos de todas as ações. Aí é só escolher a que você quer comprar, digitar a quantidade, o preço que você está disposto a pagar, e enviar a ordem. Após alguns minutos, se você tiver sorte, as ações estarão em sua carteira e o saldo terá sido debitado em sua conta.
Bolsa é investimento? Sim. Bolsa é poupança? Não!
Nunca confunda bolsa de valores com lugar para guardar dinheiro, ações são para pessoas loucas (como eu) que gostam do risco de poder ganhar muito em pouco tempo, mas estão prontas para perder tudo.
Aí entra a dica, nunca use mais do que 20 a 25% do seu portifólio de investimento em bolsa de valores. Nunca mesmo! Porque se você perder, não terá como se recuperar.
Não sou um grande fã de poupança, mas tenho, acho importante termos uma quantia líquida a nossa disposição. Mas meus preferidos são os Certificados de Depósito Bancário (CDB), que é um acordo que fazemos com o banco. Eu lhe dou meu dinheiro e você me garante que daqui a um ano eu terei 11,75% de lucro, normalmente se usa a SELIC como referência.
Mas voltando às ações, sendo bem sincero, com menos de 500 reais já é possível comprar algumas boas ações, só é necessário calcular bem as quantidades e a segurança das empresas. Não aposte, prefira as tradicionais. Vale, Petro, Itau, Ambev, Bradesco, são tiros certeiros. Esteja atento aos analistas, as ações da Klabin renderam 30% em um ano, exatamente como divulgado. Basta se interessar e estudar, não é porque o mercado é de risco que você vai entrar comprando qualquer coisa e qualquer quantidade.
Conheço gente que comprou muito de uma ação muito barata, e o que aconteceu? Derrubaram ainda mais o preço da ação e até hoje não recuperaram. Esteja atendo às médias do período. Os papéis não vão simplesmente valorizar 50% do dia para a noite.
Tudo afeta a bolsa, um espirro em tóquio é capaz de derrubar grandes barreiras aqui no Brasil, então seja inteligente. Acorde cedo e acompanhe as bolsa pelo mundo, quando a nossa estiver aberta você já terá ideia de como será o dia.
Tenha noção de que tudo tem um custo. Corretagem, custódia, taxas, tudo isso é gasto que temos e precisamos levar em conta a cada operação realizada.
Tenha cautela, estude e pense 20 vezes antes de mandar uma ordem. Se você comprar uma ação ruim, você VAI perder dinheiro.
Para ficar rico é necessário muita grana para começar e muito tempo para acompanhar. Então se você ainda não tem essas duas coisas, faça como eu, apenas compre algumas ações (boas) de vez em quando e vá construindo seu patrimônio. Com muito trabalho e dedicação um dia nós chegaremos lá. Onde? Não sei, mas eu só quero garantir uma receita boa para meu futuro, talvez um dia abrir uma franquia de alguma coisa, cada um deve ter seus planos.
E para finalizar, gostaria de comentar o que é necessário para qualquer investidor. E com o perdão da piada. Dica de música de hoje:
É quase um piadinha sem graça mas é verdade, sem Capital Inicial ninguém sai do lugar. você vai precisar investir muito em poupança, renda fixa, CDB e outras modalidades antes de se arriscar na bolsa. Mas, não é um absurdo e nem há barreiras. De novo, estude, se interesse, busque as informações corretas. Hoje só dei um brefing, quem quiser realmente entender pode me mandar e-mails que eu ajudo com tudo que sei. Que não é muito, mas é o suficiente para começar.
Ah sim, a dica de música e o porque do nome do post né?
Esse recado é bem simples. Quantas vezes não nos sentimos assim? Quantas vezes o somatório de porcarias do dia a dia nos leva a estourar? Normalmente com quem? Com que nos ama! Por que? Porque confiamos que vão nos entender. Apenas cuidado. Porque tudo tem limites...
Obrigado mais uma vez a todos que me acompanham, de vez em quando rola um erro de português, uma falha na formatação, mas um blog é isso... É o momento, é o informal, é poder errar que vocês mesmo me ajudam a corrigir.
Grande abraço a todos os amigos e também aos que nem conheço!
Nenhum comentário:
Postar um comentário