sábado, 12 de agosto de 2017

Guia do Usado - Hyundai i30

Sou de um tempo em que haviam categorias de automóvel muito bem definidas no mercado. Haviam hatch, sedan, peruas e cupês, sendo esse último obrigatoriamente com duas portas. Claro, também haviam caminhões e caminhonetes e de uma forma ou outra os furgões que também viravam vans. Mas tudo isso foi se misturando e hoje em dia há cupês de 4 portas, peruas aventureiras, jipes e os adorados (embora eu não saiba bem o que são) crossovers. E dentro das categorias ainda há os tamanhos, como os hatch compactos e médios, médios como o Hyundai i30.


Embora ele tenha chegado num mercado com fortíssimos e tradicionais concorrentes (Golf, Astra e Focus) o i30 causou razoável impacto quando foi lançado em 2010. A Hyundai já havia provado que podia fazer bons carros (Tucson) e já havia se lançado no mercado de luxo com presença (Azera) então era hora de focar num público jovem e urbano, e nada mais jovem e urbano, e digamos bem sucedido também, do que um hatch médio.

Diferente do Azera, que só é encontrado na opção com câmbio automático, um hatch médio precisa ter opção manual, seja para satisfazer os puristas que ainda acham que esse tipo de câmbio representa uma proximidade maior da relação homem x maquina (eu inclusive), ou ainda para ter uma versão mais em conta e alavancar as vendas. Portanto, o i30 tem versão manual, e de motor se vale de um 2.0 que da conta do recado pelo tamanho do carro.


Embora ainda não seja uma marca consolidada, hoje em dia apenas alguns poucos ainda tem preconceito com isso. O mesmo povo que ainda fala mal de Renault, por exemplo. O fato é que a Hyundai está entre as marcas mais vendidas do país e tem mostrado qualidades para isso. o i30 é um dos motivos, pois trata-se de um carro que agrada um amplo público, de pessoas que gostam de um carro ágil e fácil de manobrar, mas que também precisam de espaço interno para satisfazer mais de uma pessoa.

Não se trata só de idade, conheço muitos consumidores na casa dos "acima de 40 anos" que gostam desse tipo de carro, assim como os "na faixa dos 30" que gostam mesmo é de sedan. Eu ainda fico em dúvida, pois um sedan sempre será um sedan, mas uma perua bem acertada costuma mexer muito com a minha cabeça. Aliás, o próprio i30 tem essa versão, a chamada CW, mas que infelizmente não tem a harmonia do hatch. Um dia posso fazer uma lista de peruas que são melhores do que os carros dos quais derivam, e a CW não estará nela.


Acho desnecessário falar sobre manutenção nos meus textos, nossa ideia é mercado e impressões de compra e venda, mas caso haja interesse eu recomendo fortemente uma pesquisada em outros níveis sobre a questão de custos. No entanto, hoje em dia o que define os gastos de manutenção é sim a categoria dos carros e não mais suas marcas ou modelos. A manutenção de um i30 não será muito diferente da de um Golf ou Focus, mas nunca espere que ela seja a mesma de um Gol ou Fiesta.

Esqueci de mencionar que o i30 teve uma reestilização em 2013, como vemos na evolução das fotos. Um modelo 2010 parte de R$ 35 mil reais (da para encontrar por menos), enquanto que os pós face-lift, a partir de 2013, beiram os R$ 50 mil. Há também as versões CW, como já citamos, lançadas em 2012, podem ser vistas na casa dos R$ 40 mil. No geral é uma opção de carro completo e sofisticado para quem quer um status extra no seu dia a dia.


Nas versões 2010, CW 2012 e 2014. Por hoje é isso, aquele abraço!

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