sexta-feira, 12 de agosto de 2016

Guia do Usado - Ford Fiesta

Na ansiedade em falar dos carros que já tive, depois me empolgando para modelos que sempre gostei, acabei esquecendo por um momento de um popular que já está no mercado há pelo menos duas décadas. Um modelinho da Ford que tem muita história, está entre os mais vendidos da marca pelo mundo todo e é uma excelente opção para quem procura um bom carro para chamar de seu. Hoje em dia já não pode ser considerado tão popular, mas o nosso foco começa um pouco antes. Hoje é dia de Fiesta.


Trazido ao Brasil em meados de 1993/1994, a geração que chegou por aqui era fraca, fraca no desenho e na proposta, o nosso Escort Hobby era mais bonito. Muitos só conhecem o Fiesta de 1996 em diante, aí sim um belo carro, com o padrão da época, bons equipamentos e excelentes opções 1.3 e 1.4 de motorização. O problema dele era estar num mercado dominado pelo imbatível Gol bola, Corsa e Palio de primeira geração. Mas ainda assim se manteve na disputa, tanto que em 2000 ganhou um novo farol, mais agressivo e a versão sedan em seguida.

Já num momento de Gol G3, Novo Corsa e Palio remodelado, a Ford faz do Fiesta um mini-Focus em 2003! Para os puristas o carro perdeu um pouco do prazer de dirigir, mas como o mercado não entende muito disso, o Fiesta virou um sucesso. Entre 2003 e 2007 foi bem, em 2008/2009 a Ford estragou um pouco o carro com um farol feio e só se recuperou em 2011 com uma frente bem mais harmoniosa. Tanto que essa versão seguiu até o lançamento do Novo Ka (modelo que matou o Fiesta de entrada, deixando apenas o superior New Fiesta na parada).


O ponto alto dos fiestinhas de 1996 até 1999 são as versões completinhas com motor 1.3 e 1.4 que da pra encontrar barato e em bom estado. Para quem precisa de um carro simples para o dia a dia, essa opção traz o conforto que não se acha em outros carros da época. Já para as versões 2000 em diante, já está disponível o motor 1.6, um canhão que faz o pequeno Ford ficar bem divertido. As opções 1.0 são sempre presente e muito viáveis. Por se tratar de um carro de entrada, até mesmo versões básicas e duas portas podem ser bom negócio.

Chegando em 2002/2003, passamos a contar com um novo carro, somente na versão de 4 portas, bons equipamentos e um conceito adotado pela Ford que colocava o Ka na posição de popular enquanto o irmão maior ganhava status. Esse modelo é muito bem aceito e não sofreu mudanças drásticas até o lançamento do New, embora eu ache o modelo 2009 a 2011 feio, é uma opção para quem procura um popular. Nessa época se oficializou o sedan que seguiu até o lançamento do Ka+.


Da fase mais abrangente do Fiesta, os motores 1.0 e 1.6 podem ser considerados confiáveis em todos os níveis, cuidado apenas com a versão Supercharger (um equivalente aos Gol e Parati 1.0 Turbo) pois esses motores de potência elevada costumam quebrar com mais facilidade. Como estão fora do mercado a mais de 10 anos eu não recomendaria a compra de um, até porque geralmente foram usados por pessoas que gostavam de acelerar e podem ter forçado a barra.

E assim chegamos aos 25 mil reais pagos por um modelo 2014 completo, passando pelos 15 a 17 mil pagos numa versão 2006 em bom estado e chegando aos 10 mil que se paga num modelo Street de 2000 a 2002. Os modelos 1996 a 1999 valem em torno de 7 mil reais e o último 1995 que eu achei à venda (praticamente em estado de 0km) estava sendo vendido à 5 mil. São muitas opções no mercado de usados, uma boa procura que considere pelos menos uns 4 a 5 carros é necessária. Carro honesto e justo para o dia a dia!


Como eu não sou qualquer um, eu curto mais o Fiestinha Street lá de 2000, na sequencia temos um sedan 2005 e por fim um 2012 do último modelo antes do lançamento do New. O popular ficou por ali. E pra fechar um pouco de Grand Funk Railroad!

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