quinta-feira, 19 de março de 2015

Não podemos perder a esperança.

A economia é exatamente igual a uma depressão. E quando digo depressão eu quero dizer a doença mesmo. Que me perdoem aqueles que já tiveram ou que tem familiares na situação, as minhas comparações são apenas ilustrativas e eu quero deixar bem claro que pouco entendo da enfermidade. Mas eu imagino que quem está se sentindo mal, só tende a piorar se não enxergar uma esperança no futuro.


Talvez para alguns a esperança esteja daqui a alguns anos, e para outros a esperança está até mesmo longe daqui. Mas o fato é que ela existe e deve ser para todos. O dólar vai subir ainda mais, a taxa de juros vai subir ainda mais, os preços irão subir e a taxa de desemprego também. Mas isso não é motivo para deixar de fazer planos, não é motivo para desmarcar viagens, deixar de concretizar sonhos. Só é preciso ter em mente que viver ficou mais caro.

E como nos preparamos para isso tudo? A resposta é simples, porém não tão fácil de pôr em prática. Cortes no orçamento aliados a uma maior responsabilidade financeira. Muitas famílias pagam mensalidades exorbitantes de clubes que utilizam duas a três vezes por ano. Isso é um exemplo de gasto que se pode repensar. Tenho um amigo, negociante de automóveis como eu, que paga uma taxa de 300 reais por mês para ter uma página num famoso site de lojas, teve de repensar, cortar. Será mesmo que a gasolina mais o estacionamento não estão pesando muito mais no bolso do que a paciência de pegar o ônibus?


É fase de repensar. Se você prefere sair às ruas para protestar porque está insatisfeito, eu até concordo e acho bacana, quem sabe assim o governo concentre algum esforço em tentar melhorar as coisas. Mas no fundo, de nada adianta se não cuidarmos de nós mesmos. O governo não aumentará nossos salários na proporção de que está aumentando os impostos, portanto, precisamos saber que viver ficou mais caro.

Agora uma interessante notícia que chamou minha atenção essa semana. O Facebook irá disponibilizar no EUA, através do WhatsApp, a possibilidade dos usuários fazerem transferências de valores em contas corrente utilizando o aplicativo. E de graça! Imagine, você foi almoçar e esqueceu o cartão. Seu amigo lhe paga a conta, mas antes que ele passe o cartão no restaurante a sua parte já está na conta dele.


Um pequeno passo para os usuários de aplicativos, mas uma grande dor de cabeça para os bancos. Ainda mais num país como o Brasil, com um congresso movido a lob (pressão de um determinado grupo ou setor em prol de interesses próprios), onde os bancos fazem isso, mas cobram caro pelo serviço.

De qualquer forma, antes que eu possa transferir grana para meus amigos via zap zap, é mais importante que eu tenha dinheiro. E isso vai depender da forma como cada um de nós enfrentará um ano que não deve ser dos mais fáceis.

E quando eu digo enfrentar, significa planejar, cortar gastos se for necessário, mas ao mesmo tempo investir nas duas coisas que mais têm retorno na vida. Capacitação e bem estar. É preciso estar pronto para, no mínimo, não estar do grupo que irá entrar na estatística do desemprego. E ao mesmo tempo não se deve deixar de curtir a vida ao lado das pessoas que te fazem bem, se for pra valer a pena, vale até pagar mais caro.


Você deve conhecer a música do vídeo de uma famosa série de tv da Fox. Mas saiba que o hit é bem mais antigo e pertence a uma banda chamada Journey. Mais uma das memoráveis baladinhas dos anos 1980. E é bom lembrar que os anos que foram fantásticos para a música, que também trouxeram automóveis incríveis para as ruas, também foram muito feios para a economia. 

Eu sei que parece incoerência falar em cortar gastos e colocar fotos de Camaro, Ferrari e Dodge, mas a verdade é que com planejamento e ao mesmo tempo seguindo seus sonhos, quase nada é impossível. Fotos de minha autoria. Valeu galera!

E hoje tem direito a Bis no vídeo, aí vai mais uma boa do Journey!


Um comentário:

  1. Concordo com o corte de gastos. Planejamento é tudo e os momentos de crise podem ser pensados como momentos de oportunidade. Li um livro bem legal sobr isso chamado "oportunidades disfarçadas", em que o autor relata casos de sucesso de empresas que souberam aproveitar os momentos de crise. Bjs Larissa.

    ResponderExcluir