quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

Rotina... Quando ela é essencial.

O Rápidas estava de férias que o último post foi na metade de dezembro? Na verdade as férias foram justamente do computador. Férias do Facebook, um momento para cuidar da família e, no meu caso, trabalhar, pois tive pouca folga. Mas aos poucos vamos retomando a agência de postagens falando justamente sobre o que faltou nessas últimas semanas. Rotina. Os horários, compromissos, tarefas, obrigações do dia a dia, todos eles podem ser traduzidos como a sua rotina, que embora eu saiba, alguns não gostam, é de fundamental importância em alguns momentos.


Quem já não reclamou da rotina em algum momento? Quem não gostaria de poder acordar mais tarde pra variar, sair do trabalho mais cedo, largar mão de um dia na semana para não fazer nada? Essas quebras de rotina são normais, saudáveis, até diria necessárias, mas sem a rotina o prazer dessas coisas não existiria.

Para algumas atividades, estilos de vida, ou até mesmo carreiras, a rotina não é tão importante, ou melhor dizendo, não é fator primordial. Mas eu conheço pelo menos duas rotinas que são imensamente importantes e devem ser implantadas com o objetivo do bem comum. A vida de um bebê e o seu dinheiro. Atualmente eu vivo as duas e posso dizer com propriedade que não há nada como a disciplina, horários, regras e atitude para essas duas situações.

Muito se fala que um bebê precisa de rotina, e eu não poderia concordar mais com isso, pois só a rotina dá a noção ao pequenino ser que ainda não consegue entender sozinho as coisas do mundo, como uma primeira virada de ano por exemplo. Hora de comer, hora de brincar, hora de tomar banho, hora de dormir. Lógico que o bom senso é um grande aliado, à principio tudo isso se faz na hora em que se tem vontade, partindo do óbvio que é comer e dormir. Mas o incentivo e uso de pequenas regras faz com que a vontade venha na hora certa. Ok, o blog é de economia, não sobre criar filhos, mas criar filhos é um exercício que envolve muita economia.


Mas enfim, o exemplo do bebê é só para ligar à realidade o que falaremos agora, e que muita gente não aprendeu ainda. Para o controle do dinheiro a rotina é essencial. O hábito de controlar bem a sua vida financeira, torna-se uma rotina da qual você não consegue abrir mão. Anotar os seus gastos, saber com clareza o quanto se ganha e o quanto se tem na conta, ver algo que se quer e saber no ato se pode comprar.

Planejar é mais do que simplesmente ver o saldo da conta de vez em quando e ter uma vaga ideia do quando ainda tem. É acompanhar passo a passo quais as entradas e saídas de sua conta, tendo inclusive o poder de fazer provisões de investimentos e reservas de saque. Ter as contas bem pontuadas, sabendo onde e como se gastou e qual conta deverá ser paga em qual dia.

A rotina de tratar bem seu dinheiro só pode trazer benefícios a você mesmo. Aproveite esse início de ano para anotar tudo. Mas atenção, nesse momento é preciso ser muito forte, pois a quantidade de impostos e gastos de início de ano são tantas que a primeira reação pode ser uma leve depressão. Mas não se deixe levar. Um ano que começa se pagando ipva e iptu, tem ao longo de sua estrada os acordos sindicais, pequenos aumentos, plr, até chegar ao 13º. Que se você seguir a risca os bom mandamentos de uma saudável rotina financeira, não será para pagar dívidas, e sim para pagar esses impostos do começo do ano, ou ainda, se você for mais disciplinado e guardar cotas para pagar o imposto do ano que vêm, o 13º vai ser só para presentes de natal.


O planejamento das festas de fim de ano de 2014 tem que começar aqui, nos primeiros dias do ano. Falta muito, mas o tempo passa muito rápido quando estamos cuidando do que é nosso. Comece cuidando bem do seu dinheiro e quando vier o seu filho você poderá aproveitar bem melhor os momentos!

Nos carros, um clássico MP Lafer, um Puma GTE e um Lada Laika! Fechando com música, mais uma boa dos Engenheiros do Hawaii.


É isso aí galera, abraços!

Nenhum comentário:

Postar um comentário