segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Aproveitar mais x Aproveitar melhor!

Um rápido contexto é suficiente para entender e introduzir ao post de hoje. Como eu disse a alguns meses, mulher está, ops, estava grávida. Pois é, o motivo de termos passado o carnaval em casa é porque sabíamos que nosso herdeiro poderia vir ao mundo a qualquer momento. E veio, na verdade veio de surpresa umas semanas antes do previsto. E é aqui que começa o post. Eu estou de férias e estou "perdendo" a minha licença paternidade de 5 dias. Mas vamos aos fatos: eu estava de férias sozinho, em casa, e agora terei os 10 primeiros dias de vida do meu filho para curtir com ele e minha esposa. Enquanto que a condição normal me possibilitaria apenas 5 dias. Na minha humilde opinião eu estou aproveitando melhor, mesmo que eu esteja fazendo do fim de minhas férias a minha licença.


Ok, deixando um pouco os status do meu face de lado, vamos falar de Economia, Carros e um pouco de Rock N' Roll. Se pensarmos bem, as situações em que somos obrigados as escolher a forma de aproveitar as coisas estão presentes em todos os momentos, todos os dias, o dia todo. Como sempre os primeiros exemplos que vieram a minha cabeça tem a ver com carros. Quando vamos em busca de um carro novo, ou um novo carro, é normal nos depararmos com propostas revoltantes, como avaliação do seu usado, por exemplo, mas nessas horas não é raro estarmos tentados a aceitar, devido ao que estivermos procurando. Lógico que eu não estou dizendo que é certo aceitar qualquer proposta, mas às vezes a avaliação mais valorosa não é a melhor. Tudo depende do resultado qualitativo da transação, para o principal interessado que é você.

É possível que existam ocasiões em que a melhor forma de aproveitar é também a mais quantitativa, mas isso é raro. A grande verdade é que no dia a dia devemos sempre escolher o que queremos, se é mais ou melhor. E isso vai variar de acordo com o modo das pessoas de ver o mundo. E isso não tem nada a ver com condição social ou escolaridade, isso tem mais a ver com todo o estilo de vida que falo sempre no Rápidas. Na medida do possível tento sempre manter o mesmo discurso em torno dos assuntos que posto ou que falo no dia a dia.


Essa forma de encarar as coisas é válida também para investimentos. Claro que um investimento que rende mais é sempre melhor para o investidor, mas há uma série de fatores a se levar em consideração. Taxas de administração cobradas pelos bancos, períodos de carência exigidos para o saque, formas de tributação que podem variar de modalidade para modalidade e um fator muito importante, a rentabilidade diária ou mensal. De nada adianta um investimento que renda mais do que outro no período de um mês se você pode precisar do dinheiro a qualquer momento e o rendimento vier somente de 30 em 30 dias. Talvez seja interessante abrir mão de alguns centavos em nome da liquidez imediata. E é aí que entra a importância da diversificação. Há opções de boa rentabilidade, opções de liquidez imediata. Opções de risco quase nulo até opções de risco alto.

Bom, são diversas situações que nos levam a pensar nas escolhas que fazemos, a escolhas que podemos tomar e a escolhas que precisamos tomar.


O ensaio da semana tras algumas escolhas, como um bom viciado em peruas (station wagons), algumas opções fora do comum dos 20 aos 100 mil reais. Da primeira, 300C, Passat e Volvo V40.

Para fechar com Rock, aquela boa passagem pelos anos 1980. Apesar do auge dessa banda ser no início dos 1990, o que caracteriza muito é o estilo e influência que a banda teve. Esta é tipicamente dos 80!


Foi um post simples e rápido, espero que tenham gostado. Abraços e muito obrigado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário