sábado, 14 de abril de 2012

Objetivos, a arte de ter o que esperar.

Você já esteve ansioso enquanto esperava algo acontecer? Já planejou uma viagem com antecedência e não conseguia pensar em outra coisa até que ela chegasse? Já quis comprar algo e mal podia esperar o dia em que fosse possível? Pois bem, você, como a grande maioria das pessoas, fez planos, traçou objetivos e teve pelo que esperar.
Por isso o Rápidas fala hoje sobre essa arte de esperar um objetivo se concretizar e a diferença entre os que demandam mais ou menos ação.

Não há nada mais comum do que iniciar um novo ano fazendo planos e promessas de coisas que se quer conquistar. Um dos grandes defeitos da humanidade é, primeiro, deixar para começar a fazer algo apenas depois do carnaval; segundo, traçar parte de suas metas de formas inalcançáveis para não poder se martirizar quando não conseguirem. Não importa o que você quer, queira algo que pode ter, saiba escolher aquilo que pode, de fato, lhe agregar. De nada adianta sua meta de vida ser tornar-se seu próprio chefe, se você não têm a capacidade de gerenciar nem a própria vida. 

Sobre metas de início de ano. Nunca espere demais, se você não as definiu lá atrás, pare agora e defina o que quer na próxima semana.

A vida só tem graça se você tem pelo que esperar, tudo são planos, tudo é planejamento. Mesmo que você não seja paranoico como eu, qual é a sua motivação ao levantar da cama todos os dias? Mesmo que você seja daqueles que vivem um dia após o outro, sem muito querer do amanhã, cuidado, pois amanhã você pode ser surpreendido precisando daquilo que não tem.

"Se o que eu digo não faz sentido, não faz sentido ficar ouvindo. Só que o que eu digo não é mentira, porque não faz sentido ficar mentindo."

O que é meta? É tudo aquilo que você deseja conquistar na sua vida, com um prazo definido. Um carro novo, uma viagem, reformar sua casa, comprar um casa, ter alguém para dividir tudo isso. Não importa qual o seu nível de vida atual. Garanto a você que, mesmo você só conseguindo olhar para cima, abaixo de você há um mundo lhe admirando. Às vezes até com inveja, um dos piores sentimentos existentes é capaz de lhe causar uma série de feridas. É como (para quem gosta de carro vai entender) aquele risco de meio fio naquela roda de liga-leve novinha que você ostenta com tanto orgulho.

Orgulho e ostentação, são duas coisas bem diferentes, mas que podem ser facilmente confundidas. Orgulho é o que você sente das suas conquistas, normalmente baseado na proporção do esforço que você dedicou. Ostentação é o que enxergam os invejosos, quando não sabem qual foi o esforço que você fez para ter as coisas.
Planejar é como um jogo dividido em várias fases, você se dedica a uma delas sempre pensando nas demais. Quando conquista um objetivo você precisa ter sempre outro em mente. Lógico que há momentos na vida em que você precisa "dar a volta" em obstáculos intransponíveis, mas a arte de se livrar das dificuldades está justamente em não ser obrigado a bater de frente com todas.

Há certas coisas na vida que demandam o esforço direto, outras são meramente a espera. Ou sendo mais específico, nem tudo depende de você. Há coisas na vida que só o tempo irá dizer se são feitas para você ou não. Apenas esteja atento ao mundo à sua volta, você não precisa embarcar em todas, só precisa não se arrepender das que deixou passar.

"Sei que parecem idiotas algumas rotas que traço, mas tenho que traça-las eu mesmo. Nem sempre faço o que é melhor pra mim, mas nunca faço o que não estou afim de fazer."

Muitas vezes a espera pode ser de dor, mas mesmo assim, não podemos tentar resolver o que não está em nossas mãos. Independente de qualquer crença ou religião, na dúvida apenas peça que tudo se resolva da melhor forma possível.

Para finalizar, percebi que uma coisa interessante quando falamos de música é fazer listas. Por que não então? Lista de bandas nacionais que fizeram a diferença. A ordem é quase que por gosto pessoal, incluindo algumas fora da mídia, e por isso não há números, apenas os nomes das que eu realmente curto, escuto e recomendo.

- ENGENHEIROS DO HAWAII
- BARÃO VERMELHO / CAZUZA
- CAPITAL INICIAL
- BIQUINI CAVADÃO
- CAMISA DE VÊNUS
- BLINDAGEM
- O RAPPA
- RPM
- CIDADE NEGRA
- PLANET HEMP

Talvez você concorde com um nome ou outro e certamente discorde de vários, ainda mais em detrimento de outros "grandes" nomes do que posso chamar de Pop-Rock Nacional. Mas essas bandas são as que mais curto ouvir entre as nacionais. E o primeiro posto eu já havia decidido a muito tempo,
Forte abraço e obrigado!

Um comentário: