domingo, 9 de outubro de 2011

Economia e Tecnologia

A semana foi marcada por um fato que não irá mexer com o mundo da tecnologia porque o legado já esta dado, mas sempre será lembrado pela memória de um dos maiores gênios do assunto. 05 de outubro de 2011, morreu Steve Jobs, mentor e fundador da Apple.
O post dessa semana é dedicado a esta personalidade e por isso vamos falar um pouco sobre a empresa, a cultura e a inovação que representa essa pequena maçã.

A empresa de informática de Steve Jobs foi fundada em 1976, tendo quase que como lema a ideia da simplicidade. Lógico que no início não eram os melhores computadores, mas tinham um conceito básico de funcionamento. Não é difícil imaginar que a vida não seria fácil, num mundo de Microsoft, mas aí estavam os caras fazendo você "pensar diferente".

Vamos agilizar bem essa parte pois o que interessa mesmo é 20 anos pra frente. Após alguns lançamentos não tão interessante e uma razoável mudança nas estruturas da empresa, Jobs foi desligado da Apple em 1985. Após isso ele não fez menos do que criar a Pixar. Sim, a principal produtora de animações de longa metragem é obra do cara também. Vendeu a empresa para a Disney e fundou outra empresa de informática, a Next (nada a ver com Nextel), que foi comprada em 1996 pela... Apple. Pois é, após essa reviravolta, Steve estava de volta para comandar, aí sim, a revolução das mídias portáteis.

iPod, iPhone, iPad. Um sucesso atrás do outro e a Apple se reposiciona no mercado, conquista não só consumidores, mas fãs e uma multidão de pessoas que passam a adotar a filosofia da empresa como um estilo de vida.

Falando nisso, tente discutir Apple com qualquer proprietário. Você verá que é praticamente impossível, os caras defendem que tudo num Apple é melhor. Se a Apple fosse uma marca de carro seria como uma Lamborghini, muito menos "popular" que a Ferrari, mas nasceu para bater de frente e derrubá-la, e quem gosta não admite comparações, a Lambo é melhor e pronto! 

A maçã é uma referência à Newton e a lei da gravidade. Meu primeiro contato com a Apple foi em 1995 quando a diretoria do colégio onde eu estudava decidiu equipar o novo laboratório de informática com 40 Macintosh zerinhos. Para quem não conhecia foi realmente uma revolução.

Hoje a Apple, que acaba de lança o iPhone 4, é uma das marcas mais valiosas do mundo, avaliada em mais de 35 bilhões de dólares. Só o iPad vende mais de 1,5 milhão de unidade mensais, e vamos concordar que não é um brinquedo muito barato. O faturamento da Apple gira em torno de 80 bilhões de dólares anuais. Você têm a mínima noção do que é isso? 80 bilhões de dólares!

Bom, fica aí nossa econômica homenagem a um dos grandes visionários da indústria de bens de consumo. Produtos inovadores, superiores, mas com interface simples e objetiva, capaz de agradar os viciados por tecnologia e também os que querem algo colorido para escutar música mas não têm mais fita cassete para pôr naquele walk man vermelho dos anos 80. 

Rápida de um parágrafo só.
Os meus amigos bancários que me desculpem, mas a média de todas as categorias foi 8%, então por que vocês precisam de tanto a mais? A greve dos bancos hoje em dia só acontece por causa da tradição. Se a população fosse um pouco mais inteligente poderia provar que agência não serve mais para muita coisa. Hoje em dia tudo se resolve pela internet ou na pior das hipóteses num caixa eletrônico. Não sou contra sindicato, muito menos contra a campanha salarial, mas por favor, sejam coerentes e não façam o povo pagar por dois ou três revoltados. O mundo capitalista é assim e só tende a piorar. Cada vez mais brechas para pagar um pouco menos, cabe a cada um de nós saber lidar bem com tudo que temos nas mãos.

Aliás, é só um comentário mas o assunto é sério. Tenho vivenciado muitos exemplos de pessoas com problemas financeiros. E a resposta é uma só. Enxergue suas prioridades! Metade do que as pessoas compram hoje em dia é inútil, não irá durar ou não irá servir para nada e as pessoas só o fazem para aparecer ou pelo impulso de comprar. Saiba dizer "disso eu não preciso" e nunca mais precise se lamentar por não ter alguns trocados para sair, ir ao cinema, jantar, passear. Adquira menos coisas inúteis e viva mais, a SUA vida, de preferência.

Para finalizar, eu gostaria de deixar uma dica de música dividida em quatro banda. Bandas curitibanas, boas e com presença.

A mais fodástica de todas, inspiração para as demais e das quais eu sou mais fã, Blindagem.

Uma das melhores bandas de reggae que eu conheço, Djambi.

Uma mais Metal, cover do AC/DC, mas com CDs de músicas próprias também, Motorocker.
"A moda é uma bosta, de Opalão e V8 a gente gosta".

E uma amostra hardcore, boa qualidade, boa sonoridade, Sugar Kane.

Abraços!






Um comentário:

  1. Me desculpe cara..mas essa tenho q comentar!....a media naum foi nada de 8 %...outras categorias foram de 7,5% pra baixo...e acha justo vc trabalhar tanto, cumprir metas...e no final o lucro nao ir pra vc?...se ninguem brigar meu amigo...daqui a pouco nem PLR vc recebe!...
    Rafael seu vizinho..heheheheh

    ResponderExcluir