quinta-feira, 23 de junho de 2011

Comentários Rápidos

O Rápidas nasceu num único e-mail, vi uma notícia interessante e resolvi compartilhar com alguns amigos. Estamos aí, 3 meses de Blogger + alguns meses em outro servidor e uns primeiros e-mails. Só queria dizer que é muito legal ver tantos acessos, inclusive de outros países, pelo menos eu sei que não escrevo só para mim.




Hoje o objetivo é ser breve mas sem nada muito específico.

Primeiro quero falar rapidamente sobre impostos.

Assim como qualquer pessoa no Brasil eu também acho que nossa carga tributária é absurda, lógico que para sustentar a corrupção a conta acaba saindo ainda mais cara. Mas tem umas coisas muito simples que algumas pessoas não entendem. Para o tamanho do Brasil, um país de proporções continentais, os impostos estão corretos! Certamente se houvesse uma reforma tributária bem feita em nosso país, não teríamos um reflexo muito grande em termos de valores. O que falta é sim uma transparência quanto à cobrança e quanto à aplicação da arrecadação. Nossa distribuição é ruim, sim é verdade, mas o sistema é que está desajustado e isso não é culpa nem do PT nem do PSDB. O Brasil precisa sim de uma reforma de tributos. Que nos cobre uma única vez e nos diga exatamente para quem vai, mas acreditar que os impostos vão diminuir? Não sonhe.

Na Economia não podemos sonhar muito, temos que estudar, planejar, implantar e resolver. Só isso.

Só um detalhe. Alguém aqui já ouviu falar na Grécia? Já ouviram que esse país está enfrentando uma crise econômica que está afetando toda a Europa? E sabiam também que um dos motivos é justamente a baixíssima carga de impostos? Pois é, um país sem dinheiro para manter os serviços à população e investir vai para o buraco também!

Não há mundo perfeito em Economia, o que há é que os que se preparam melhor sentem menos uma crise. E convenhamos, muita gente sofreu, mas 2009 para nós é passado e muita gente aqui soube aproveitar.

Comentários bancários:

Você sabia que o banco Itaú é o maior conglomerado financeiro do hemisfério sul?

Você deve saber que o Banco do Brasil é o primeiro banco do nosso país e que ele está assumindo parte da carteira do programa Minha Casa Minha Dívida (ops, Vida)!

O nicho da CAIXA é a massa, por isso ela não tem um banco premium em seu portifólio, mas eu a considero um dos melhores bancos do país, mesmo não sendo um banco mas sim uma Caixa Econômica.

O Bradesco se orgulha de estar presente em todos os municípios do Brasil, isso deve-se muito ao Bradesco Express, convênio com diversos estabelecimentos locais que funcionam como agentes bancários.

O Santander entrou solando no Brasil, abocanhou alguns bancos e está investindo pesado em marketing e liberação de grana para crescer (um pouco que a qualquer custo).

Não por acaso eu deixei um cara por último. Alguém aí lembra do Bamerindus?
O HSBC hoje é o maior banco do mundo! Mas o seu objetivo não é ser o maior em nenhum país específico. Sua postura combina um pouco comigo, conservador, preocupado em se manter forte financeiramente em qualquer situação. Apenas uma curiosidade, na China o HSBC possui autorização para imprimir papel moeda, dada a sua relação com o governo. Origem inglesa e postura extremamente conservadora, o que deixa tranquilo qualquer investidor.

Falando em investir, já disse mas não me custa repetir, bolsa de valores não é poupança. É para loucos, se você não está disposto a perder, não entre!

Eu sou contra planos de previdência, porque acredito que a vida é o agora e no futuro todo mundo deve pensar em abrir um negócio auto-sustentável. Por dois motivos, o primeiro é para manter-se financeiramente e o segundo é para ter o que fazer, algo para sentir-se útil. Só descançar uma hora vai cansar!

É interessante como o Reggae nos faz pensar de um jeito diferente, não sei, talvez seja o clima de feriado também.

E só para constar, o post de hoje teve uma grande colaboração da minha esposa Vanessa, também economista, meu amor, minha vida!

É interessante como o Amor também nos faz pensar de um jeito diferente...

Abraços e muito obrigado!

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Leve Desespero

Calma que no lado B vocês irão entender o nome do post. Mas o começo do assunto é sério.
Atendendo a pedidos, o tema de hoje é: Bolsa de Valores, o que você precisa para começar.

Bom, como muitos de nós devemos saber, a bolsa de valores é um grande mercado onde se vendem fatias de empresas. Vendem ações, as empresas que chegaram num tamanho significativo a ponto de que seus sócios já estão cheios da grana e não querem mais apostar sozinhos. Portanto a empresa abre o capital e começa a receber dinheiro de qualquer pessoa, em troca de uns papéis e uns jurinhos de vez em quando.

Mas vamos lá, o que você precisa para comprar ações?

Em primeiro lugar você irá precisar de uma corretora. Que é uma instituição cadastrada para efetuar as operações na bolsa. Estamos acostumados a utilizar home brokers, mas estes são apenas aplicativos que as corretoras possuem para nos dar autonomia. Porém, sem a corretora não há home broker.

Ok, depois da corretora, que serve tanto para bolsa como outros tipos de investimento, você precisa abrir uma conta na Bovespa. Normalmente através da corretora, você envia alguns documentos via fax ou e-mail, como se fosse uma conta corrente em um banco qualquer. Aliás, é uma conta corrente, porque para comprar você precisa ter saldo nesta conta.

Aberta a conta, você irá, via home broker, ter acesso a todos os códigos de todas as ações. Aí é só escolher a que você quer comprar, digitar a quantidade, o preço que você está disposto a pagar, e enviar a ordem. Após alguns minutos, se você tiver sorte, as ações estarão em sua carteira e o saldo terá sido debitado em sua conta.

Bolsa é investimento? Sim. Bolsa é poupança? Não!
Nunca confunda bolsa de valores com lugar para guardar dinheiro, ações são para pessoas loucas (como eu) que gostam do risco de poder ganhar muito em pouco tempo, mas estão prontas para perder tudo.

Aí entra a dica, nunca use mais do que 20 a 25% do seu portifólio de investimento em bolsa de valores. Nunca mesmo! Porque se você perder, não terá como se recuperar.

Não sou um grande fã de poupança, mas tenho, acho importante termos uma quantia líquida a nossa disposição. Mas meus preferidos são os Certificados de Depósito Bancário (CDB), que é um acordo que fazemos com o banco. Eu lhe dou meu dinheiro e você me garante que daqui a um ano eu terei 11,75% de lucro, normalmente se usa a SELIC como referência.

Mas voltando às ações, sendo bem sincero, com menos de 500 reais já é possível comprar algumas boas ações, só é necessário calcular bem as quantidades e a segurança das empresas. Não aposte, prefira as tradicionais. Vale, Petro, Itau, Ambev, Bradesco, são tiros certeiros. Esteja atento aos analistas, as ações da Klabin renderam 30% em um ano, exatamente como divulgado. Basta se interessar e estudar, não é porque o mercado é de risco que você vai entrar comprando qualquer coisa e qualquer quantidade.

Conheço gente que comprou muito de uma ação muito barata, e o que aconteceu? Derrubaram ainda mais o preço da ação e até hoje não recuperaram. Esteja atendo às médias do período. Os papéis não vão simplesmente valorizar 50% do dia para a noite.

Tudo afeta a bolsa, um espirro em tóquio é capaz de derrubar grandes barreiras aqui no Brasil, então seja inteligente. Acorde cedo e acompanhe as bolsa pelo mundo, quando a nossa estiver aberta você já terá ideia de como será o dia.

Tenha noção de que tudo tem um custo. Corretagem, custódia, taxas, tudo isso é gasto que temos e precisamos levar em conta a cada operação realizada.

Tenha cautela, estude e pense 20 vezes antes de mandar uma ordem. Se você comprar uma ação ruim, você VAI perder dinheiro.

Para ficar rico é necessário muita grana para começar e muito tempo para acompanhar. Então se você ainda não tem essas duas coisas, faça como eu, apenas compre algumas ações (boas) de vez em quando e vá construindo seu patrimônio. Com muito trabalho e dedicação um dia nós chegaremos lá. Onde? Não sei, mas eu só quero garantir uma receita boa para meu futuro, talvez um dia abrir uma franquia de alguma coisa, cada um deve ter seus planos.

E para finalizar, gostaria de comentar o que é necessário para qualquer investidor. E com o perdão da piada. Dica de música de hoje:

É quase um piadinha sem graça mas é verdade, sem Capital Inicial ninguém sai do lugar. você vai precisar investir muito em poupança, renda fixa, CDB e outras modalidades antes de se arriscar na bolsa. Mas, não é um absurdo e nem há barreiras. De novo, estude, se interesse, busque as informações corretas. Hoje só dei um brefing, quem quiser realmente entender pode me mandar e-mails que eu ajudo com tudo que sei. Que não é muito, mas é o suficiente para começar.

Ah sim, a dica de música e o porque do nome do post né?

Esse recado é bem simples. Quantas vezes não nos sentimos assim? Quantas vezes o somatório de porcarias do dia a dia nos leva a estourar? Normalmente com quem? Com que nos ama! Por que? Porque confiamos que vão nos entender. Apenas cuidado. Porque tudo tem limites...

Obrigado mais uma vez a todos que me acompanham, de vez em quando rola um erro de português, uma falha na formatação, mas um blog é isso... É o momento, é o informal, é poder errar que vocês mesmo me ajudam a corrigir.

Grande abraço a todos os amigos e também aos que nem conheço!

sábado, 11 de junho de 2011

Poupança e Investimento

Essa é para quem acha que guardar dinheiro é tarefa difícil...





Qualquer um de nós com um pouco (tá ok, para alguns um muito) de disciplina financeira pode se tornar um poupador e até mesmo um investidor. Segue um breve passo a passo de como isso é possível:

1 - Se controle e não gaste com besteiras.
É muito simples, trave seu orçamento. Ao chegar no limite do que você havia estimado para poupança, simplesmente pare de gastar como se a grana já tivesse acabado! É radical mas funciona.

2 - Tenha metas e saiba onde guardar.
Se você recebeu uma grana boa, 13º ou um PLR gordo, não coloque na poupança. Compre um CDB pós-fixado que lhe garanta 100% do CDI. Mas lembre-se, dinheiro não é farra, não é diversão, se você quer ver o resultado, deixe ele bem guardado por pelo menos 12 meses.

3 - Arrisque, você verá como é bom ganhar dinheiro.
Pelo menos uma vez por ano separe de 300 a 500 reais e brinque com um fundo de investimento atrelado ao mercado de ações. Não é nada raro ganhar 10% em um mês! Mas acompanhe diariamente, se perder mais de 3% em uma semana resgate na hora. Nem sempre se ganha. Lógico, esse valor é para quem está começando a vida. Você pode brincar com 3000 se estiver sobrando!

4 - Tenha noção de portifólio.
Nunca, mas nunca mesmo, coloque mais do 20% dos seus investimentos nas modalidades de alto risco. O ideal é algo em torno de 60% em CDB, 25% em renda fixa e poupança para uma liquidez imediata e coisa de 15% no mercado de ações (para descontrair).

5 - Construa patrimônio.
Pense seriamente numa casa própria, e apesar de não ser um bom investimento, um carro é sempre um bem durável que pode lhe trazer ótimos benefícios. Se você estiver num ritmo bom, pense na compra de um terreno ou apartamento para investir. Imóveis são sempre uma boa opção.

6 - Saiba onde pisa.
Algumas pessoas podem não acreditar, mas se você segue estes passos você nunca mais irá entrar em crises sérias ou nem mesmo vai correr o risco de se pegar sem dinheiro. Você simplesmente pára de gastar com idiotices e pode aproveitar melhor seu dinheiro. Inclusive na diversão.

Ninguém precisa deixar de curtir a vida, só que tudo tem sua hora e se você souber usar bem o que têm na mão ele pode se multiplicar.

Pare de trabalhar para conseguir dinheiro feito um louco. Deixe o dinheiro trabalhar um pouco por você!

Some kind of Monster...
De novo? E agora, o que METALLICA tem a ver com economia???

É como eu gosto sempre de dizer. Tudo têm a ver com Economia!

É a banda de metal mais bem sucedida da história! Mas vamos com as rápidas...

- Ao contratar Robert Trujillo para substituir o ex baixista Jason Newsted em 2003, a banda deu ao ex baixista que tocava com Ozzy a quantia de 1 milhão de dólares! Só para "provar" que ele estava mesmo entrando para a banda.
- Kirk Hammet pode até não parecer, mas gosta de investir alguns dólares em esportes. Praticante ocasional de surf e montain bike, também é chegado decoração digamos, não ortodoxa.
- James Hetfield. Com esse cara eu me identifico, torra muita grana em carros e motos! Já teve automóveis premiados em eventos de customização e pratica provas de arrancada.
- Lars Ulrich é colecionador de quadros! Sim, e também me parece o mais investidor de todos. Em certa ocasião ele vendeu um dos quadros de sua coleção por 12 milhões de dólares!

A banda já vendeu mais de 150 milhões de discos pelo mundo, 25 milhões destes são de um dos álbuns mais vendidos da história da música, Metallica, de 1991. Álbum feito em homenagem ao ex baixista Cliff Burton, morto em 1986 num acidente de ônibus.

Pouca gente lembra dessa, mas em 1982 o guitarrista do Metallica era Dave Mustaine, hoje lider da banda Megadeth, o cara foi expulso da banda por beber demais. Entrando Kirk em seu lugar, que por sua vez teve aula de guitarra com ninguém menos do que o mestre Satriani.

Tive a oportunidade, em 30 de janeiro de 2010, de ir ao show da turnê Word Magnetic Tour em São Paulo. E posso garantir, que além de ter sido o melhor show que eu fui na vida, O Metallica é a melhor banda de metal do mundo!

E caso não tenha ficado claro, essa foi a dica de música de hoje.

Gostaria de agradecer imensamente aos que têm me acompanhado, e que se danem àqueles que não entendem que a empolgação faz parte de uma vida bem vivida.

Não espere, assuma que você é feliz hoje, e faça valer a pena!

...And Nothing else Matters...

sábado, 4 de junho de 2011

Planejamento (Viagens e Carros).

Todos temos uma clara noção de que Viagens e Hobbies gastam dinheiro. Mas não é por isso que vamos deixar de nos dar este momento de prazer e descontração. Então vou dar algumas dicas que acredito serem úteis para aproveitar essas coisas sem comprometer suas finanças.




Vamos começar falando em viagens e eu vou usar de exemplo uma visita recente que fiz com a minha esposa à Buenos Aires, capital da Argentina. E aqui o legal é que como eu conheço muitas pessoas que foram para lá nos últimos dois anos, então vai ter gente para concordar e desmentir tudo que eu falar.

É básico, se interesse por onde você vai.
- Pesquise mais de uma agência que tenha pacotes para o seu destino, pois você pode conseguir boas diferenças de preços ou serviços adicionais.
- Estude no google maps, fazendo isso eu e minha esposa conhecemos praticamente a cidade toda a pé, de metrô e poucas vezes usamos táxi. Nossa próxima ida deve incluir até pegar ônibus lá (pois é gostamos de aventuras, quem já foi sabe do que eu estou falando).
- Pegue dicas de lugares em blogs, além dos tradicionais, Hard Rock Café, Recoleta e La Boca. Uma dica que eu deixo é o restaurante Siga La Vaca. Churrascaria incluindo um litro de cerveja e uma sobremesa monstruosa pelo equivalente à 30 reais.
- Onde? Em Puerto Madero, a área mais nobre da cidade, onde está localizado o Iate Clube, ótimas opções gastronômicas e muito bonito e romântico para passear.
- Prefira usar o cartão de débito ao crédito ou mesmo sacar dinheiro. No crédito você pagará taxas de utilização internacional, sacando você pagará taxa, enquanto no débito ele cai direto na sua conta, em reais.
- Se tiver como, leve um notebook, vai ser útil para você fazer pesquisas e entrar em contato com família e amigos. Sem falar que a quantidade de fotos precisa ser descarregada todo dia!
- Algumas lojas possuem um sistema que você, de posse da nota, poderá reaver o valor dos impostos pagos nas compras. Basta declarar no aeroporto que eles lhe dão crédito no seu cartão.
- Treine a lingua, você conseguirá se comunicar, conhecer uma nova cultura é um valor que você trará junto e não é mensurável.

Algumas coisas pontuais, mas há dicas que são genéricas e a principal de todas é, pesquise! Você sabe onde vai, o que quer de lá e como vai se virar. Com planejamento gasta-se muito menos!

Agora os Hobbies:



Sou louco por carros, tá aí meu antigo fusquinha para provar. Para vocês terem uma ideia, há uma miniatura dele junto aos noivinhos do bolo do meu casamento.

E aqui o papo é muito simples, não há necessidade de gastar quantias absurdas para ter um carro. Sendo bem aberto, comprei esse fusca por cerca de 3.800 reais. Lógico que todo carro tem manutenção, gasolina, óleo e cuidados mecânicos você terá com um Fusca ou com uma Mercedes, normal. E isso eu chamo de custos irreversíveis. Mas há o que podemos mensurar. Por exemplo, para o laranjão acima, eu troquei um pára-choque, retrovisores, faróis, uma roda, coloquei as calotas originais, revisei o motor e comprei um dado de pelúcia. Quanto eu gastei? Chutando alto uns 300 reais (sim gente, é um Fusca!) Fazendo isso, somando ao orgulho e prazer de dirigir uma beleza dessas, curtir muito, passear, ir em encontros, fazer amigos.

Ainda assim eu o vendi, no momento certo e no canal certo, por cerca de 5.500 reais. Lucro, sim, lucro comprando e vendendo um carro! Isso não é muito normal hoje!

Certas coisas, como viagens e carros antigos, são visto por muitos como dinheiro gasto sem retorno. Mas uma coisa eu garanto, o retorno em satisfação pessoal é tão grande que compensa tudo. E mesmo assim, se você souber "trabalhar" com o que têm na mão, conseguirá gastar pouco ou até lucrar!

Planejamento, a chave para fazer as coisas da forma mais eficaz...

Se adiante, fique de olho nas oportunidades. Uma promoção de passagem aérea pode ser o pontapé inicial para uma viagem de férias. Muitas vezes alguém "precisando" vender um carro é a chance de realizar o sonho de ter aquele modelo clássico.

Muito obrigado, e agora o blog está aberto a comentários sem a necessidade de ter uma conta google.
Comentem pessoal, quero ouvir críticas e sugestões. Sem falar que o meu e-mail é canal para quem quer falar mas não para todos.

Abraços!!!