domingo, 24 de abril de 2011

Estilo de Vida e Finanças Pessoais

Existem pessoas que conduzem suas vidas como se fosse uma disputa de Arrancada. Para elas o que importa é fazer tudo sozinho, aparecer, chegar na frente, ser o mais rápido, o agora, o momento. E confesso, às vezes já me senti assim também. Certas pessoas só se importam em "ganhar", sem muitas vezes aproveitar cada lance justamente por passarem rápido demais.

Há uma outra forma de ser campeão, outra filosofia. Prefiro tocar a vida como um campeonato de Fórmula 1. Mas o que tem de tão diferente? O que faz um campeão de Fórmula 1 não é só o individual, não é só o mais rápido ou o que saiu na frente. Há todo um jogo de equipe, uma estratégia, um modo de pensar e analisar qual o seu melhor momento. Não é necessário ganhar todas as corridas, não é necessário chamar mais atenção que os outros.

Mas a glória do campeão é para sempre. A emoção é partilhada, os momentos se espalham por toda uma vida. Nada de errado com os momentos da Arrancada, como eu disse, já passei por fases assim, em que os 400 metros me importavam mais que tudo. Mas agora sei dar valor a equipe que preza por mim.

Finanças Pessoais.




O passo básico é saber o quanto você ganha. E seja sincero com você mesmo.

A primeira coisa é saber qual o seu salário bruto. Pegue esse valor e coloque no topo de uma planilha.
Em seguida diminua os descontos (inss, previdência, plano de saúde, vt) para chegar a um valor próximo de salário liquido. Se você ganha comissão, bônus, vales, essa é a hora de adicioná-los. E então o que temos é um valor de referência inicial. Em suma, salário bruto - descontos + auxílios e variáveis.

Feito isso vamos ao segundo passo. Mapeie os valores conforme os dias do mês, e agora vêm a deprimente constatação de que o único momento em que você soma é no dia 1º. O restante é só sinal de menos. É uma continha estúpida. Divida seus gastos mensais em grandes contas. Exemplo, dívidas: cartão de crédito, financiamentos e empréstimos. Contas: água, luz, telefone, estacionamento, faculdade. Gastos, nessa conta eu tenho uma particularidade que me ajuda muito, divido meu dinheiro por semanas. Semana 1, saldo de 150 reais para gasolina, jantar, cafés da manhã e saída de fim de semana. Não é necessário ir tão no detalhe, é só saber o quanto você está gastando. Fixe uma meta semanal e tente não superá-la.

O mais importante é saber o quanto você têm a cada momento do mês. Sem sustos, sem surpresas desagradáveis. Todo débito é planilhado e contabilizado. Tenha também a meta de fazer sobrar para investir. Se ao final do mês você descobrir que seu saldo está positivo, não torre com besteiras, escolha uma modalidade adequada ao saldo e invista. Faça o dinheiro trabalhar um pouco por você!

Cultive o hábito de poupar. Primeiro porque é importante para eventuais emergências, segundo porque você pode economizar para comprar algo que precisa e terceiro porque é viciante! Quanto mais você vê um saldo de poupança crescendo, mais você quer poupar. Nem que seja para se orgulhar de estar "tranquilo" diante de eventuais imprevistos. E acredite, eles vêm, sempre vêm.

Rápidas:

O termo BRIC está em desuso, uma vez que as quatro nações que o representam já figuram um status diferente (mais elevado) e se aproximam de outros "em desenvolvimento", deixando de serem um caso à parte.

O Brasil já é a 7ª maior Economia do mundo.

Segue um link bem divertido sobre o bilionário brasileiro, Eike Batista .

Quem tiver interesse, no próximo post eu falarei sobre a crise da economia em 2009.
Por que? Porque vi um comercial na semana passada que me preocupou bastante, refinanciamento imobiliário. Foi assim que tudo começõu por lá. Será que é esse o caminho? Aguarde...

Sobre música. O som que me embala hoje é o clássico Jethro Tull - Aqualung. Mas guarde um espaço para The Police, achei uns álbuns muito bons deles. E até mesmo coisas bem mais novas como Blur e Coldplay.

Sobre carros, estou um pouco surpreso com as vendas chinesas aqui em Curitiba. Não sei se por nosso povo ter um perfil de gostar de aparecer. É novidade? Eu tenho que ter um. Mas alguns já apresentam forte desvalorização, um Effa M100 com dois anos de uso já pode ser encontrado por 16 mil reais. Se você gosta de jogar dinheiro fora, é um bom negócio. Chery QQ? Não aposto muitas fichas nele não, posso estar errado, mas pelo que andei comparando, o Uno é muito mais carro.

Enfim... obrigado à todos que investiram alguns minutos para a leitura, grande abraço e até a próxima!

Um comentário:

  1. Fala Claudinei!
    Gostei muito desse post! Vai me ajudar bastante! Obrigado!
    A propósito, Cherry QQ ou Face, ou Face QQ ou é só a foto que está errada mesmo??? Hauhauha

    No aguardo de um novo post!

    Abraços!!!

    Willian Reis

    ResponderExcluir