domingo, 24 de abril de 2011

Estilo de Vida e Finanças Pessoais

Existem pessoas que conduzem suas vidas como se fosse uma disputa de Arrancada. Para elas o que importa é fazer tudo sozinho, aparecer, chegar na frente, ser o mais rápido, o agora, o momento. E confesso, às vezes já me senti assim também. Certas pessoas só se importam em "ganhar", sem muitas vezes aproveitar cada lance justamente por passarem rápido demais.

Há uma outra forma de ser campeão, outra filosofia. Prefiro tocar a vida como um campeonato de Fórmula 1. Mas o que tem de tão diferente? O que faz um campeão de Fórmula 1 não é só o individual, não é só o mais rápido ou o que saiu na frente. Há todo um jogo de equipe, uma estratégia, um modo de pensar e analisar qual o seu melhor momento. Não é necessário ganhar todas as corridas, não é necessário chamar mais atenção que os outros.

Mas a glória do campeão é para sempre. A emoção é partilhada, os momentos se espalham por toda uma vida. Nada de errado com os momentos da Arrancada, como eu disse, já passei por fases assim, em que os 400 metros me importavam mais que tudo. Mas agora sei dar valor a equipe que preza por mim.

Finanças Pessoais.




O passo básico é saber o quanto você ganha. E seja sincero com você mesmo.

A primeira coisa é saber qual o seu salário bruto. Pegue esse valor e coloque no topo de uma planilha.
Em seguida diminua os descontos (inss, previdência, plano de saúde, vt) para chegar a um valor próximo de salário liquido. Se você ganha comissão, bônus, vales, essa é a hora de adicioná-los. E então o que temos é um valor de referência inicial. Em suma, salário bruto - descontos + auxílios e variáveis.

Feito isso vamos ao segundo passo. Mapeie os valores conforme os dias do mês, e agora vêm a deprimente constatação de que o único momento em que você soma é no dia 1º. O restante é só sinal de menos. É uma continha estúpida. Divida seus gastos mensais em grandes contas. Exemplo, dívidas: cartão de crédito, financiamentos e empréstimos. Contas: água, luz, telefone, estacionamento, faculdade. Gastos, nessa conta eu tenho uma particularidade que me ajuda muito, divido meu dinheiro por semanas. Semana 1, saldo de 150 reais para gasolina, jantar, cafés da manhã e saída de fim de semana. Não é necessário ir tão no detalhe, é só saber o quanto você está gastando. Fixe uma meta semanal e tente não superá-la.

O mais importante é saber o quanto você têm a cada momento do mês. Sem sustos, sem surpresas desagradáveis. Todo débito é planilhado e contabilizado. Tenha também a meta de fazer sobrar para investir. Se ao final do mês você descobrir que seu saldo está positivo, não torre com besteiras, escolha uma modalidade adequada ao saldo e invista. Faça o dinheiro trabalhar um pouco por você!

Cultive o hábito de poupar. Primeiro porque é importante para eventuais emergências, segundo porque você pode economizar para comprar algo que precisa e terceiro porque é viciante! Quanto mais você vê um saldo de poupança crescendo, mais você quer poupar. Nem que seja para se orgulhar de estar "tranquilo" diante de eventuais imprevistos. E acredite, eles vêm, sempre vêm.

Rápidas:

O termo BRIC está em desuso, uma vez que as quatro nações que o representam já figuram um status diferente (mais elevado) e se aproximam de outros "em desenvolvimento", deixando de serem um caso à parte.

O Brasil já é a 7ª maior Economia do mundo.

Segue um link bem divertido sobre o bilionário brasileiro, Eike Batista .

Quem tiver interesse, no próximo post eu falarei sobre a crise da economia em 2009.
Por que? Porque vi um comercial na semana passada que me preocupou bastante, refinanciamento imobiliário. Foi assim que tudo começõu por lá. Será que é esse o caminho? Aguarde...

Sobre música. O som que me embala hoje é o clássico Jethro Tull - Aqualung. Mas guarde um espaço para The Police, achei uns álbuns muito bons deles. E até mesmo coisas bem mais novas como Blur e Coldplay.

Sobre carros, estou um pouco surpreso com as vendas chinesas aqui em Curitiba. Não sei se por nosso povo ter um perfil de gostar de aparecer. É novidade? Eu tenho que ter um. Mas alguns já apresentam forte desvalorização, um Effa M100 com dois anos de uso já pode ser encontrado por 16 mil reais. Se você gosta de jogar dinheiro fora, é um bom negócio. Chery QQ? Não aposto muitas fichas nele não, posso estar errado, mas pelo que andei comparando, o Uno é muito mais carro.

Enfim... obrigado à todos que investiram alguns minutos para a leitura, grande abraço e até a próxima!

domingo, 10 de abril de 2011

Sinceridade e Otimismo

Gostaria de começar falando algo para refletir...

Nada acontece por acaso, as coisas vêm e vão no tempo em que devem, e quando algumas não acontecem é porque não deveriam. Nem todos vão concordar, mas eu penso assim. De nada adianta se revoltar se a sua hora não é essa. E amanhã você vai descobrir que não precisava mesmo chegar onde não chegou.

Vamos lá, afinal o blog é de Economia.

Você percebeu o preço que está o álcool?

Pois é, em Curitiba, uma das capitais mais baratas já estamos pagando 2,49 no litro. E preparem-se pois o futuro não é nada feliz. E para essa situação eu tenho duas explicações, uma delas é a divulgada e a outra é a minha teoria.

A divulgada é que os usineiros estão focados na produção de açucar para a Europa, pois lá há uma crise na produção de beterrada (que é de onde se extrai o açucar deles). Logo, como a produção está voltada para fora, os poucos que estão apostando no etanol estão cobrando este absurdo.
A minha versão é a seguinte: Com o aumento da tecnologia, os carros flex estão fazendo 8 a 10 no alcool, coisa que os carros faziam na gasolina à uns 15 ou 20 anos atrás... sendo assim, a máfia que controla os preços dos combustíveis não quer perder com o fato que consome-se bem menos, portanto deram um jeito de ganhar muito vendendo pouco.

Sei lá, só sei que está caro demais. Tanto que na vida total flex já não vale mais abastecer com cana.

E fazendo a conexão com a crise internacional e os conflitos na Líbia, fála-se que a gasolina deve subir e não é pouco, não ficarei admirado se no médio prazo chegarmos a pagar 5 reais por litro.

Agora queria falar um pouco sobre gestão financeira:




Na verdade, no próximo post eu darei o que acredito ser uma receita eficaz para um equilíbrio das finanças pessoais, mas o que é óbvio, à custa de muito trabalho e disciplina. Tudo baseia-se num controle firme e muito bem monitorado das entradas e saídas de caixa. Você precisa administrar sua vida como uma empresa e desta você é o presidente.

De Economia só mais uma.

Você sabia que o Brasil é o 5º país mais otimista com a sua realidade econômica? Sim, 79% dos entrevistados em uma pesquisa desenvolvida por uma empresa de consultoria internacional dizem estar confiantes com a equipe que gere essa área e acredita que resultados bons serão alcançados.

Não sei se por sermos um foco, sim, o BRIC está bombando, mas de fato estamos bem posicionados segundo nossas políticas e estabilidade. E para quem não sabe, BRIC é a sigla que designa as 4 nações emergentes que mandam no mundo hoje: Brasil, Russia, India e China.

Aliás, o único país desenvolvido a figurar na lista dos otimistas foi a Suiça, sem comentários, os caras vivem uma realidade fora de qualquer contexto.

Para finalizar que tal um pouco de música:



Sexta feira dia 08 de abril de 2011, 21:30, Curitiba.

Eu e minha esposa tivemos uma experiência além da imaginação em termos de música. Slash, a lenda! Algumas vezes escolhido o melhor guitarrista do mundo, considerado por muitos a alma musical do Guns n' Roses, uma das bandas mais incluentes do fim dos anos 80. Sim, Slash, ao vivo, em um show muito mais impactante do que teria sido somente o Guns a alguns anos atrás...

Não aguento, pensei, não tem nada a ver com Economia, mas mesmo assim, vou descrever o show. E atenção, cada nome de música é uma dica do que ouvir quando quiser qualidade...

O show começa com Ghost, primeira música do álbum Slash & Friends, lançado em 2010. Um trabalho do guitarrista com diversos músicos, que forma uma coleção de sons incrivelmente limpos, rápidos, enérgicos e que te transportam para um estágio de total relaxamento musical.

Lá pela 4ª música nós começamos a nos sentir em 1989/90, a clássica Nightrain vêm a tona fazendo os fãs de Guns de carteirinha pularem e se ligarem quem é o cara segurando a Gibson à esquerda do palco!

Sim, não me canso de repetir, era de fato Slash e eu não podia estar mais louco... Por incrível que pareça, um dos momentos mais reflexivos, na minha opinião, foi quando Myles Kennedy conduziu magicamente a baladíssima Starlight, essa música se compara muito ao que sinto com Yelow Ledbetter do Pearl Jam, uma sensação de renovação do tipo "tá uma bosta mas vai melhorar pra caralho".

Como tudo que é muito bom tem um momento mais ou menos, este fica a cargo de Patience, que de fato Myles não tem voz para cantar, mas tudo bem, passa batido no meio de tantas boas músicas.

Até porque depois de um solo monstruoso, daqueles que você realmente se sente uns 30 ou 40 anos no passado, como se ainda fosse o tempo de Deep Purple e Led Zeppelin, viria o momento em que bate a real em todo mundo, a música que faz você parar de respirar por uns segundos.

Sweet Child O Mine, ao vivo, nas mãos do único que consegue tocá-la direito, aliás, direito muitos sabem, meu primo sempre tocou ela bem, mas com Slash é perfeito!

Depois disso parece que acabou né? Que nada, Slither do Velvet Revolver consegue restabelecer a raiva boa ao palco, fazendo todo mundo pirar mais uma vez.

O Show termina com Mr. Brownstone e Paradise City e eu confesso, se fossem mais duas horas eu não me cansaria...

E eu gostaria de terminar refletindo mais uma vez,

Pode até estar uma merda, mas se não acreditarmos que pode melhorar pra caralho, quem fará isso por nós?

Acredite em você e no poder que você tem sozinho de mudar o mundo, o seu mundo. Foda-se àqueles que querem te derrubar, quem não te entende. Quem não se importa não te importa!

Abraços!!!

sábado, 2 de abril de 2011

Novo endereço, mesmo foco.

Olá pessoal, como devem ter percebido, em resposta aos feedbacks recebidos, resolvi finalmente mudar de servidor. Na verdade não sei o por que não fiz isso no início mas tudo bem.

Vamos lá, no último post do Blog anterior eu falei algo sobre diferença desejos e necessidades, e é nessa linha que vamos em frente, falando de Maslow:



Sim, muitos de vocês já devem ter visto a pirâmide acima, mas estamos claros com o que tudo isso significa?

Trazendo a Economia para nossas vidas, gostaria de fazer um breve comparativo de cada degrau com o dinheiro, e o que eu particularmente acho que deveria ser.


Segundo Maslow, o sujeito precisa alcançar vários objetivos na vida, só que eles estão intimamente ligados. Não podemos passar para o seguinte sem concluirmos o anterior, então, o que é mais importante, alimento ou uma casa própria? Estar namorando ou ter um emprego? E por ai vai.


Pensando assim, o dinheiro está ligado a tudo isso, do ponto de vista econômico, vamos aos degraus:


1 - Sobrevivência, não há como pensar em gastar, comprar ou guardar se não há nem para comprar comida. Estamos de certa forma ligados às classes sociais como dito anteriormente.


2 - Consumo mínimo, se temos o que comer vamos em busca de algo mais, roupas mais legais, um pouco de conforto para nossa casa, pequenos excessos. Essa é a hora de começar a pensar no quanto eu posso "segurar" e pensar no futuro.


3 - Investir para aproveitar, se começamos a pensar em poupança quando ainda estávamos começando a lidar com nosso próprio dinheiro, agora é a hora de fazer planos, guardando um pouco cada mês posso passar as férias com a minha esposa fora do país? Posso levá-la a bons restaurantes, comprar-lhe um presente marcante? Sim, é possível, desde que com planejamento.


4 - Projetos financeiros, carro, casa e outros grandes bens materiais estão aqui. Nessa etapa da vida você consegue programar-se à comprar o tão sonhado automóvel, casa própria, e realizar de verdade grandes projetos. Sem endividar-se ou torrar grandes quantias sem sentido.


5 - Investimentos por prazer, daqui por diante é só relaxar. Como você já tem total disciplina financeira, basta aproveitar e colher o que você plantou, pintou dificuldades, você estará preparado. Lhe ofereceram aquele Opala 72 que sempre foi o seu sonho? Compre! Hoje você está em equilibrio.


Ok, mas tem algo errado em tudo isso não? Lógico! O MUNDO faz isso tudo ao contrário! Quando deviam pensar em ir e vir, já querem fazer isso de carro zero. Quando deviam pensar em poupar para realizar, estão parcelando o cruzeiro cvc em 24 meses. Quando deviam estar dormindo bem e tranquilos, estão perdendo o sono por causa das dívidas.


O mundo não acabará amanhã, e mesmo assim, se você deixar de fazer algumas coisas, não significa que você nunca as fará.


Paciência é o grande trunfo de quem sabe o que quer.


A música muito ajuda para equilibrar. Seja a depressiva, a progressiva, a que fala o que você não entende ou a que diz tudo na medida certa. Faça suas escolhas, eu escolhi Metallica.


Mas tudo muda, acredite, o mundo muda muito rápido. O mercado, corporações, corações, pessoas. Cuidado em quem confiar.

Para quem quiser linkar, ainda estamos com nosso histórico no ar: Rápidas 1 (agora parece lento).