quarta-feira, 18 de abril de 2018

Guia do Usado - Kia Cerato

A categoria de sedans médios foi a mais disputada no Brasil, na primeira década dos anos 2000. Tirando os compactos (tradicionais mais vendidos em virtude do preço), a categoria foi a grande febre por muitos anos, sendo substituída recentemente pelos SUVs. Embora alguns automóveis ainda permaneçam firmes, como o Corolla, por exemplo. Nessa linha, toda marca precisava de um sedan médio entre 2000 e 2010 (e adiante), e o eleito de hoje é o representante coreano, Cerato.


O Cerato existe desde 2003, mas no Brasil ele só chegou em 2006, antes disso era vendido nos EUA e na própria Coreia. Durou apenas três anos em sua primeira geração por aqui, e não pode ser considerado um modelo expressivo no mercado. Tanto que poucas pessoas conhecem essa versão, de desenho discreto, linhas arredondadas e um quê de carro japonês dos anos 1990. Apesar disso, é possível ver alguns por aí, e trata-se de um modelo cujo diferencial principal é conforto.

Já em 2008 (no Brasil em 2009) chegou a segunda geração, essa sim que impulsionaria as vendas no mercado nacional. Com linhas mais retas e agressivas, o Cerato passa a ser visto nas ruas, um sedan com muito mais estilo, adequado às expectativas do brasileiro, que valoriza majoritariamente o design sobre a real qualidade do que compra. Não que todo carro bonito seja de má qualidade, mas a Peugeot é um exemplo de carro que (infelizmente) demanda mais manutenção que o habitual, mas são carros chamativos.


Mesmo não sendo um concorrente em pé de igualdade com Civic e Corolla, não havia quem chegasse perto desses dois, o novo Cerato cumpriu bem o seu papel e foi um dos carros chefe da marca no período de sua segunda geração. Devo destacar ainda o modelo esportivo derivado dele, o Cerato Koup é um cupê duas portas, com pequenas alterações na dianteira, que trás uma autêntica dose de exclusividade aos seus compradores. Belo exemplar que merece atenção!

Passam os anos e os automóveis precisam evoluir, se na minha opinião o Azera de 2008 possui o desenho ideal, o mercado do status discorda disso. A Kia logo soube perceber que o Cerato perdia forças e o atualizou em 2013/2014. Inspirado claramente nas novas plataformas da Hyundai (marca com quem divide os projetos) o novo modelo perde a exclusividade, mas torna-se um sedan padrão nova década. Suas vendas não são tão expressivas como a geração anterior, mas isso deve-se também à mudança de categoria nessa faixa de preço.


Tudo começou com a Ecosport ainda em 2004, e o brasileiro começou a sentir interesse nos "SUVs", mesmo que muitos deles não façam jus à esse nome. Vieram a Tucson e a nova Sportage em 2005/2006 e o boom tomou conta após 2013 com a chegada da Duster. Hoje em dia HR-V e Renegade dominam esse nicho. A própria Kia já vendia a velha Sportage desde 1996/97, no entanto aquela geração ainda era da fase nebulosa das coreanas no Brasil. São de lá histórias como Accent da Hyundai e outras marcas como a Daewoo.

Hoje mesmo estive buscando na internet, achei um Cerato 2006 por R$ 15 mil reais. É uma opção interessante nessa faixa de preço? Talvez, se o carro estiver em ótimo estado, é um automóvel grande e confortável, bom de ano, por um preço bem atrativo. Na segunda geração em torno de R$ 30 mil, aí falamos de um sedan médio de verdade. Finalizando, a terceira geração, pensando já em carros 2016/17, prepare-se para arcar com mais de R$ 60 mil. Na minha opinião o novo já não vale a pena.


Começando pelo modelo pouco conhecido de 2006, passando ao Koup de 2010 e por fim o novo na versão 2015. Por hoje é isso. Abraços!

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